Terceiro dia dos Europeus de Pista mostra Portugal em progressão na Perseguição Individual e um novo Recorde Mundial para Itália!
O terceiro dia de Campeonatos Europeus de Pista para os escalões Junior e Sub-23 trouxe mais uma jornada bastante intensa de corridas ao Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia. Disputaram-se os títulos de Contrarrelógio de 1 km para os Sub-23 masculinos, Perseguição Individual para Juniores, Sprint para as Juniores Femininas e Perseguição Coletiva para Sub-23.
Portugal teve três atletas em ação, Paulo Fernandes, Patrícia Duarte e Raquel Dias, todos na Perseguição Individual no escalão de Juniores, mas, infelizmente, nenhum deles passou à disputa pelas medalhas.
1km Contrarrelógio Sub-23 Masculinos
No contrarrelógio de 1 km para os Sub-23 Masculinos, o italiano Matteo Bianchi sagrou-se o novo Campeão Europeu, e por pouco não fez o km em menos de 1min, registando o tempo de 1:00:283! Em segundo lugar ficou o alemão Willy Leonhard Weinrich, gastando mais de meio segundo a mais que o vencedor. O pódio foi completo pelo neerlandês Daan Kool, que cumpriu o seu esforço já na casa do 1:01.
Perseguição Coletiva Sub-23 Feminina
Na prova de Perseguição Coletiva das Sub-23 femininas, a seleção da Grã-Bretanha com Madelaine Leech, Sophie Lewis, Grace Lister e Kate Richardson conquistou o Título Europeu num registo de 4:22:087, batendo a equipa de França, que conquistou a Prata, por quase 7s! A luta pelo Bronze foi feita entre a Itália e a Dinamarca, com a formação tricolor a conseguir conquistar a terceira posição final num registo na casa dos 4:25.
Perseguição Coletiva Sub-23 Masculina
Na perseguição coletiva dos Sub-23 masculinos, foram novamente os britânicos a dominar, conquistando o Ouro num conjunto com Josh Charlton, Joshua Giddings, Josh Tarling e Noah Hobbs, que registaram um grande tempo de 3:51:217, a menos de 9s do Recorde Mundial Elite! Na posição de Prata terminou a seleção de Itália, com mais 3s. O Bronze ficou entregue à formação da Bélgica, que bateu a Alemanha na final pela respetiva medalha.
Perseguição Individual Júnior Feminina
Na Perseguição Individual das Juniores Femininas, a italiana Federica Venturelli conquistou o Título Europeu, que soma assim ao Mundial que já havia conquistado, cumprindo os 2km em 2:18:432, a menos de 1s do Recorde do Mundo, após bater a belga Hélène Hesters por 2.5s! Na disputa pelo Bronze, a Itália voltou a levar a melhor, com Alice Toniolli a bater a britânica Ella Jamieson por menos de dois décimos de segundo para conquistar a respetiva medalha.
Patrícia Duarte e Raquel Dias foram as representantes da Seleção Portuguesa, terminando na 12ª e na 17ª posição, respetivamente.
Perseguição Individual Júnior Masculina
A Perseguição Individual dos Juniores Masculinos contou com a quebra do Recorde Mundial, com novo Campeão Europeu, o italiano Luca Giaimi a tirar 1s ao anterior recorde na prova de qualificação e 1s mais na grande final, terminando com um registo de 3:07.596, que o coloca na história! Giaimi bateu o britânico Matthew Brennan na grande final por cerca de segundo e meio, ele que bateria também o Recorde, não fosse a presença do italiano. Na disputa pelo Bronze o duelo foi apertado, com o britânico Ben Wiggins, filho de Bradley, a levar a melhor por menos de duas décimas de segundo.
Paulo Fernandes foi o representante português, e acabou a prova na 21ª posição.
No Sprint das Juniores Femininas, a ucraniana Karolina Keliukh sagrou-se a nova Campeã Europeia, numa final muito disputada que ainda teve de ir à “negra”! A francesa Marie Louisa Drouode ficou na posição de Prata, após ter vencido ainda uma das rondas da final. Na disputa pelo Bronze, a britânica Viorica Georgette Rand bateu a alemã Anastasia Kuniss.
Fotos: UEC