Quem vai estar na fuga, quem é?
Disputa-se hoje a etapa 8 do Tour de France, numa jornada de 186.3 km, entre Dole e a cidade suíça de Lausanne. O perfil será de média montanha, com um total de quatro contagens de montanha, duas de 4ª categoria e duas de 3ª, incluindo a subida final, coincidente com a meta, uma ascensão com 5 km a 4.5% de pendente média.
Os Favoritos
Se no dia de ontem havia uma possibilidade de 50-50 para a fuga triunfar, que acabou por ser desequilibrada pela fome de Pogacar e pelo trabalho da UAE Team Emirates, hoje a balança parece tender mais para o lado da fuga. Com a etapa de montanha de amanhã, o conjunto dos Emirados Árabes Unidos não deverá querer desgastar-se em demasia, e torna-se difícil de adivinhar que outra equipa estará disposta a perseguir, apenas para ver o camisola amarela vencer novamente. A chave parece ser a BikeExchange, que poderá efetivamente perseguir e preparar a chegada para Michael Matthews, embora a estratégia dos australianos possa até passar por colocar “Bling” na fuga. Mesmo no cenário de ser a BikeExchange a perseguir, uma fuga bem constituída poderá ser suficientemente forte para fazer frente aos australianos, portanto, se a Emirates não quiser perseguir, a fuga terá claramente uma grande oportunidade. Poderia pensar-se que eventualmente a Jumbo-Visma pudesse perseguir para Van Aert, mas com uma jornada de montanha importante amanhã, as abelhas assassinas deverão manter alguma contenção.
Assim, vamos dar favoritismo à fuga no dia de hoje, e no topo da lista vamos colocar o Cowboy de Pegões, Ruben Guerreiro! Após a queda aparatosa na etapa 2 que o deixou bem marcado, o português parece ter recuperado rapidamente e a melhor forma aparenta estar cada vez mais perto. No dia de ontem, o ciclista da EF Education-EasyPost terminou num excelente 30º posto, o que mostra inequivocamente que o estado físico é bom. Com a ambição que se lhe reconhece, é de acreditar que Guerreiro esteja de olho nesta etapa, que lhe assenta que nem uma luva. Se conseguir estar em boa posição perto do final, será difícil ser batido dentro de um grupo reduzido. Note-se que o Iceman será alguém a ter em conta também numa chegada em pelotão.
Outro dos grandes favoritos será, claro, Michael Matthews, ele que será muito perigoso, tanto numa fuga como numa discussão em pelotão. O mesmo pode ser dito de Dylan Teuns, outro corredor que certamente tentará brilhar nesta tirada.
O leque de candidatos a poder triunfar numa fuga é bastante extenso, mas entre os principais candidatos refiram-se Matej Mohoric, Alberto Bettiol, Pierre Latour, Stefan Küng, Maximilian Schachmann, Valentin Madouas, Quinn Simmons, ou ainda o “Mr. Breakaway” Magnus Cort ou o “Godzilla”, Mathieu van der Poel, que parece algo perdido em termos de forma e que poderá tentar neste dia um tudo ou nada para perceber se vale a pena continuar em prova.
Se o pelotão voltar a discutir a etapa, é possível de acreditar que Wout van Aert ou Michael Matthews consigam bater Tadej Pogacar, mas haverá ainda Tom Pidcock, Primoz Roglic, David Gaudu, e Aleksandr Vlasov.
Antes do início da etapa, más notícias para a UAE Team Emirates, com o teste positivo de Covid-19 de Vegard Stake Laengen e o consequente abandono da prova do corredor noruguês, debilitando o bloco da formação do camisola amarela!
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Ruben Guerreiro
⭐⭐⭐⭐ Michael Matthews e Dylan Teuns
⭐⭐⭐ Matej Mohoric, Alberto Bettiol, e Pierre Latour
⭐⭐ Stefan Küng, Maximilian Schachmann, Valentin Madouas, e Quinn Simmons
⭐ Magnus Cort, Mathieu van der Poel, Wout van Aert, Tadej Pogacar, Tom Pidcock, Primoz Roglic, David Gaudu, Aleksandr Vlasov
Presença Portuguesa
Nelson Oliveira (Movistar), com o dorsal #66, e Ruben Guerreiro (EF Education – EasyPost), com o dorsal #142 são os portugueses presentes.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1, a partir das 12h00!