Diogo Narciso domina Corrida por Pontos do Troféu Internacional Alves Barbosa!
Depois de ter recebido o Troféu Internacional Bento Pessoa no último sábado, o Velódromo Nacional de Sangalhos recebeu também, no último domingo, o Troféu Internacional Alves Barbosa! Diogo Narciso foi uma das figuras do dia ao dominar a Corrida por Pontos masculina. Miguel Salgueiro e Daniel Dias também brilharam no Madison masculino num dia que contou com várias surpresas e com provas de excelente espetáculo.
Corrida por Pontos Elite masculina
A Corrida por Pontos foi a segunda competição do dia para os elites masculinos. Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) mostrou o porquê de ser especialista nesta disciplina ao não dar hipótese na concorrência. O português somou 101pts, após conquistar 21pts em sprints e ser o único ciclista a conseguir dar quatro voltas de avanço.
João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) e Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) somaram ambos 61pts, 40pts através de voltas de avanço e 21pts em sprints. Matias acabou por ficar com a segundo colocação, pois no último sprint conseguir ser mais forte que Salgueiro.
Corrida por Pontos Elite feminina
A Corrida por Pontos abriu as contas para as elites femininas no Troféu Internacional Alves Barbosa. A espanhola Isabella Escalera (Torelli) surpreendeu ao conseguir levar a vitória, após somar 52pts, 12pts em sprints e 40pts em voltas de avanço. Escalera foi a única ciclista que conseguiu dar duas voltas de avanço e bateu a polaca Martyna Szczesna (Seleção Polaca) por 8pts. A americana Stephanie Lawrence confirmou o seu bom momento de forma ao fechar o pódio com 31pts, 20pts através de voltas de avanço e 11pts em sprints.
A espanhola Eukene Larrarte (Gipuzkoa) foi apenas quarta com 30pts, 20pts através de voltas de avanço e 10pts em sprints. Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Rio Miera) foi a melhor portuguesa na Corrida por Pontos. Roxo conquistou 26pts, 20pts através de voltas de avanço e 6pts em sprints, para fechar o top5.
Madison Elite masculino
No Madison dos elites masculinos, tivemos nova vitória portuguesa! Miguel Salgueiro e Daniel Dias acabaram por não dar hipótese ao concorrência, após serem os únicos ciclistas a darem duas voltas de avanço. Salgueiro e Dias somaram 63pts, 40pts através de voltas de avanço e 23pts em sprints, e bateram os seus compatriotas João Martins e Gabriel Baptista por 20pts. Os britânicos Matthew Bostock e Finlay Tarling completaram o pódio, após somarem 31pts, 20pts através de voltas de avanço e 11pts em sprints. João Matias e Diogo Narciso terminaram apenas na quarta colocação e ficaram a 2pts do pódio.
Eliminação Elite feminina
Na Eliminação das elites feminina, a vitória sorriu a Eliza Rabazynska (Nestle Fitness Cycling). A polaca confirmou ser especialista nesta disciplina e conseguiu bater no sprint final a espanhola Eukene Larrarte. A polaca Zuzanna Chylinska (Seleção Polaca) fechou o pódio, após conseguir ser mais forte que a portuguesa Beatriz Roxo. Stephanie Lawrence não teve a corrida que pretendia e terminou apenas na décima terceira colocação.
Scratch Elite masculino
O Scratch fechou as contas para os elites no Troféu Internacional Alves Barbosa. Na corrida masculina, o britânico Michael Gill (Team Inspired) e o português Gabriel Baptista (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foram os únicos ciclistas a conseguirem dar duas voltas de avanço. No sprint final, Gill conseguiu ser mais forte que Baptista para vencer assim o Scratch. Na luta pelo terceiro posto, o britânico Matthew Bostock conseguiu ser mais forte que o francês Ellande Larronde (Urt Velo 64) e Diogo Narciso.
Scratch Elite feminino
Stephanie Lawrence redimiu-se da má corrida de Eliminação com uma vitória no Scratch das elites femininas. No sprint final, a americana voltou a mostrar a sua ótima ponta final e bateu, a grande favorita, Eukene Larrarte. Isabella Escalera fechou o pódio, após ser mais forte que Eliza Rabazynska e Martyna Szczesna. Beatriz Roxo foi novamente a melhor portuguesa e terminou na sexta posição.
Omnium Júnior masculino
O Omnium foi a única competição do dia para os juniores no Troféu Internacional Alves Barbosa. No lado masculino, a vitória acabou por sorrir ao lituano Arnas Bilertas (Anadia Cycling Centre), que conquistou 161pts. Bilertas bateu os espanhóis Axular Aldazabal e Unai Moran (Cafe Dromedario – Flota) por 17pts e 21pts, respetivamente. Francisco Alves (ABTF Betão – Bairrada) foi o melhor português e terminou na quinta colocação com 125pts.
Na primeira corrida do Omnium, o Scratch, tivemos vitória portuguesa com Simão Lucas (Centro Ciclismo de Loulé). Lucas conseguiu ser mais forte que o seu compatriota Dinis Martins (Willebord Wil Vooruit) e Axular Aldazabal. Francisco Alves foi 5º, Arnas Bilertas 6º e Unai Moran 11º. Na Tempo Race, Bilertas não deu hipótese. O lituano foi um dos ciclistas que deu volta de avanço e ainda venceu 10 sprints. Aldazabal acabou por ser 2º e Dinis Martins 3º. Moran e Francisco Alves foram apenas 8º e 11º, respetivamente.
Na Eliminação, Moran redimiu-se ao conseguir levar o triunfo. Bilertas conseguiu ser 2º e o francês Louca Maisonneuve (Urt Velo 64) fechou o pódio. Francisco Alves foi 6º e Aldazabal 8º. Na Corrida por Pontos, tivemos uma prova bastante animada. Maisonneuve conseguiu ser o mais forte após somar 55pts e bateu Moran e Bilertas por 1pt e 2pts, respetivamente. Aldazabal conquistou 44pts e acabou por não conseguir desafiar Bilertas na luta pelo Omnium, acabando assim por ser segundo. Francisco Alves somou 43pts e conseguiu segurar-se no top5 final do Omnium.
Omnium Júnior feminino
No Omnium das juniores femininas, tivemos uma grande batalha pela vitória. A espanhola Irati Michelena (JRG OTXE) confirmou o seu grande momento de forma e acabou por sair do Velódromo Nacional de Sangalhos invicta, depois de ter vencido todas as provas do Troféu Internacional Bento Pessoa. Michelena somou 139pts e bateu as portuguesas Emília Baía (Korpo Activo / Penacova) e Bruna Gonçalves (Cantanhede Cycling / VESAM) por 14pts e 17pts, respetivamente.
Irati Michelena entrou com o pé direito no Omnium das juniores femininas ao vencer o Scratch. Emília Baía acabou por ser 2ª e Bruna Gonçalves 3ª. Na Tempo Race, Michelena voltou a ser a mais forte após vencer 7 sprints. Emília Baía foi novamente 2ª e ficou a apenas 1pt da espanhola. Bruna Gonçalves venceu 3 sprints e fechou o pódio.
Na Eliminação, a sérvia Marija Pavlovic (Anadia Cycling Centre) confirmou o porquê de ser especialista nesta disciplina ao levar o triunfo. Emília Baía foi mais uma vez 2ª e Bruna Gonçalves 3ª. Michelena foi apenas 4ª e estava empatada no Omnium com Emília Baía antes da corrida final.
Na Corrida por Pontos, Irati Michelena, Emília Baía e Bruna Gonçalves destacaram-se do resto das ciclistas e foram as únicas ciclistas a dar uma volta de avanço. Michelena acabou por vencer todos os sprints e somar 25pts para vencer assim o Omnium. Emília Baia conquistou 11pts na Corrida por Pontos e Bruna Gonçalves 14pts e fecharam ambas assim no pódio do Omnium das juniores femininas.
Fotos: UVP/FPC