Iúri Leitão fecha o top5 do Omnium no 2º dia da Track Nations Cup em Milton!
Nesta madrugada, a Track Nations Cup em Milton, no Canadá, seguiu em frente e contou com um segundo dia com provas emocionantes e bastante competitivas. Portugal esteve no Velódromo com o Campeão do Mundo de Omnium masculino Iúri Leitão que conseguiu terminar no top5. Para além do Omnium masculino, o segundo dia também contou com o Madison feminino, o Keirin masculino e o Sprint feminino.
Omnium masculino
No Omnium masculino, a vitória sorriu ao britânico, Campeão da Europa, Ethan Hayter que conquistou 163pts. O britânico bateu o japonês Kazushige Kuboki por 13pts e o francês Benjamin Thomas por 20pts. O português, Campeão do Mundo, Iúri Leitão não começou bem o Omnium, mas conseguiu recuperar e terminar em 5º com 112pts.
Na Scratch Race, tivemos uma surpresa com o colombiano Arango Carvajal a vencer, após ter sido o único a dar uma volta de avanço. Kazushige Kuboki foi segundo e o canadiano Dylan Bibic terceiro. Iúri Leitão mexeu nas últimas voltas, mas acabou por ser alcançado. O português pagou caro o ataque e foi 21º. Na Tempo Race, Iúri Leitão esteve muito bem e conseguiu ser segundo, sendo apenas batido por Benjamim Thomas. Ethan Hayter foi 3º.
Na Eliminação, Hayter levou a melhor sobre Kuboki. O neerlandês Jan Willem van Schip foi 3º. Iúri Leitão foi apenas 8º. Na Corrida por Pontos, Hayter voltou a ser o mais forte. O britânico conquistou 55pts, 40pts através de voltas de avanço e 15pts em sprints para conseguir assim conquistar o Ouro. Iúri Leitão somou 47pts, 40pts através de voltas de avanço e 7pts em sprints, para conseguir subir à quinta posição. Kuboki foi terceiro com 42pts, 20pts através de voltas de avanço e 22pts em sprints.
Madison feminino
No Madison feminino, tivemos nova vitória britânica com Katie Archibald e Neah Evans a brilharem. Archibald e Evans conquistaram 37pts, todos em sprints, para bateram as francesas, Campeãs da Europa, Valentine Fortin e Marion Borras, que somaram 25pts, todos em sprints. As americanas Jennifer Valente e Lily Williams fecharam o pódio, após conquistarem 19pts, todos em sprints.
Keirin masculino
No Keirin masculino, o neerlandês, Campeão da Europa, Harrie Lavreysen mostrou o porquê de ser o melhor velocista ao conquistar o Ouro. Na final, Lavreysen foi mais forte que o seu compatriota Jeffrey Hoogland e o britânico Jack Carlin.
Sprint feminino
No Sprint feminino, tivemos um grande regresso às vitórias! A francesa Mathilde Gros continua a subir de forma e conquistou uma vitória bastante motivadora. Na final, Gros bateu a neozelandesa Ellesse Andrews. Na luta pelo Bronze, a mexicana Luz Gaxiola bateu a neerlandesa Hetty van de Wouw.
Amanhã, Portugal estará no Velódromo no último dia da Track Nations Cup em Milton com Daniela Campos no Omnium feminino e Ivo Oliveira e Iúri Leitão no Madison masculino.
Fotos: UCI