Kamiel Bonneu conquista etapa rainha da Arctic Race of Norway! Magnus Cort é o novo líder!
O belga Kamiel Bonneu (Team Flanders – Baloise) venceu a terceira etapa da Arctic Race of Norway, uma ligação de 156km entre Tverrlandet e Sulitjelma, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 800 metros da meta. O dinamarquês Magnus Cort (Uno-X Mobility) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser segundo a 2s e ser assim o novo camisola amarela por apenas 1s. O americano Kevin Vermaerke (Team DSM-Firmenich PostNL) fechou o pódio.
Fuga facilmente se forma
A terceira etapa da Arctic Race of Norway começou com um ritmo alto. Por volta do km 16, Francisco Galván (Equipo Kern Pharma), Gilles De Wilde (Team Flanders – Baloise), Jelle Johannink (TDT-Unibet), Louis Blouwe (Bingoal WB), Filippo Ridolfo (Team Novo Nordisk) e Anton Stensby e Kalle Kvam (Team Coop – Repsol) atacaram e formaram a fuga do dia. 11km depois, na primeira contagem do dia, Johannink foi o primeiro a passar no topo. Galván acabou por ceder e foi alcançado pelo pelotão.
Ao km 43, no primeiro sprint intermédio do dia, Blouwe conquistou a pontuação máxima. A fuga tinha uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão. 7km depois, na segunda contagem do dia, Johannink foi o primeiro a passar no topo. Ao km 68, na terceira contagem do dia, o neerlandês foi novamente o primeiro a passar no alto. Poucos kms depois, no segundo sprint intermédio do dia, Kvam assegurou a pontuação máxima.
Fuga alcançada e novos ataques no início da Jakobsbakken
A cerca de 50km do fim, o pelotão começou a aumentar cada vez mais o ritmo, mas a fuga seguia com uma vantagem de 1:30. 25km depois, Johannink decidiu tirar pé e esperou pelo pelotão. A 10km da meta, Kvam conquistou a pontuação máxima na última contagem do dia. A Lotto Dstny subiu para o comando do pelotão e começou a acelerar. 3km depois, os ciclistas entraram na subida final, a Jakobsbakken, com 7.1km a 6.5%.
A 6.7km da meta, Stensby atacou e conseguiu isolar-se. Poucos metros depois, Davide Gabburo (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) saiu do pelotão e fez a ponte para o norueguês, mas os dois foram rapidamente alcançados. Como esperado, Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) acabava por perder o contacto com o pelotão.
A 5.4km da meta, Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla) atacou e foi seguido por Kamiel Bonneu. Os dois começaram a colaborar muito bem e conseguiram uma vantagem de 20s sobre o pelotão. Várias equipas passavam pela frente do pelotão, mas não estava a conseguir diminuir a vantagem do duo da frente. A cerca de 1.7km da meta, Mads Wurtz Schmidt (Israel – Premier Tech) atacou, mas foi rapidamente alcançado. De Pretto já estava no seu limite e começou a não colaborar com Bonneu que seguia com um forte ritmo.
Bonneu larga De Pretto e aguenta forte sprint de Magnus Cort
A cerca de 800 metros da meta, Bonneu aumentou ainda mais o ritmo e De Pretto acabou por ceder. O jovem italiano acabou por ser alcançado pelo pelotão que estava a aumentar o ritmo. Bonneu seguiu com o seu ritmo e aguentou o forte sprint dos perseguidores para estrear-se assim a vencer este ano na etapa rainha da Arctic Race of Norway! Magnus Cort não deu hipótese ao sprint no pelotão para ser 2º a 2s. Kevin Vermaerke foi mais forte que Joe Blackmore (Israel – Premier Tech) para ser 3º a 2s.
Magnus Cort é o novo líder da classificação geral da Arctic Race of Norway. O dinamarquês parte para a etapa final com 1s de vantagem sobre Kamiel Bonneu, 7s sobre Kevin Vermaerke e 8s sobre Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla). Alexander Kristoff manteve a liderança da classificação por pontos e Jelle Johannink da montanha. Bonneu é o melhor jovem e a Israel – Premier Tech a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: ASO