Campeão do Mundo regressa com uma vitória na abertura do Tour de Wallonie!

O francês, Campeão do Mundo, Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl Team) venceu a primeira etapa do Tour de Wallonie, uma ligação de 174.4km entre Temploux e o Mur de Huy, batendo ao sprint o espanhol Alex Aranburu (Movistar Team) e o australiano Robert Stannard (Alpecin – Deceuninck).

A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Fabien Lienhard (Groupama – FDJ), Johan Jacobs (Movistar Team), Casper Pedersen (Team DSM), Maxime Chevalier (B&B Hotels – KTM) e Lennert Teugels (Tarteletto – Isorex) a formarem a fuga do dia. A 137km do fim, os cinco da frente tinham 2:50 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Quick-Step.

A luta pela montanha foi animada durante a etapa, com Teugels e Chevalier e protagonizarem um excelente duelo, que foi ganho pelo belga, após vencer as segundas categorias do Côte d’Evrehailles, de Tienne de Vincon e do Côte de Groynne. A vantagem dos escapados chegou a ser superior a 3:00, mas nunca passou muito disso, com as equipas com mais intenções à geral no comando do pelotão.

A primeira passagem no Mur d’Huy fez aumentar o ritmo no pelotão, com a Ineos Grenadiers ao comando, enquanto na frente Teugels voltou a ser o primeiro, agora numa contagem de primeira categoria, enquanto Chevalier pagou caro pelas batalhas anteriores e descolou da dianteira. O francês foi alcançado a 25km da chegada, e Lienhard a 20km, com a diferença para os escapados a ser já muito próxima dos 30s. Com a liderança virtual da montanha garantida, Teugels foi também alcançado a 15km da meta, com Jacobs e Pedersen a serem-no também 4km depois.

A Lotto Soudal e a Bora – Hansgrohe assumiram a dianteira do pelotão para os kms finais, e o Mur d’Huy acabou por fazer a sua seleção natural perante tamanha dureza! Julian Alaphilippe, já vencedor neste final, foi o grande vencedor, isolando-se de Aranburu e de Stannard nos metros finais para conquistar mais uma vitória num dos seus finais de eleição, naquele que é o seu regresso à competição! O Campeão Mundial teve tempo para festejar, com Aranburu a bater Stannard ao sprint pela segunda posição logo atrás de si.

O português Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 97º a 4:44. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 98º a 4:50, após ter sofrido com problemas mecânicos no km final.

Alaphilippe é assim o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Stannard é a primeira líder da juventude e Teugels é o primeiro líder da classificação da montanha.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock