Sepp Kuss regressa aos triunfos e é o novo líder da Vuelta a Burgos!

O americano Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) venceu a terceira etapa da Vuelta a Burgos, uma ligação de 138km entre Bodegas Nabal e Lagunas de Neila, após se isolar na frente da corrida a 900 metros da meta. O italiano Lorenzo Fortunato (Astana Qazaqstan Team) foi segundo e equatoriano Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA) terceiro, ambos a 7s. Kuss estreou-se a vencer esta temporada e é assim o novo camisola roxa.

Fuga facilmente se forma

A terceira etapa da Vuelta a Burgos começou com Jetse Bol (Burgos – BH), German Gomez (Team Polti Kometa), Alex Diaz (Caja Rural – Seguros RGA) e Nicolas Vinokurov (Astana Qazaqstan Team) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. O ritmo da corrida era baixo e o quarteto da frente conseguiu uma vantagem de 6:30 sobre o pelotão.

Ao km 45, na primeira contagem do dia, Jetse Bol foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, o pelotão aumentou e a vantagem da fuga começava a cair. A 42km do fim, na segunda contagem do dia, Bol foi novamente o primeiro a passar no topo. 10km depois, no sprint intermédio do dia, o neerlandês assegurou a pontuação máxima. Poucos kms depois, Bol atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. O ciclista da Burgos – BH tinha 20s de vantagem sobre os perseguidores e 40s sobre o pelotão.

Fuga alcançada e alguns favoritos cedem antes da subida final

A 25km do fim, os três perseguidores foram alcançados. 2km depois, Bol acabou também por ser alcançado pelo pelotão que era comandado pela Team Visma | Lease a Bike e a Team DSM-Firmenich PostNL. O ritmo era muito alto e ciclistas como Marco Brenner (Tudor Pro Cycling Team), Hugh Carthy (EF Education – EasyPost), Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) e Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) acabavam por ceder.

A 11km da meta, os ciclistas entraram na subida final, a Lagunas de Neila, com 11km a 5.5%. Os últimos 3.1km tinham uma pendente média de 9.7%, e foram onde as principais diferenças acabaram por ser feitas. A 3.5km da meta, a Red Bull – Bora – Hansgrohe aumentou o ritmo do grupo e a corrida começou a partir. Cerca de 1km depois, a Team Visma | Lease a Bike e a Team DSM-Firmenich PostNL mexeram na corrida, mas nenhum ciclista estava a conseguir ganhar um espaço importante.

Sepp Kuss imperial na Lagunas de Neila

A 2km da meta, Victor Lafay (Decathlon AG2R La Mondiale) atacou e foi seguido por Sepp Kuss, Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost) e Jefferson Cepeda. 400 metros depois, Kuss atacou e só Jefferson Cepeda conseguiu agarrar a sua roda. Alexander Cepeda largou Lafay e tentava ainda reentrar na frente da corrida.

A 900 metros da meta, Sepp Kuss acelerou novamente e Jefferson Cepeda acabou por ceder. Lorenzo Fortunato estava a fazer uma bela subida a ritmo e já estava com Alexander Cepeda. Poucos metros depois, o italiano largou o equatoriano e ia em busca de Jefferson Cepeda. Sepp Kuss seguiu com o seu ritmo e acabou por conquistar assim a etapa rainha da Vuelta a Burgos. Nos últimos metros, Fortunato conseguiu passar Jefferson Cepeda para ser 2º a 7s.

Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) e Javier Romo (Movistar Team) fizeram também uma bela subida a ritmo e passaram também por Alexander Cepeda para serem 4º a 20s e 5º a 23s, respetivamente. Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) confirmou a boa temporada que está a fazer ao conseguir ser 7º a 28s. Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) foi apenas 35º a 1:44 e Antonio Tiberi 45º a 2:48.

Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi 71º a 7:57 e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) 103º a 15:51.

Sepp Kuss é o novo líder da classificação da Vuelta a Burgos. Max Poole é o novo líder da juventude e Pavel Bittner (Team DSM-Firmenich PostNL) da classificação por pontos. Diego Sevilla (Team Polti Kometa) manteve a liderança da classificação da montanha e a Equipo Kern Pharma é a melhor equipa.

Sepp Kuss é o novo camisola roxa da Vuelta a Burgos
Sepp Kuss é o novo camisola roxa da Vuelta a Burgos

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock