Juan Ayuso confirma bom momento de forma e conquista Trofeo Laigueglia!

O espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) venceu o Trofeo Laigueglia, uma clássica de 198.4km com partida e chegada em Laigueglia, batendo ao sprint o italiano Cristian Scaroni (XDS Astana Team) e o australiano Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team). Ayuso confirmou o seu bom início de temporada e deu a décima quarta vitória do ano à UAE Team Emirates – XRG.

Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar

O Trofeo Laigueglia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 16, Mathieu Burgaudeau (Team TotalEnergies) ficou envolvido numa queda e foi obrigado a abandonar a corrida. 12km depois, Victor Guernalec (Arkea-B&B Hotels), Kevin Colleoni (Intermarché – Wanty), Asbjorn Hellemose (Team Jayco-AlUla), Matteo Badilatti (Q36.5 Pro Cycling Team), Mattia Bais (Team Polti VisitMalta), Odd Eiking (Unibet Tietema Rockets) e Lorenzo Nespoli (MBH Bank Ballan CSB) atacaram e formaram a fuga do dia.

Ao km 35, Alex Tolio (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Johan Meens (Wagner Bazin WB) fizeram a ponte para o grupo da frente. A UAE Team Emirates – XRG assumiu o comando do pelotão e dava à fuga uma vantagem de 3:00. A cerca de 70km do fim, a EF Education – EasyPost juntou-se à equipa dos Emirados Árabes Únidos na frente do pelotão e a vantagem da fuga começava a cair.

Corrida começa a partir no circuito final

A 54km do fim, um corte aconteceu no pelotão. 4km depois, vários dos ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no pelotão. A 43km do fim, os ciclistas entraram na primeira passagem na Colla Micheri, com 2km a 8%. Eiking conseguiu de imediato um pequeno espaço, mas no topo da subida, recebeu a companhia de Mattia Bais e Badilatti. 6km depois, Tolio e Colleoni também reentrar no grupo da frente.

A 32km do fim, na segunda passagem na Colla Micheri, Tolio e Colleoni cederam e foram alcançados. 2km depois, Mattia Bais atacou e conseguiu uma pequena vantagem. Após a descida, Badilatti e Eiking juntaram-se novamente ao italiano. A 26km do fim, alguns ataques aconteceram no pelotão. Um pequeno grupo chegou a fazer a ponte para o trio da frente, mas a UAE Team Emirates – XRG rapidamente fechou o espaço.

Corrida parte completamente na 3ª passagem na Colla Micheri

A 22km do fim, no início da terceira passagem na Colla Micheri, Neilson Powless (EF Education – EasyPost) atacou, mas António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) fechou de imediato o espaço. O português passou para o comando do pelotão e impunha um ritmo elevado em prol de Juan Ayuso. Estes dois momentos fizeram com que o pelotão se partisse, mas os principais nomes estavam bem colocados.

António Morgado lançou o primeiro ataque de Juan Ayuso no Trofeo Laigueglia
António Morgado lançou o primeiro ataque de Juan Ayuso no Trofeo Laigueglia

A 20.9km do fim, Morgado abriu para o lado e Ayuso atacou. O espanhol foi seguido por Powless e Cristian Scaroni. Michael Storer impôs o seu ritmo e a solo tentava chegar ao três. Poucos metros depois, Scaroni atacou e Powless acabou por ceder. A 17km do fim, Powless e Storer chegaram a Ayuso e Scaroni. A colaboração entre os quatro não era a ideal e tinham 20s de vantagem sobre Alberto Bettiol (XDS Astana Team), Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers), Simone Gualdi (Intermarché – Wanty), Ewen Costiou (Arkea-B&B Hotels), Alessadro Pinarello (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla).

Corrida bastante ofensiva com quatro ciclistas a destacarem-se

A 14km da meta, na Capo Mele, com 2km a 3.4%, Ayuso atacou e foi seguido por Scaroni e Storer. Powless passou dificuldades, mas a ritmo reentrou no grupo da frente. 2km depois, Storer conseguiu um pequeno espaço no início da última passagem na Colla Micheri, mas Ayuso fechou o espaço. Louis Barré (Intermarché – Wanty), Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers), Matteo Vercher (Team TotalEnergies) e Giovanni Carboni (Unibet Tietema Rockets) juntaram-se ao grupo perseguidor. Poucos metros depois, De Pretto atacou e fez a ponte para o grupo da frente.

A 11km da meta, Ayuso atacou e foi apenas seguido por Scaroni. 1km depois, o italiano tentou largar o espanhol, mas não teve sucesso. Powless perseguia a solo o duo da frente e tinha Storer poucos metros atrás de si. Barré chegou a fazer a ponte para Storer, mas acabou por quebrar perto do topo da subida. A 6km da meta, Powless reentrou no grupo da frente. 2.5km depois, na Capo Mele, Ayuso atacou e foi seguido por Scaroni. Powless não foi ao choque e a ritmo chegou novamente ao dois. Os três começaram a marcar-se e Storer também se juntou à luta pela vitória.

Sprint imperial de Juan Ayuso no Trofeo Laigueglia

No km final, os quatro da frente estavam a marcar-se bastante. Giovanni Carboni saltou do grupo perseguidor e estava a aproximar-se do grupo da frente. Nos metros finais, Juan Ayuso lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua segunda vitória da temporada no Trofeo Laigueglia. Cristian Scaroni conseguiu passar Michael Storer e Neilson Powless com o esticar da bicicleta para ser segundo.

Carboni fechou o top5 a 3s e somou 85pts UCI para a Unibet Tietema Rockets. Magnus Sheffield também tinha atacado e acabou por ser sexto a 13s. Louis Barré confirmou mais uma vez o seu bom início de temporada ao ser oitavo a 23s. Destaca-se a grande corrida do italiano de 19 anos Simone Gualdi que conseguiu fechar o top10.

António Morgado fez um grande trabalho em prol de Juan Ayuso. O português chegou no pelotão e terminou em 25º a 1:13.

O pódio do Trofeo Laigueglia com Cristian Scaroni, Juan Ayuso e Michael Storer
O pódio do Trofeo Laigueglia com Cristian Scaroni, Juan Ayuso e Michael Storer

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock