Ceylin Alvarado bisa e Eli Iserbyt faz o Hat-Trick na Superprestige em Niel!
A neerlandesa Ceylin Alvarado (Alpecin-Deceuninck) e o belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) venceram, esta tarde, a terceira ronda da Telenet SuperPrestige de 2023/24, disputada no circuito de Niel, na Bélgica.
Prova Feminina
A prova feminina foi a primeira a arrancar e contou com uma vitória dominante da neerlandesa Ceylin Alvarado que bisou assim na Superprestige. As neerlandesas Anniek van Alphen e Annemarie Worst (Cyclocross Reds) completaram o pódio.
A corrida voltou a começar com um arranque bastante forte de Marie Schreiber (Team SD Worx), que apenas Ceylin Alvarado conseguiu acompanhar. Apesar de ainda ter cometido um erro nos primeiros minutos, Alvarado rapidamente voltou a alcançar a luxemburguesa, e deixá-la definitivamente para trás em passagem pela box, quando Schreiber trocou de bicicleta. Alvarado colocou um ritmo elevadíssimo para começar a criar diferenças, enquanto Schreiber era alcançada e ultrapassada por Annemarie Worst. Ao final da primeira volta, Worst rodava já a 14s de Alvarado, e Schreiber a 24s.
A segunda volta serviu de confirmação para Alvarado, que rodou a um ritmo alucinante e acima de todas as suas rivais. Worst manteve-se sempre em solitário na segunda posição, mas cruzou a linha de meta já a 1:02 da líder. Atrás de si, Schreiber passava por algumas dificuldades no final da volta e perdia a posição de pódio, com Manon Bakker (Crelan – Corendon) a aproveitar para se colocar na terceira posição e cruzar a meta com 1:12 de atraso, após um arranque também atribulado, em que caiu para fora do traçado.
Na terceira volta, van Alphen começou a fazer a sua recuperação. A neerlandesa conseguiu passar por Bakker e ia em busca da sua colega de equipa Worst. Van Alphen acabou por conseguir passar Worst ainda nesta volta e conseguiu uma ligeira vantagem sobre a sua colega de equipa. No início da última volta, Worst estava perto de fazer a ponte para van Alphen, mas acabou por cometer um pequeno erro que fez com que as suas chances de lutar pela segundo posto acabassem.
Ceylin Alvarado continuou com o seu ritmo e a neerlandesa conquistou assim a sua segunda vitória da temporada para aumentar a sua liderança na geral da Superprestige. Van Alphen segurou a segunda posição e cruzou a linha de meta a 1:04 da vencedora. Worst completou o pódio e chegou a 1:21 de Alvarado. A corrida contou com a presença de Lorena Wiebes (Team SD Worx), a neerlandesa até teve um bom arranque, mas acabou por abandonar a corrida por causa de problemas mecânicos.
Alvarado reforçou a sua liderança da Superprestige e tem agora 44pts. Worst é segunda com 39pts e van Alphen terceira com 37pts.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Masculina
A corrida masculina foi a última a arrancar e contou com uma grande vitória do belga Eli Isebyt que fez o hat-trick nesta edição da Telenet Superprestige. O belga levou a melhor num duelo contra o neerlandês Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions). O campeão espanhol Felipe Orts (Burgos-BH) foi terceiro a 41s e fez história ao ser o primeiro espanhol a terminar no pódio de uma corrida da Superprestige.
A prova masculina começou com um bom arranque do campeão neerlandês Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) que conseguiu uma pequena vantagem. Iserbyt e Nieuwenhuis conseguiram fazer a ponte para Van der Haar e rapidamente se isolaram na frente da corrida, pois o campeão neerlandês acabou por sofrer uma queda que o fez perder algumas posições. Nieuwenhuis e Iserbyt cruzaram pela primeira vez a linha de meta com 10s sobre os perseguidores. Van der Haar ficou marcado pela queda e não estava a conseguir subir posições.
Na segunda volta, Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) saltou do grupo perseguidor e tentava fazer a ponte para o duo da frente. Orts não conseguiu seguir o belga, mas mantinha-se bastante perto de Sweeck a seu ritmo. Nieuwenhuis conseguiu uma pequena vantagem sobre Iserbyt, mas o belga fechou o espaço no final desta volta. Na quarta volta, Van der Haar ficou envolvido em mais uma queda, o campeão neerlandês deslocou o ombro, mas voltou a pô-lo no sítio e momentos depois abandonou a corrida. O campeão europeu Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) também não estava a ter uma boa corrida e também abandonou nesta volta.
Na sexta volta, Sweeck acabou por sofrer uma queda e foi ultrapassado por Orts. Nieuwenhuis conseguiu novamente uma pequena vantagem, mas no final da volta Iserbyt voltou a conseguir fechar o espaço. Na última, ambos foram trocar de bicicleta, mas Nieuwenhuis acabou por cometer o erro e perdeu o contacto com Iserbyt. O belga impôs o seu ritmo e conquistou assim a sua terceira vitória nesta edição da Superprestige. Nieuwenhuis mostrou-se num grande nível e acabou por ser segundo a apenas 16s de Iserbyt. Orts fez mais uma excelente corrida a seu ritmo e conseguiu ser terceiro a 41s do vencedor.
Sweeck ficou marcado pela queda e conseguiu aguentar na última volta o forte ritmo do seu colega de equipa Toon Vandebosch para ser 4º a 1:06. Niels Vandeputte (Alpecin-Deceuninck) fez uma boa corrida a seu ritmo e foi mais forte que Cameron Mason (Cyclocross Reds), nos últimos metros, para ser 6º a 1:18. Mason não teve dos melhores arranques e fez uma boa recuperação para ser 7º. Thibau Nys (Baloise Trek Lions) teve mais um dia mau na bicicleta e foi apenas 27º a 7:09 do vencedor.
Eli Iserbyt reforçou a sua liderança da Superprestige e tem agora 45pts. Laurens Sweeck é segundo e está a 14pts do seu compatriota. Gerben Kuypers e Kevin Kuhn (Circus-ReUz-Technord), Lars Van der Haar e Michael Vanthourenhout lutam pelo terceiro posto e todos têm 27pts.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Alpecin-Deceuninck