Ouro Olímpico para os Países Baixos no Sprint Coletivo com novo recorde do mundo!
No segundo dia de ciclismo de Pista dos Jogos Olímpicos tivemos um novo momento histórico. Os Países Baixos conquistou pela segunda vez consecutiva o Ouro Olímpico no Sprint Coletivo masculino, após marcaram por duas vezes um novo recorde do mundo. Esta foi a única final do dia que também contou com a primeira ronda da Perseguição Coletiva masculina e a qualificação da Perseguição coletiva feminina.
Sprint Coletivo masculino
No Sprint Coletivo masculino, os neerlandeses Harrie Lavreysen, Jeffrey Hoogland e Roy van den Berg conquistaram o Ouro. Na final, os três neerlandeses foram os primeiros da história a baixar dos 41s e registaram um novo recorde do mundo de 40,949s. Já antes na primeira ronda, Lavreysen, Hoogland e van den Berg tinham marcado um novo recorde do mundo de 41,191s, mas acabaram por bater este registo na final.
Na luta pelo Ouro, os Países Baixos bateram os britânicos Jack Carlin, Ed Lowe e Hamish Turnbull. Os australianos Matthew Glaetzer, Matthew Richardson e Leigh Hoffman surpreenderam ao não conseguirem qualificar-se para a luta pelo Ouro. Mesmo assim, Glaetzer, Richardson e Hoffman ficaram com o Bronze, após bateram os franceses Sebastian Vigier, Rayan Helal e Florian Grengbo.

Primeira ronda da Perseguição Coletiva masculina
Na primeira ronda da Perseguição Coletiva masculina, a Austrália e a Grã-Bretanha conseguiram qualificar-se para a luta pelo Ouro Olímpico. O dia também ficou marcado pela fantástica exibição dos australianos Oliver Bleddyn, Sam Welsford, Conor Leahy e Kelland O’Brien que marcaram um novo recorde do mundo de 3:40:730.
Uma das surpresas do dia foi que os italianos Simone Consonni, Filippo Ganna, Jonathan Milan e Francesco Lamon não se conseguiram qualificar para a luta pelo Ouro. Mesmo assim, a Itália estará na luta pelo Bronze e irão defrontar a Dinamarca.
Qualificação da Perseguição Coletiva feminina
Na Perseguição Coletiva feminina, a Nova Zelânidia, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a Itália, a Alemanha, a Austrália, a França e o Canadá qualificaram-se para a primeira ronda. As neozelandesas Ally Wollaston, Bryony Botha, Emily Shearman e Nicole Shields marcaram um grande tempo de 4:04:679 e mostraram ser as principais favoritas a conquistarem o Ouro.
Amanhã, teremos as finais da Perseguição Coletiva masculina e da Perseguição Coletiva feminina. Para além disto, o terceiro dia também contará com as primeiras rondas do Sprint masculino e do Keirin feminino.
Fotos: UCI