Eukene Larrarte faz a dobradinha no Troféu Internacional Bento Pessoa!

As provas internacionais regressaram no último sábado ao Velódromo Nacional de Sanglhos, com Eukene Larrarte a ser grande figura do dia, depois de ter vencido o Omnium e o Scratch feminino. Do lado masculino, tivemos vitória portuguesa com Miguel Salgueiro a conquistar o Omnium. Matthew Bostock não deixou Salgueiro fazer a dobradinha ao vencer o Scratch. Para além destas provas, o Troféu Internacional Bento Pessoa contou também com as provas de Scratch, Eliminação e Corrida por Pontos para os juniores masculinos e femininos.

Omnium Elite feminino

O Omnium foi a primeira competição do dia para os elites. A espanhola Eukene Larrarte confirmou o favoritismo e levou o Omnium feminino, após somar 134pts. A portuguesa Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Rio Miera) fez uma excelente competição e terminou na segundo posição com 125pts. A americana Stephanie Lawrence (Star Track Cycling) somou 124pts e completou o pódio.

O Omnium abriu com uma prova de Scratch e a vitória acabou por sorrir a Stephanie Lawrence. A americana impôs-se ao sprint frente à sua compatriota Kimberly Zubris e à espanhola Isabella Escalera (Torelli). Larrarte foi apenas quarta e Beatriz Roxo sétima. Na Tempo Race, Larrarte e Beatriz Roxo foram as únicas ciclistas a darem uma volta de avanço. A espanhola acabou por vencer mais três sprints que a portuguesa para conquistar assim a Tempo Race. Lawrence ainda conseguiu fechar no pódio.

Larrarte acabou por levar a melhor novamente na Eliminação. A polaca Eliza Rabazynska (Nestle Fitness Cycling) foi segunda e Escalera terceira. Lawrence foi apenas quarta e Beatriz Roxo sexta. Na Corrida por Pontos, Beatriz Roxo conseguiu ser o mais forte com 29pts. A portuguesa bateu Rabazynska por 1pt e a francesa Melanie Dupin (Stade Montois Cyclis) por 2pts. Larrarte somou 20pts e segurou a sua liderança da classificação geral.

O pódio do Omnium Feminino do Troféu Internacional Bento Pessoa com Beatriz Roxo, Eukene Larrarte e Stephanie Lawrence
O pódio do Omnium Feminino do Troféu Internacional Bento Pessoa com Beatriz Roxo, Eukene Larrarte e Stephanie Lawrence

Omnium Elite masculino

No Omnium masculino, vitória sorriu a Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) que somou 146pts. O português bateu o britânico Matthew Bostock (Seleção Britânica) por apenas 1pts. O português Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) fechou o pódio com 139pts.

Miguel Salgueiro entrou com o pé direito no Omnium ao vencer a corrida inicial de Scratch. O português conseguiu impor-se ao sprint frente a Matthew Bostock e Diogo Narciso. Na Tempo Race, Narciso não deu hipótese à concorrência, depois de ter sido o único ciclista a dar uma volta de avanço e ainda venceu oito sprints. O espanhol Alvaro Navas (JVC Neiras) surpreendeu ao conquistar sete sprints para ficar em segundo. Bostock fechou o pódio da Tempo Race e Salgueiro foi apenas sexto.

Na Eliminação, João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) conseguiu ser o mais forte. O português bateu o britânico Finlay Tarling (Seleção Britânica). Salgueiro foi 3º, Narciso 4º e Bostock 5º. Na última prova, a Corrida por Pontos, Bostock levou a melhor, após somar 41pts. Salgueiro foi 2º com 40pts e conseguiu conquistar assim o Omnium por apenas 1pts. Narciso terminou em terceiro na Corrida por Pontos com 27pts e acabou por fechar o pódio do Omnium.

O pódio do Omnium Masculino do Troféu Internacional Bento Pessoa com Matthew Bostock, Carlos Salgueiro e Diogo Narciso
O pódio do Omnium Masculino do Troféu Internacional Bento Pessoa com Matthew Bostock, Miguel Salgueiro e Diogo Narciso

Scratch Elite feminino

O Scratch fechou as contas do Troféu Internacional Bento Pessoa. Eukene Larrarte conseguiu ser a mais forte para completar assim a dobradinha, depois de ter vencido o Omnium feminino. A polaca Zuzanna Chylinska (Polish National Team) surpreendeu ao conseguir ser segunda. Kimberly Zubris acabou por fechar o pódio. Beatriz Roxo terminou na sexta posição.

O pódio do Scratch das elites femininas com Zuzanna Chylinska, Eukene Larrarte e Kimberly Zubris
O pódio do Scratch das elites femininas com Zuzanna Chylinska, Eukene Larrarte e Kimberly Zubris

Scratch Elite masculino

No Scratch masculino, Matthew Bostock, MiguelSalgueiro, o português Gabriel Baptista (Sabgal – Anicolor Cycling Team) e o britânico Michael Gill (Team Inspired) conseguiram dar uma volta de avanço ao pelotão. No sprint final, Bostock foi o mais forte para conquistar assim a vitória no Scratch. Salgueiro acabou por ser segundo e Baptista terceiro. Diogo Narciso terminou apenas em quinto.

O pódio do Scratch dos elites masculinos com Carlos Salgueiro, Matthew Bostock e Gabriel Baptista
O pódio do Scratch dos elites masculinos com Miguel Salgueiro, Matthew Bostock e Gabriel Baptista

Scratch Júnior feminino

O Scratch abriu as contas para os juniores no Troféu Internacional Bento Pessoa. A espanhola Irati Michelena e a portuguesa Emília Baía foram as únicas ciclistas a conseguirem dar uma volta de avanço. No sprint final, Michelena acabou por ser mais forte que Emília Baía para vencer assim o Scratch. A portuguesa Bruna Gonçalves (Cantanhede Cycling / VESAM) acabou por fechar o pódio, após ser mais forte que a sua compatriota Inês Dantas (Centro Ciclismo de Loulé).

O pódio do Scratch das juniores femininas com Emília Baía, Irati Michelena e Bruna Gonçalves
O pódio do Scratch das juniores femininas com Emília Baía, Irati Michelena e Bruna Gonçalves

Scratch Júnior masculino

No Scratch dos juniores masculinos, o espanhol Unai Moran (Cafe Dromedario – Flotamet) conseguir impor-se frente a uma forte concorrência. O português Gonçalo Rodrigues (Landeiro – KTM – Matias&Araújo) fez uma excelente corrida e conseguiu terminar em segundo. O espanhol Urko Nazabal (Oriako Tx. Eskola) fechou o pódio.

O pódio do Scratch dos juniores masculinos com Gonçalo Rodrigues, Unai Moran e Urko Nazabal
O pódio do Scratch dos juniores masculinos com Gonçalo Rodrigues, Unai Moran e Urko Nazabal

Eliminação Júnior feminina

A Eliminação foi a prova que seguiu o Scratch para os juniores. No lado feminino, Irati Michelena confirmou o seu excelente momento ao conseguir bater novamente Emília Baía. A sérvia Marija Pavlovic (Anadia Cycling Centre) surpreendeu ao conseguir fechar na terceira posição, após conseguir ser mais forte que Bruna Gonçalves.

O pódio da Eliminação das juniores femininas com Emília Baía, Irati Michelena e Marija Pavlovic
O pódio da Eliminação das juniores femininas com Emília Baía, Irati Michelena e Marija Pavlovic

Eliminação Júnior masculina

Urko Nazabal seguiu o seu bom momento do Scratch para conseguir conquistar a Eliminação dos juniores masculinos. O espanhol conseguiu ser mais forte que o português Francisco Alves (ABTF – Betão Bairrada). Gonçalo Rodrigues também confirmou o seu bom momento ao conseguir somar mais um pódio ao fechar na terceira colocação.

O pódio da Eliminação dos juniores masculinos com Francisco Alves, Urko Nazabal e Gonçalo Rodrigues
O pódio da Eliminação dos juniores masculinos com Francisco Alves, Urko Nazabal e Gonçalo Rodrigues

Corrida por pontos Júnior feminina

A Corrida por pontos fechou as contas para os Juniores no Troféu Internacional Bento Pessoa. Irati Michelena voltou ao confirmar o seu talento ao vencer a Corrida por pontos, depois de ter conquistado todos os sprints para somar 35pts. Com esta vitória, a espanhola saiu assim imbatível do Troféu Internacional Bento Pessoa. Emília Baía conquistou 20pts e terminou na segunda posição e Bruna Gonçalves conquistou 12pts para ser terceira.

O pódio da Corrida por pontos das juniores femininas com Emília Baía, Irati Michelena e Bruna Gonçalves
O pódio da Corrida por pontos das juniores femininas com Emília Baía, Irati Michelena e Bruna Gonçalves

Corrida por pontos Júnior masculina

Na Corrida por pontos dos juniores masculinos, tivemos nova vitória portuguesa! A vitória acabou por sorrir a Paulo Fernandes (Landeiro – KTM – Matias&Araújo) que somou 32pts, 20pts através de voltas de avanço e 12pts em sprints. O português bateu o seu compatriota e Campeão Nacional da Corrida por Pontos, Francisco Alves por apenas 1pt. Unai Moran conquistou 27pts, 20pts através de voltas de avanço e 7pts em sprints, para completar o pódio.

O pódio da Corrida por Pontos dos juniores masculinos com Francisco Alves, Paulo Fernandes e Unai Moran
O pódio da Corrida por Pontos dos juniores masculinos com Francisco Alves, Paulo Fernandes e Unai Moran

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock