Uma última oportunidade de conquistar o Giro Donne!
O Giro Donne tem hoje a sua última etapa de alta montanha no penúltimo dia de corrida, com aquela que se apresenta como a etapa rainha da corrida! Annemiek van Vleuten (Movistar) deu ontem mais uma grande mostra de força e de superioridade, vencendo de forma dominadora, que nem uma queda em descida conseguiu evitar. Mavi Garcia (UAE Team ADQ) teve um dia menos bom e perdeu posição para Marta Cavalli (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope), mas hoje tudo pode acontecer.
A nona etapa do Giro Donne irá ligar San Michele all’Adige a San Lorenzo Dorsino, num total de 112.8km, com três contagens de montanha e final numa rampa não categorizada. A primeira subida começará logo ao km 11, e espera-se que seja muito atacada até se encontrar a fuga do dia. Até ao alto de Fai della Pagonella serão 11.6km a 6.8% de pendente média, numa segunda categoria que podia muito bem ser uma primeira. A descida será feita em diferentes fases, com vários planaltos a surgirem pelo caminho até se chegar a Ponte Arche, ao km 52.
Atingindo o vale, rapidamente começará nova subida, desta feita ao Passo Duron, com 10.2km a 5.9% de pendente média, onde as pernas das ciclistas se voltarão a desgastar. Passada a descida, haverá uma planície em ligeiro falso plano ascendente, até se entrar na subida mais difícil desta volta, o Passo Daone, com 6.3km a 10.4% de pendente média, onde aí sim, os ataques deverão acontecer naturalmente! O segundo km de subida é o mais difícil, com rampas a 16% onde Vleuten poderá atacar uma vez mais e colocar as adversárias em xeque.
Cruzado o topo e feita a descida, o final da etapa é feito num terreno sinuoso, com muito sobe e desce, e duas rampas em que poderão ser feitas as diferenças se um grupo maior lá chegar junto na frente. A primeira surge a 8.1km do fim, com 1.4km a 5.7%, e a última coincidirá com a meta, com 2.4km a 6.4% a ditarem a vencedora desta etapa rainha.

Favoritas
Annemiek Van Vleuten parte como principal favorita para o dia de hoje, após ter já ter vencido ontem e colocado toda a concorrência em xeque. Marta Cavalli foi quem lhe deu melhor resposta, numa exibição que a muitos relembrou a forma como João Almeida correu no último Giro d’Italia, mas a descida acabou por ser crucial e a italiana perdeu aí muito tempo para a Maglia Rosa. Ainda assim, o dia permitiu-lhe subir à segunda posição da geral, e quem sabe se a FDJ não tenta hoje uma gracinha.
Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo) mostrou ontem estar em excelente forma, e mesmo com a equipa a correr para etapas, foi de trás para a frente que a super campeã italiana mostrou ter a sua força. Hoje, com um final mais ao seu estilo, Borghini poderá aproveitar e estar na discussão pelo desejado triunfo. Mavi Garcia teve ontem um dia mau, mas hoje quererá limpar a imagem mais negativa e mostrar que merece terminar no pódio final da corrida!
A jovem Niamh Fisher-Black tem sido a principal revelação deste Giro, mostrando ter potencial para evoluir e dentro de alguns anos estar entre as líderes da Team SD Worx! Não é uma surpresa vê-la subir bem, mas a prestação que está a ter coloca-a numa excelente posição na equipa neerlandesa! Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope) tem vindo a subir a sua forma de dia para dia, mesmo num papel de apoio a Marta Cavalli, e quem sabe se hoje não atacará em busca de vencer a etapa e fechar no top5 da geral final.
Kristen Faulkner (BikeExchenge – Jayco) e Juliette Labous (Team DSM) são duas das mais destemidas à procura do top10 final, e hoje poderão voltar a atacar em busca da vitória e de fecharem entre as 10 melhores. A BikeExchange perdeu Amanda Spratt por Covid, e agora Faulkner tem o objetivo de recuperar a posição entre as 10 melhores para cumprir o objetivo da equipa australiana. Neve Bradbury (Canyon // SRAM Racing) e Silvia Persico (Valcar – Travel & Service) são duas jovens com muita astúcia e vão deixar tudo na estrada para fecharem nas 10 melhores do dia e no top10 da geral final.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Annemiek Van Vleuten
⭐⭐⭐⭐ Marta Cavalli e Elisa Longo Borghini
⭐⭐⭐ Mavi Garcia, Niamh Fisher-Black e Cecilie Uttup Ludwig
⭐⭐ Kristen Faulkner, Juliette Labous, Neve Bradbury e Silvia Persico
⭐ Erica Magnaldi, Elise Chabbey, Krista Doebel-Hickok, Gaia Realini e Evita Muzic
Presença Portuguesa
Nenhuma ciclista portuguesa está presente na corrida.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/live.php) a partir das 12h.