Amstel Gold Race: Wiebes celebrou, Vos triunfou!

A neerlandesa Marianne Vos (Visma | Lease a Bike) venceu a Amstel Gold Race, clássica com, inicialmente, 157.5km entre Maastricht e Berg en Terblijt, após bater ao sprint a compatriota Lorena Wiebes (Team SD Worx Protime), que celebrou demasiado cedo e viu a vitória escapar-lhe nos últimos 10m. A norueguesa Ingvild Gaskjenn (Liv AlUla Jayco) foi surpreendentemente terceira no sprint final.

Neutralização marcou a fase inicial da corrida

A Amstel Gold Race feminina começou com Anne Knijnenburg (VolkerWessels Pro Cycling Team) a sair do pelotão e a isolar-se na frente da corrida. A 113km do fim, Knijnenburg acabou por ser alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, Clara Emond (EF Education – Cannondale) e Quinty Schoens (VolkerWessels Pro Cycling Team) atacaram e ficaram isoladas.

A 110km do fim, a corrida foi neutralizada por causa de acidente no Bergseweg que obrigou a fechar a subida para investigação. As ciclistas foram de forma neutralizada até à linha de meta e a organização decidiu que iriam dar três voltas ao circuito final. A corrida perdeu uma parte bastante dura que poderia ou não favorecer algumas ciclistas.

Corrida retomou com 3 voltas ao circuito final

A Amstel Gold Race foi retomada a 54km do fim. 6km depois, quatro ciclistas tentaram saltar do pelotão, mas acabaram por ser rapidamente alcançadas. A 41km do fim, Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) atacou e foi seguida por Katarzyna Niewiadoma e Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing), Amber Kraak (FDJ-Suez) e Anna Henderson (Team Visma | Lease a Bike). 1km depois, Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) conseguiu fazer a ponte para as cinco da frente.

A 35km do fim, as seis da frente foram alcançadas. Logo a seguir, Eva Van Agt (Team Visma | Lease a Bike), Ricarda Bauernfeind (Canyon//SRAM Racing) e Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck) atacaram e ficaram isoladas na frente da corrida. A 33km do fim, Anouska Koster (Uno-X Mobility) saltou do pelotão e tentava fazer a ponte para as três da frente. 11km depois, Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL) atacou e acabou por partir o pelotão. Logo a seguir, Borghini voltou a mexer, mas Vollering conseguiu fechar o espaço. Koster acabou por ser alcançada.

Campeã do Mundo assumiu o trabalho para alcançar a fuga

A 11km da meta, Van Agt atacou e foi seguida por Bauernfeind. Kastelijn passava dificuldades, mas mantinha-se perto das duas da frente. No pelotão, Ella Wyllie (Liv AlUla Jayco) aumentou o ritmo com Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) na sua roda. Poucos kms depois, Kastelijn conseguiu reentrar na frente da corrida. A 8km da meta, as três da frente tinham 1:05 de vantagem sobre o pelotão. 2km depois, Kopecky e Blanka Vas (Team SD Worx-Protime) aumentaram o ritmo do pelotão. A vantagem das três fugitivas estava a diminuir, mas ia ser muito difícil alcançá-las.

A 4km da meta, a Lidl – Trek começou a cooperar com a Team SD Worx-Protime na frente do pelotão. A vantagem das três da frente era de 30s. 2km depois, as ciclistas entram pela última vez no Cauberg, com 0.5km a 9.4%. Amanda Spratt (Lidl – Trek) conseguiu uma pequena vantagem, no início do Cauberg, e estava mesmo atrás do grupo da frente. Lotte Kopecky perdia o contacto com o pelotão.

Favoritas atacaram, mas final discutiu-se ao sprint

Logo a seguir, Nieiwiadoma atacou e foi seguda por Borghini, Wiebes e Vos. O ataque da polaca fez com que o trio da frente fosse alcançado, mas acabaram por se marcar e mais ciclistas conseguiram juntar-se à frente da corrida. A 1.4km da meta, Niewiadoma tentou sair do pelotão, mas Vollering fechou o espaço. Logo a seguir, Kraak tentou a sua sorte, mas a campeã neerlandesa voltou a fechar o espaço. Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) também tentou isolar-se, mas sem sucesso.

Vollering controlava o pelotão na reta final para que Wiebes conseguisse lutar pela vitória ao sprint. Nos metros finais, Borghini tentou surpreender ao lançar o sprint de longe com Wiebes e Vos na roda. Wiebes conseguiu passar a italiana. A neerlandesa pensava que já tinha ganho e começou a celebrar, mas acabou por ser cedo demais, pois Vos saiu da sua roda e com o esticar da bicicleta conseguiu passar Wiebes para vencer assim pela segunda vez na carreira a Amstel Gold Race.

Ingvild Gaskjenn surpreendeu ao conseguir ser terceira. A norueguesa conseguiu apanhar a roda de Vos e aproveitou isso muito bem para ser mais forte que Pfeiffer Georgi e Elisa Longo Borghini para ser terceira. O encurtar da corrida teve clara influência no resultado final, e deixou Niewiadoma em 20ª e Vollering em 22ª. Lotte Lopecky foi apenas 77ª, a 1:33, ela que era uma das grandes favoritas a vencer.

Pódio Final

Pódio da Amstel Gold Race com Lorena Wiebes, Marianne Vos e Ingvild Gaskjenn (Foto: Sprint Cycling Agency)
Pódio da Amstel Gold Race com Lorena Wiebes, Marianne Vos e Ingvild Gaskjenn (Foto: Sprint Cycling Agency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock