Femke Gerritse estreia-se a vencer como profissional na Omloop van het Hageland!
A neerlandesa Femke Gerritse (Team SD Worx-Protime) venceu a Omloop van het Hageland, uma ligação de 135km entre Aarschot e Tielt-Winge, batendo ao sprint a irlandesa Lara Gillespie (UAE Team ADQ) e a norueguesa Susanne Andersen (Uno-X Mobility). Gerritse estreou-se a vencer como profissional e com as cores da Team SD Worx-Protime.
Corrida com ritmo alto e cortes acabam por acontecer
A Omloop van het Hageland começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 28, um grupo de doze ciclistas conseguiu um pequeno espaço, mas foi rapidamente alcançado. 20km depois, Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) e Zoe Backstedt (Canyon//SRAM zondacrypto) tiveram problemas nas bicicletas, mas ambas reentraram no pelotão. Virginia Bortoli (Top Girls Fassa Bortolo) chegou a ter um ligeiro espaço, mas foi alcançada 3km depois.
A cerca de 65km do fim, acelerações aconteceram e o pelotão acabou por partir. Um grupo composto por Anna van der Breggen, Femke Gerritse e Elena Cecchini (Team SD Worx-Protime), Chiara Consonni, Maike van der Duin e Anastasiya Kolesava (Canyon//SRAM zondacrypto), Puck Pieterse, Christina Schweinberger, Marthe Truyen e Millie Couzens (Fenix – Deceuninck), Charlotte Kool (Team Picnic PostNL), Eva van Agt e Nienke Veenhoven (Team Visma | Lease a Bike), Susanne Andersen, Maria Giulia Confalonieri e Simone Boilard (Uno-X Mobility), Victoire Berteau e Valentin Fortin (Cofidis), Eline Van Rooijen (Team Coop – Repsol) e Lara Gillespie acabou por se isolar.
Sete ciclistas isolam-se e disputam a Omloop van het Hageland ao sprint
A 40km do fim, o grupo da frente tinham 45s de vantagem sobre o pelotão. A Team Picnic PostNL tentava fechar o espaço, pois tinha a sua líder Charlotte Kool sozinha na frente, mas não estava a ter sucesso. 15km depois, Anastasiya Kolesava e Christina Schweinberger cederam e foram alcançadas pelo pelotão. A 16km do fim, Anna Van der Breggen atacou e foi seguida por Puck Pieterse, Marthe Truyen, Lara Gillespie, Femke Gerristse, Maike van der Duin e Susanne Andersen. As sete conseguiram uma vantagem de 35s sobre o grupo de Kool e Chiara Consonni e 1:00 sobre o pelotão.
A 8km da meta, o grupo perseguidor acabou por ser alcançado pelo pelotão. 4km depois, Pieterse tentou isolar-se, mas não teve sucesso. A 3km da meta, Van der Breggen tentou a sua sorte de longe, mas Pieterse fechou o espaço. Poucos metros depois, Pieterse tentou isolar-se novamente, mas não conseguiu ganhar um espaço importante.
Nos metros finais, Van der Breggen assumiu o comando do grupo da frente. Gerritse aproveitou o lançamento da sua colega de equipa e lançou o sprint final. Gillespie foi a única que teve resposta para a neerlandesa, mas Gerritse com o esticar da bicicleta conseguiu bater a irlandesa para estrear-se assim a vencer como profissional na Omloop van het Hageland. Andersen foi mais forte que Pieterse e Truyen para completar o pódio. Kool impôs-se ao sprint no pelotão para ser oitava a 35s.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images