Bronze para Patrícia Duarte na Corrida por Pontos Júnior ao dia 5 de Europeus de Pista!

Terminou ontem o penúltimo dia de Campeonatos da Europa de Pista Júnior e Sub-23 no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia, com o grande destaque a ser a conquista de mais uma medalha para Portugal, por parte de Patrícia Duarte nas juniores, ao terminar a Corrida por Pontos numa fantástica terceira posição. A jornada contemplou também o Omnium para Sub-23, os 500m para as Sub-23 Femininas e o Sprint para os Masculinos, mas também o Keirin para Juniores.

Omnium Sub-23 Masculinos

O Pódio do Omnium Sub-23 com Tim Wafler, Tim Torn Teutenberg e Elmar Abma (da esquerda para a direita)

O Omnium dos Sub-23 Masculinos foi ganho pelo grande favorito à partida, e, diga-se, com algum à vontade. O alemão Tim Torn Teutenberg somou 142pts para conquistar o Título Europeu, batendo o austríaco Tim Wafler, segundo com 118pts e o neerlandês Elmar Abma, terceiro com 113pts, com duas posições mais baixas do pódio a serem decididas de forma emocionante no último sprint da Corrida por Pontos!

Na corrida inicial de Scratch, a vitória sorriu ao britânico Noah Hobbs, mas o oitavo posto na Tempo Race, ganha por Tim Wafler, retirou-o da liderança, assumida por Teutenberg, com 72pts graças ao terceiro posto em ambas as corridas. Da parte da tarde, o concurso reabriu com a corrida de Eliminação, ganha pelo belga Gianluca Pollefliet, e com Teutenberg a alargar a liderança após ser novamente terceiro. Na Corrida por Pontos final, o suíço Dominik Bieler foi o vencedor com 34pts, os mesmos de Teutenberg que assegurava a vitória final e o Título Europeu! Na luta pelas medalhas entravam Wafler, Abma, o polaco Kacper Majewski, o francês Clement Petit e o francês Mattia Pinazzi, mas foram os dois primeiros a levarem a melhor, com Abma a vencer o sprint final e Wafler a ser segundo, para garantirem a subida ao pódio final.

João Martins ao ataque numa das corridas do Omnium

João Martins, Sub-23 de primeiro ano, foi o português a alinhar no Omnium, que terminou na 14ª posição, com 36pts. João começou com um top10 no Omnium, mas foi apenas 15º na Tempo Race e 20º na Eliminação, fechando sem qualquer ponto conquistado na Corrida por Pontos.

Omnium Sub-23 Femininas

O Pódio do Omnium Sub-23 com Katrijn de Clercq, Lara Gillespie e Maike van der Duin (da esquerda para a direita)

No Omnium das Sub-23 Femininas, a irlandesa Lara Gillespie conquistou o seu segundo Título Europeu nestes Campeonatos, somando este ao da Corrida por Pontos. Gillespie terminou o concurso de Omnium com 126pts, e bateu a belga Katrijn de Clercq, segunda com 118pts, e a neerlandesa Maike van der Duin, terceira com 117pts, em mais uma corrida decidida apensa no sprint final.

A corrida de Scratch abriu este Omnium com uma vitória da britânica Sophie Lewis, com Gillespie a ser apenas 10ª e a perder pontos importantes para as adversárias. O cenário mudou de figura nas corridas seguintes, com Gillespie a vencer a Tempo Race e a corrida de Eliminação, enquanto Lewis foi apenas nona na Tempo Race e terceira na Eliminação. À entrada para a Corrida por Pontos, lideravam De Clercq e van der Duin, ambas com 104pts, apenas 2pts à frente de Gillespie e da polaca Olga Wankiewicz. Lewis somava 100pts. A Corrida por Pontos abriu com Gillespie a colocar-se de imediato na liderança, somando 16pts nos primeiros 4 sprints para colocar toda a pressão nas adversárias. Sem que qualquer delas conseguisse responder à altura ou dar uma volta de avanço, a vitória acabou por se decidir no sprint final, ganho por De Clercq para garantir a segunda posição final. Gillespie foi segunda e assegurou a vitória, e van der Duin terceira, caindo para a mesma posição na geral.

Daniela Campos à partida para uma das quatro provas do Omnium

Daniela Campos foi a representante de Portugal, e assegurou a sétima posição final! O início do concurso de Omnium para Daniela foi bastante favorável, com um sexto posto no Scratch, mas o 12º posto na Tempo Race e o 13º na Eliminação colocaram-na na 10ª posição à partida para a Corrida por Pontos. Numa prova final bem sucedida, com 10 pontos somados e vitória no sprint 5, quando tentava dar uma volta de avanço ao pelotão, Daniela terminou assim no 7º posto final, com 74pts.

Sprint Sub-23 Masculinos

O Pódio do Sprint Sub-23 com Tijmen van Loon, Mattia Predomo e Hayden Norris (da esquerda para a direita)

No Sprint dos Sub-23 Masculinos, o italiano Mattia Predomo cumpriu com o favoritismo que trazia à partida e conquistou o Título Europeu, batendo o neerlandês Tijmen van Loon em dois sprints sem contestação. O britânico Hayden Norris venceu a final pelo Bronze, batendo o seu compatriota Marcus Hiley, e completou assim o pódio.

500m TT Sub-23 Femininas

O Pódio dos 500m Sub-23 com Julie Nicolaes, Rhianna Parris-Smith e Clara Schneider (da esquerda para a direita)

No Contrarrelógio de 500 metros das Sub-23, a britânica Rhianna Parris-Smith conquistou o Título Europeu com um registo de 34:129, batendo a belga Julie Nicolaes, que terminou na posição de Prata, gastando pouco mais de duas décimas de segundo que a vencedora. O bronze ficou entregue à alemã Clara Schneider, que gastou apenas mais seis centésimos de segundo que Nicolaes.

Corrida por Pontos Juniores Masculinos

O Pódio da Corrida por Pontos Júnior com Patryk Goszczurny, Juan David Sierra e Ramazan Yilmaz (da esquerda para a direita)

A Corrida por Pontos dos Juniores Masculinos foi completamente dominada pelo italiano Juan David Sierra, que conquistou o Título Europeu com uns incríveis 70pts, resultados de duas voltas de avanço ao pelotão e quatro sprints ganhos em dez! Os adversários lutaram apenas pela Prata, com o polaco Patryk Goszczurny a alcançar a respetiva medalha, somando 39pts, enquanto o turco Ramazan Yilmaz completou o pódio, com 30pts.

Leonardo Neves em ação na Corrida por Pontos Júnior

Leonardo Neves foi o representante português, terminando no 14º lugar final, após ter conseguido pontuar 2pts no sexto dos dez sprints da corrida.

Corrida por Pontos Juniores Femininas

O Pódio da Corrida por Pontos Júnior com Leane Tabu, Seana Littbarski-Gray e Patrícia Duarte (da esquerda para a direita)

A Corrida por Pontos das Juniores Femininas trouxe uma prova muito bem disputada, ganha pela alemã Seana Littbarski-Gray, ela que terminou com 38pts para bater a francesa Leane Tabu, segunda com 31pts! Patrícia Duarte fez história para Portugal e terminou na terceira posição, com 22pts, conquistando assim a medalha de Bronze, a sua primeira nos Europeus e a segunda de Portugal nesta edição.

O esforço de Patrícia Duarte para completar a volta de avanço ao pelotão

Após o arranque mais forte da belga Laerke Expeels e da polaca Weronika Wasaty, que após seis sprints somavam 14pts, o momento decisivo da corrida deu-se no ataque das três ciclistas que compuseram o pódio final, que lhes garantiu a dobragem ao pelotão e 20pts. No sprint final, as classificações das três primeiras não se alteraram e o resultado garantiu assim uma grande medalha para Patrícia Duarte!

Keirin Juniores Masculinos

O Pódio do Keirin Júnior com Tjorven Mertens, Pete-Collin Flemming e Etienne Oliviero (da esquerda para a direita)

No Keirin dos Juniores Masculinos, o britânico Pete-Collin Flemming conquistou o Título Europeu, fazendo assim a dobradinha após já ter vencido a corrida de Sprint. O belga Tjorven Mertens foi segundo e conquistou a medalha de Prata, e o francês Etienne Oliviero terceiro, conquistando a medalha de Bronze.

Keirin Juniores Femininas

O Pódio do Keirin Júnior com Marie Louisa Drouode, Beatrice Bertolini e Anna Whitworth Hay (da esquerda para a direita)

No Keirin das Juniores Femininas foi a italiana Beatrice Bertolini a grande vencedora, conquistando um excelente Título Europeu, com a francesa Marie Louisa Drouode a ser novamente segunda e a conquistar a sua terceira medalha de Prata nestes Europeus. A britânica Anna Whitworth Hay foi terceira e conquistou a medalha de Bronze.

Fotos: UEC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock