Corrida por Pontos avassaladora de João Martins estrela 2ª prova da Taça de Portugal de Pista de 2022!

Decorreu este sábado, no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia, a segunda prova da Taça de Portugal de Pista. Após um começo ainda muito cedo no ano, a 5 de fevereiro, a Taça de Portugal de Pista retomou este fim de semana com jornada dupla para finalizar assim a temporada dos pistards em vários escalões. Vários foram os ciclistas que se destacaram este sábado, na primeira das jornadas, com duas corridas a serem disputadas para os escalões de cadetes e juniores, o Scratch e a Corrida por Pontos.

Scratch Júnior Feminino

Vanessa Montrichard (sobre a linha azul), recém chegada a Portugal, venceu o Scratch para as Cadetes!

Na corrida de Scratch para as Juniores Femininas, as ciclistas percorreram uma distância de 7.5km, num total de 30 voltas ao velódromo, e foi a canadiana Vanessa Montrichard (Cantanhede Cycling / VESAM) a destacar-se! Chegada há pouco tempo a Portugal, Vanessa conquistou a vitória diante de Marta Carvalho e Margarida Teodósio (Extremosul / Hotel Alísios / Cenmais), que completaram o pódio.

Scratch Júnior Masculino

José Teixeira conquistou a vitória no Scratch para os Juniores!

O Scratch dos Juniores Masculinos foi dominado pela equipa da Póvoa Cycling Academy / CDC Navais, que colocou dois ciclistas no pódio após as 40 voltas ao velódromo, que totalizaram 10km de corrida. José Teixeira foi o grande vencedor, ao superar Diogo Sousa (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel). O seu colega de equipa, João Martins, especialista de pista que já representou a Seleção Nacional em corridas internacionais, foi terceiro.

Scratch Cadete Feminino

Raquel Dias venceu o Scratch nas Cadetes!

O Scratch para as Cadetes contou com 16 voltas ao velódromo, num total de 4km, e terminou com novo domínio da equipa algarvia da Extremosul. Raquel Dias (Extremosul / Hotel Alísios / Cenmais) foi a grande vencedora, com Rita Tanganho (5Quinas / Município de Albufeira / CDASJ) na segunda posição e Daniela Simão (Extremosul / Hotel Alísios / Cenmais) na terceira.

Scratch Cadete Masculino

David Ferreira venceu o Scratch dos Cadetes!

Do lado masculino, nova vitória para a Póvoa Cycling Academy / CDC Navais, com David Ferreira a vencer após os 5km e 20 voltas à pista, enquanto o segundo posto ficou entregue a Afonso Gomes (Cantanhede Cycling / 2W Engenharia) e o terceiro a Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact).

Corrida por Pontos Júnior Feminina

Marta Carvalho venceu a Corrida por Pontos nas Juniores!

Na Corrida por Pontos para as Juniores, as ciclistas percorreram 50 voltas à pista, num total de 12.5km, o que equivalia a terem 5 sprints pontuáveis, um a cada 10 voltas. Marta Carvalho foi quem entrou melhor, vencendo os primeiros dois sprints, e também o quarto, o que a colocou com 18 pontos, perante os 11pts da mais direta concorrente, Vanessa Montrichard, que não havia conseguido pontuar no segundo sprint. Precisando apenas de ser terceira na meta para vencer, Marta conseguiu terminar em segunda no último sprint, assegurando assim a vitória com 24pts. Vanessa foi segunda, com 21pts, após ter vencido o sprint final. Margarida Teodósio foi terceira, com 12pts.

Corrida por Pontos Júnior Masculina

João Martins vencendo um dos sprints que lhe deu a vitória na Corrida por Pontos dos Juniores!

A Corrida por Pontos para os Juniores foi dominada pelo especialista João Martins, que conquistou a vitória de forma avassaladora perante toda a concorrência! Com 80 voltas, totalizando 20km, a trazerem 8 sprints pontuáveis, João Martins arrancou desde cedo para uma corrida monumental, vencendo os primeiros quatro sprints, sendo segundo no quinto, e vencendo de novo o sexto. A estes 28pts, o ciclista da equipa da Póvoa de Varzim somou 3 voltas de avanço a todo o pelotão, o que lhe permitiu totalizar 88pts, que lhe deram uma vitória esmagadora! No segundo posto terminou João Marques (Escola de Ciclismo Bruno Neves), com 28pts, 20 dos quais a partir de uma volta de avanço, e no terceiro Francisco Silvestre (ACD Milharado / DriveonHolidays / Mafra), com 23pts, também ele com uma volta de avanço conquistada.

Corrida por Pontos Cadete Feminina

Daniela Simão conquistou a vitória na Corrida por Pontos das cadetes! (Foto: Inês Calvo)

Na Corrida por Pontos para as Cadetes, que totalizou 30 voltas ao velódromo, num total de 7.5km com 3 sprints pontuáveis, a disputa ficou traçada desde cedo entre três ciclistas, com Daniela Simão e Raquel Dias (Extremosul / Hotel Alísios / Cenmais), e também Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT) a chegarem ao último sprint separadas por apenas 1pt! A vencedora do sprint final venceria também a corrida, e foi assim que Daniela Simão se destacou para conquistar a vitória, com 16pts, batendo a colega de equipa, Raquel Dias, com 13pts. Bruna Gonçalves não conseguiu pontuar e foi terceira com 7pts.

Corrida por Pontos Cadete Masculina

Paulo Fernandes venceu a Corrida por Pontos dos cadetes!

A Corrida por Pontos para os Cadetes foi também ela bastante disputada, mas, desta feita, ninguém conseguiu dar voltas de avanço aos adversários. A luta fez-se nos 4 sprints que integraram as 40 voltas e os 10km do percurso, com o vencedor da corrida, Paulo Fernandes (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) a levar a melhor nos dois primeiros e no último sprint, para totalizar 22pts. O segundo posto foi para o vencedor do Scratch, David Ferreira, com 10pts, tendo vencido o terceiro sprint, e o terceiro para Afonso Gomes, com o segundo lugar na meta a permitir-lhe terminar com 8pts para fechar o pódio.

Fotos: UVP / FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock