Evie Richards e Alix Gallis vencem 1ª Taça de Portugal de XCO em Melgaço!
Decorreu neste passado fim de semana a primeira Taça de Portugal de XCO para os escalões de elites, sub-23, juniores e cadetes, em Melgaço! A primeira prova da Taça de Portugal contou com a presença da Campeã do Mundo de XCC, Evie Richards, que veio testar a sua forma a Portugal e vingou nas elites femininas. O jovem francês Alix Gallis mostrou o seu potencial ao triunfar nos elites e sub-23.
Beatriz Guerra foi o destaque português do fim de semana ao fechar o pódio das elites e ao vingar nas Sub-23 femininas. Noa Filippi e Lorena Patiño dominaram nos Juniores e Rafael Inácio e Inês Fonseca brilharam nos Cadetes.
Elites Femininas
A britânica Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli) confirmou o favoritismo e conquistou a Taça de Portugal de XCO de Melgaço nas elites femininas. A jovem americana Madigan Munro (Trek Factory Racing – Pirelli) também veio a Melgaço testar a sua forma e terminou em segundo a 4:14 da sua colega de equipa. Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) fez uma excelente corrida. Beatriz foi a melhor portuguesa e fechou o pódio a 4:59. A estoniana Maaris Meier (Sagiper – NSCP Mortágua) foi quarta a 13:38 e a portuguesa Leandra Gomes (Saertex Portugal – CriaZinvent) fechou o top5.

Elites Masculinos

Nos elites masculinos, o francês de 19 anos Alix Gallis (Sunn Factory Racing) surpreendeu com uma vitória dominante. Gallis mostrou um ótimo potencial em Melgaço e bateu o irlandês Christopher Dawson (Dawson Racing) por 44s. Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB Team) foi o melhor português e conseguiu fechar o pódio a 1:24.
João Cruz também fez uma boa corrida e foi quarto a 2:35. O espanhol Alejandro Garcia (Mondraker Factory Racing) completou o top5 a 2:48. O campeão nacional Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) foi apenas oitavo a 6:13. Gunnar Holmgren (Trek Factory Racing – Pirelli) também veio testar a sua forma a Portugal. O canadiano não teve a corrida que pretendia e foi 15º a 9:05.

Sub-23 Masculinos
Os Sub-23 presentes na corrida dos elites masculinos para além de disputarem a vitória nos elites também lutavam pelo triunfo dos Sub-23. Alix Gallis eram um deles e venceu assim também a 1ª Taça de Portugal de XCO dos Sub-23. O campeão nacional deste escalão João Cruz foi o melhor português e terminou em segundo a 2:35. Alejandro Garcia completou o pódio a 2:48. Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) foi quarto a 3:33.

Sub-23 Femininas

Tal como nos Sub-23 masculinos, as Sub-23 femininas corriam com as elites e lutavam pela vitória em ambos os escalões. A campeã nacional júnior de XCO, Beatriz Guerra confirmou o seu potencial ao vencer a Taça de Portugal de Melgaço nas Sub-23 femininas. As portuguesas Laura Simão (Marrazes – Gui – Caiado – Gosimat – Bikezone-LRA) e Mariana Machado (S.U.C MTB Racing Team) foram 2ª e 3ª, respetivamente, a uma volta de Beatriz. A campeã nacional Sub-23 de XCO, Mariana Viais (AEBTT Rio) foi quarta a duas voltas.

Juniores Masculinos

O francês Noa Filippi (Canyon Cllctv XCO), ainda júnior de 1º ano, brilhou em Melgaço e é o primeiro líder da Taça de Portugal de XCO dos juniores masculinos. Filippi dominou a corrida de início ao fim e bateu o espanhol Raul Lopez (RFEC) por 1:48. O espanhol Guillermo Parrado (QalatBike MTB Team) completou o pódio a 2:03. Daniel Franco (Guilhabreu MTB Team) foi o melhor português e terminou em quarto a 2:22.

Juniores Femininas

Nas Juniores femininas, a espanhola Lorena Patiño (Decathlon Misser Project) não deu hipótese à concorrência e é assim a primeira líder da Taça de Portugal de XCO. Patiño confirmou o seu bom potencial e bateu a francesa Lison Desprez (Vc Evron Coetmieux Lapierre) por 2:31. A espanhola Monica Estrada (La Nucia bh Coloma Academy) completou o pódio a 3:29. Margarida Vasconcelos (AXPO – First Bike Team – Vila do Conde) foi a melhor portuguesa e foi sexta a 8:11.

Cadetes Masculinos

Nos Cadetes masculinos, o português Rafael Inácio (Escola de Ciclismo de Oeiras – Parracho) brilhou e é o primeiro líder da Taça de Portugal de XCO. Rafael dominou em Melgaço e bateu os seus compatriotas Afonso Falcão (Landeiro – KTM – Matias&Araújo) e Diogo Maia (Guilhabreu MTB Team) por 1:15 e 1:31, respetivamente.

Cadetes Femininas

Inês Fonseca (Triumtermica – Águias de Alpiarça) também dominou nas cadetes femininas e é assim a primeira líder da Taça de Portugal de XCO. A portuguesa bateu as suas compatriotas Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB Team) e Bárbara Cunha (Triumtermica – Águias de Alpiarça) por 1:27 e 1:56, respetivamente. A campeã nacional de XCO em cadetes, Beatriz Rodriguez (Triumtermica – Águias de Alpiarça) foi quarta a 3:41.

Fotos: UVP/FPC