João Cruz e Ana Santos confirmam vitória na Taça de Portugal de Ciclocrosse em Ansião!
A Taça de Portugal de Ciclocrosse chegou hoje ao fim com mais uma série de excelentes corridas em Ansião, que coroaram as vitórias de João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) nas categorias Elite e Sub-23, após a vitória na prova final! Os dois ciclistas conseguiram levar a melhor sobre os seus oponentes e confirmaram o triunfo na geral da Taça com o triunfo, após já terem entrado na corrida na liderança. Nas Cadetes Femininas, Beatriz Rodrigues (Águias Alpiarça / Triumtermica) não venceu a corrida, mas confirmou a vitória na geral da Taça com o segundo posto.
Elites Masculinos
João Cruz confirmou a vitória na Taça de Portugal com o seu quarto triunfo consecutivo em corridas desta competição! O ciclista da equipa de Vila do Conde conseguiu isolar-se para uma nova vitória, e terminou com 40s de vantagem sobre o seu rival nesta edição da Taça, Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), que hoje foi segundo. O Campeão Nacional Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) concluiu na terceira posição, a 1:16.
Na geral da Taça, João Cruz validou o seu primeiro triunfo Elite, com 270pts, resultado de quatro vitórias e um terceiro posto em cinco corridas. Rafael Sousa foi segundo, com 203pts, somando uma vitória, dois segundos postos e um terceiro lugar. Roberto Ferreira foi terceiro, com 164pts, tendo sido duas vezes segundo e uma vez terceiro.
Elites Femininas
Nas Elites Femininas, Ana Santos voltou a realizar uma corrida praticamente imaculada, terminando com tempo e espaço para celebrar uma nova vitória na Taça de Portugal Elite. Ana terminou em 49:54, e deixou Joana Monteiro na segunda posição, com mais 3:20, enquanto Beatriz Sousa (Guilhabreu MTB) completou o pódio, a uns longínquos 10:45.
Na geral da Taça, Ana Santos voltou a conquistar a vitória, após uma temporada de 2022/23 em que esteve ausente da maior parte das corridas por problemas cardíacos, somando 256pts com quatro triunfos conquistados em cinco corridas. Joana Monteiro foi segunda, com 210pts, totalizando uma vitória, três segundos lugares e um terceiro, e Beatriz Sousa terceira, com 140pts, sendo três vezes terceira.
Sub-23 Masculinos
A vitória Elite deu a João Cruz também a vitória na categoria Sub-23, e o segundo posto a Rafael Sousa. Os dois jovens ciclistas têm-se evidenciando no escalão máximo sendo ainda parte do escalão Sub-23, e dominaram também por completo na categoria mais jovem das duas. Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) foi terceiro, a 3:45, um resultado que lhe permitiu fechar o top5 na categoria Elite.
Na geral da Taça, João Cruz conquistou também a vitória, com 280pts, somando quatro vitórias e um segundo posto, enquanto Rafael Sousa foi também segundo, com 245pts, resultado de uma vitória e quatro segundos lugares. Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) foi terceiro, com 115pts, tendo hoje uma corrida menos bem conseguida que as anteriores.
Sub-23 Femininas
Também do lado feminino, Ana Santos conquistou a vitória nas Sub-23 após o triunfo Elite, deixando a medalhada de bronze no escalão máximo, Beatriz Sousa, na segunda posição, a 10:45. Laura Simão (BTT Loulé / Elevis) foi terceira, a 15:01.
Na geral da Taça, Ana somou 280pts, com quatro vitórias e um segundo posto, batendo Beatriz Sousa, que foi segunda com 234pts, após vencer uma corrida e juntar-lhe quatro segundas posições. Laura Simão foi terceira, com 155pts, obtendo um segundo lugar e três terceiros.
Juniores Masculinos
Nos Juniores, Duarte Galvão (Aguias Alpiarça / Triumtermica / Remax) conseguiu terminar com chave de ouro e conquistar a sua primeira vitória da temporada, numa corrida em que foi absolutamente avassalador! Duarte terminou em 44:57, e deixou o vencedor da geral da Taça, João Fonseca (Clube BTT Matosinhos), na segunda posição, a 1:53. Diogo Pinguinha (BTT Loulé / Elevis) foi terceiro, a 2:27.
Na geral da Taça, João Fonseca já tinha alcançado a vitória, fechando com um total de 294pts, com quatro vitórias e um segundo posto. Duarte Galvão confirmou o segundo lugar com 204pts, obtendo uma vitória, dois segundos e dois terceiros lugares, e Diogo Pinguinha fechou o pódio com 171pts, somando dois segundos e três terceiros lugares.
Juniores Femininas
Na corrida das Juniores, Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) voltou a evidenciar-se e a conquistar o seu terceiro triunfo em outras tantas corridas, batendo a sua única adversária para o dia, Margarida Vasconcelos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) por 4:09.
Na geral da Taça, Margarida sagrou-se a grande vencedora com 258pts, tendo vencido duas corridas e sido três vezes segunda. Beatriz ficou na posição de prata, após vencer as três corridas em que participou e somado 180pts, e Daniela Isidoro (Baloise WB Ladies) na posição de bronze com 108pts, após ser uma vez segunda e duas vezes terceira.
Cadetes Masculinos
Nos Cadetes Masculinos, Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB) encerrou a campanha na Taça de Portugal da melhor forma, alcançando uma vitória dominadora na corrida final! O ainda cadete de 1º ano, Afonso Silva (Landeiro | KTM | Matias/Araújo | Frulact), alcançou um brilhante segundo lugar, com 1:02 de atraso, enquanto o vencedor da Taça, João Vigário (DOMARSA / Santa Cruz / Bicicastro), fechou no terceiro posto, a 1:16.
Na geral da Taça, João Vigário foi o vencedor, com 290pts, somando três vitórias, dois segundos e um terceiro lugar. Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) foi segundo, com 196pts, após o quarto lugar na corrida final, e Gonçalo Costa completou o pódio, com 192pts.
Cadetes Femininas
Nas Cadetes Femininas, a corrida final contou com uma nova vencedora na temporada, já que Estela Guerra (BTT Loulé / Elevis) cumpriu uma fabulosa prestação, que lhe deu a primeira vitória e por uma grande margem! A adversária mais próxima foi Beatriz Rodrigues, a 1:06, que confirmou também a vitória na Taça. Bárbara Cunha completou o pódio, a 1:45 da vencedora.
Na geral da Taça, Beatriz Rodrigues sagrou-se a grande vencedora, com 275pts, após vencer três corridas e ser uma vez segunda e outra terceira. Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB) fechou na posição de prata, com 255pts, após ser apenas quarta nesta corrida final, e Estela Guerra completou o pódio, com 220pts.
Fotos: UVP/FPC