Kristen Faulkner triunfa em fuga no dia em que Van Vleuten confirma o seu terceiro Giro Donne!

A norte-americana Kristen Faulkner (Team BikeExchange – Jayco) venceu a nona etapa do Giro d’Italia Donne, uma ligação de 112.8km entre San Michele all’Adige e San Lorenzo Dorsino, após um grande ataque a 27km do fim. As italianas Marta Cavalli (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope) foi segunda a 59s e Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo) terceira a 1:14.

A nona etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 100km do fim, 15 ciclistas tentaram sair do pelotão mas não tiveram sucesso. Logo a seguir, Thalita de Jong (Liv Racing XSTRA) saiu do pelotão e conseguiu uma pequena vantagem. A 96km do fim, a neerlandesa foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, Faulkner e Gaia Realini (Isolmant – Premac – Vittoria) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 95km do fim, Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing) perdeu o contacto com o pelotão. 7km depois, na primeira contagem do dia, Faulkner foi a primeira a passar no alto. A 75km do fim, Brodie Chapman (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope), Anouska Koster (Jumbo – Visma), Lucinda Brand (Trek – Segafredo) e Erica Magnaldi (UAE Team ADQ) saíram do pelotão e perseguiam as duas da frente. A 52km do fim, as duas da frente tinham 2:00 de vantagem sobre as perseguidoras e 3:10 sobre o pelotão.

A 48km do fim, na segunda contagem do dia, Faulkner foi novamente a primeira a passar no topo. 13km depois, no único sprint intermédio do dia, Faulkner foi buscar 3s de bonificação. A 30km do fim, Cavalli aumentou o ritmo do pelotão e Vleuten e Mavi Garcia (UAE Team ADQ) foram as únicas que a seguirem. 1km depois, Koster foi alcançada e a neerlandesa não conseguia seguir o ritmo de Cavalli. A 28km do fim, Garcia perdeu o contacto com Cavallli e Vleuten. Uns metros depois, Brand e Magnaldi foram alcançadas e as duas não conseguiram seguir o ritmo de Cavalli.

A 27km do fim, Chapman foi alcançada por Cavalli e Vleuten. A australiana ainda ajudou Cavalli durante uns metros e depois perdeu o contacto. Na frente da corrida, Faulkner atacou e Realini não conseguiu seguir a norte-americana. A 23km do fim, Faulkner foi a primeira a passar no alto da última contagem do dia. No final da última contagem do dia, Cavalli atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre Vleuten e a italiana continuava a acelerar na descida. Borghini chegou a Mavi e, no últimos metros, da subida, a italiana largou a espanhola e tentava chegar a Vleuten.

A 16km da meta, Borghini alcançou Vleuten. Uns metros depois, Cavalli esperou por Vleuten e Borghini. A 15km da meta, Realini foi alcançada pela três perseguidoras. A 6km da meta, Faulkner tinha 1:31 de vantagem sobre as quatro perseguidoras e 3:27 sobre o grupo de Mavi Garcia, Magnaldi, Chapman, Niamh Fisher-Black (Team SD Worx), Juliette Labous (Team DSM) e Silvia Perscio (Valcar – Travel & Service).

A 3.5km da meta, Borghini atacou a descer e a italiana foi seguida por Cavalli. 2km depois, Vleuten e Realini chegaram a Borghini e Cavalli mas Cavalli atacou e ficou isolada. Realini não conseguia seguir Vleuten e Borghini. Faulkner manteve o seu ritmo e venceu assim pela segunda vez no Giro Donne. Cavalli foi segunda a 59s e Borghini terceira a 1:14 com Vleuten na sua roda.

Vleuten manteve a liderança da classificação geral e da classificação por pontos. Fisher-Black manteve a liderança da juventude e Faulkner é a nova líder da classificação da montanha.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock