Poderá o Godzilla voltar aos triunfos em casa na Amstel Gold Race?

Hoje é dia da primeira clássica do mítico do trio das Ardenas, a Amstel Gold Race! A “Corrida das Cervejas” neerlandesa surge após os dois monumentos de pavê e promete ser um bom teste para o quarto monumento da temporada, a Liège-Bastogne-Liège. O pelotão conta várias estrelas que prometem uma corrida bastante animada e ofensiva. Em 2023, a vitória sorriu a Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) que não estará presente para defender o seu título.

Perfil

A 58ª Amstel Gold Race apresenta um percurso de 252.5km entre Maastricht e Berg en Terblijt. A corrida contará com 33 muros de curta distância, mas bastante explosivos. Algumas deles aparecerão repetidos, e por duas vezes será também cruzada a linha de chegada antes de uma terceira para decidir o vencedor.

A mítica subida do Cauberg aparecerá por duas vezes ao longo do percurso. A última passagem surge a 18.5km da meta, e poderá ser um ponto decisivo para corrida, que já deverá estar bastante partida. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário, uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.

Perfil da Amstel Gold Race
Perfil da Amstel Gold Race

Favoritos

Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck) parte como principal favorito para a Amstel Gold Race. O Campeão do Mundo já venceu esta corrida em 2019. O neerlandês está num grande momento de forma e tem aqui uma bela chance para voltar às vitórias na estrada em casa em mais de 3 anos.

Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) são os maiores adversários de van der Poel. Skjelmose também começou muito bem a temporada. O dinamarquês dá-se muito bem neste tipo de corridas e é bem capaz de estar na luta pela vitória. Pidcock ainda está a subir de nível. O britânico já esteve perto de vencer a Amstel e quem sabe se não o pode fazer este ano.

Juan Ayuso (UAE Team Emirates) entrou bem em 2024. O espanhol vem testar-se nas Ardenas e pode muito bem conseguir um grande resultado. Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) é um dos destaques deste ano. O americano tem aqui uma nova chance para ser líder numa grande corrida e de certeza que quer conseguir estar com os melhores. Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale) parece estar de volta ao seu melhor. O francês dá-se bem nesta prova e parece estar com capacidade para estar na luta pela vitória.

Dylan Teuns (Israel – Premier Tech) parece estar num bom momento. O belga tem mostrado capacidade para mexer na corrida e seguir as principais movimentações e pode muito bem estar na luta pelo pódio< Maxim Van Gils (Lotto Dstny) está na sua temporada de afirmação! O jovem belga tem conseguido resultados de luxo e pode conseguir mais um no dia de hoje.

Ben Healy (EF Education – EasyPost) foi segundo em 2023. O irlandês ainda não se mostrou na sua máxima força este ano, mas deverá ter pico de forma nas Ardenas. Max Schachmann (Bora – Hansgrohe) está a subir de forma. O alemão procura regressar ao seu melhor nível e tem aqui uma boa clássica ao seu estilo para se testar.

Nota ainda para Romain Grégoire (Groupama – FDJ), Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Tiesj Benoot (Team Visma | Lease a Bike), Toms Skujins (Lidl – Trek) e Pello Bilbao (Bahrain Victorious) que podem terminar entre os 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Mathieu van der Poel
⭐⭐⭐⭐ Mattias Skjelmose e Tom Pidcock
⭐⭐⭐ Juan Ayuso, Matteo Jorgenson e Benoit Cosnefroy
⭐⭐ Dylan Teuns, Maxim Van Gils, Ben Healy e Max Schachmann
⭐ Romain Grégoire, Brandon McNulty, Tiesj Benoot, Toms Skujins e Pello Bilbao

Portugueses em prova

João Almeida (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #5.

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport a partir das 13h35.

Foto de Capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock