Joris Nieuwenhuis e Manon Bakker estreiam-se a vencer na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Val di Sole!

Os neerlandeses Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions) e Manon Bakker (Crelan – Corendon) venceram, esta tarde, a sétima prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024, disputada no circuito de Val di Sole, na Itália.

Elites Masculinos

O neerlandês Joris Nieuwenhuis conquistou a sua primeira vitória na Taça do Mundo de Ciclocrosse após uma exibição dominante em Val di Sole. Nieuwenhuis isolou-se logo na primeira volta e superou por 1:01 o belga Niels Vandeputte (Alpecin-Deceuninck), que igualou o seu melhor resultado na Taça do Mundo. O jovem belga Joran Wyseure (Crelan – Corendon) foi terceiro a 1:33, conseguindo assim o seu melhor resultado na Taça do Mundo de elites.

A prova masculina começou com um ritmo elevado e logo nas primeiras curvas, Joris Nieuwenhuis mostrou a sua potência e a sua técnica e isolou-se na frente da corrida. Niels Vandeputte também mostrou que se dá muito bem nestas condições e isolou-se na perseguição ao neerlandês. Nieuwenhuis acabou por cometer um erro que fez com que Vandeputte o alcançasse, mas rapidamente o neerlandês aumentou o ritmo e largou o belga novamente. No final da volta inicial, Nieuwenhuis tinha 10s de vantagem sobre Vandeputte. A 34s na terceira posição seguia Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) que tinha Toon Vandebosch, Laurens Sweeck e Joran Wyseure (Crelan – Corendon), Michael Vanthourenhout e Kyan Kamp (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Kevin Kuhn (Circus-ReUz-Technord) poucos segundos atrás de si.

Na segunda volta, Nieuwenhuis continuou com o seu ritmo elevado e aumentou a sua vantagem sobre Vandeputte para 16s. Sweeck fez a ponte para Iserbyt e, no final da volta, o belga da Corendon conseguiu uma vantagem de 3s sobre o seu compatriota da Pauwels. Wyseure, Vandebosch e Vanthourenhout estavam a apenas 8s de Sweeck e continuavam na luta pelo último lugar do pódio. Na terceira volta, Iserbyt, Vandebosch, Wyseure e Vanthourenhout alcançaram Sweeck. Wyseure subiu para a frente deste grupo e atacou, conseguindo isolar-se na terceira posição. Nieuwenhuis manteve o seu ritmo e tinha 36s de vantagem sobre Vandeputte, 1:08 sobre Wyseure e 1:24 sobre Iserbyt, Vanthourenhout e Sweeck.

Na quarta volta, Vandeputte passou algumas dificuldades e via Wyseure aproximar-se. Vanthourenhout largou Iserbyt e Sweeck e o Campeão da Europa tentava reentrar na luta pelo pódio. Nieuwenhuis tinha agora 47s de vantagem sobre Vandeputte, 1:04 sobre Wyseure e 1:24 sobre Vanthourenhout. Na quinta volta, Nieuwenhuis manteve o seu forte ritmo e continuou com uma grande vantagem sobre os perseguidores. Vandeputte voltou ao seu ritmo inicial e o belga conseguiu aumentar a sua vantagem sobre Wyseure. Vanthourenhout não estava a conseguir ganhar tempo e o pódio estava praticamente garantido para Wyseure.

Nas voltas finais, Nieuwenhuis continuou com o seu ritmo e o neerlandês conseguiu assim a sua primeira vitória na Taça do Mundo de Ciclocrosse num dos principais palcos. Vandeputte cruzou a linha de meta a 1:01 e o belga repetiu o seu feito de 2022, sendo segundo em Val di Sole. Wyseure conseguiu o seu melhor resultado na Taça do Mundo de Ciclocrosse ao ser 3º a 1:33. Vanthourenhout foi 4º a 2:05 e Iserbyt foi 5º a 2:08 após ser mais forte ao sprint que Sweeck. Cameron Mason (Cyclocross Reds) não teve um bom arranque, acabou por subir poucas posições e foi apenas 11º a 3:09.

Eli Iserbyt manteve a liderança da Taça do Mundo de Ciclocrosse e tem agora 201pts. Pim Ronhaar e Lars Van de Haar (Baloise Trek Lions) não participaram na prova de hoje, mas os dois segundo em 2º e 3º na geral, respetivamente. Ronhaar está a 55pts de Iserbyt e Van der Haar a 57pts.

Pódio Final com Niels Vandeputte – Joris Nieuwenhuis – Joran Wyseure (Foto: UCI)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Elites Femininas

Manon Bakker conquistou a maior vitória da sua carreira (Foto: Dario Belingheri/Getty Images)

A neerlandesa Manon Bakker estreou-se a vencer na Taça do Mundo de Ciclocrosse após uma exibição de gala no palco mítico de Val di Sole! A neerlandesa conseguiu superar a líder da Taça do Mundo, Ceylin Alvarado (Alpecin – Deceuninck) na última volta, e chegar isolada, com 23s de vantagem sobre a compatriota, que voltou a ser segunda. Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) teve uma corrida abaixo do esperado, e foi terceira, já a 1:35.

A corrida feminina começou com uma entrada atribulada na neve, que viu Ceylin Alvarado cair na primeira curva mais escorregadia e atrasar todo o pelotão atrás de si. Sara Casasola (FAS Airport Services – Guericiotti) e Valentina Corvi (Seleção Nacional de Itália) saíram nas primeiras posições, mas com Alvarado sem desarmar logo atrás da dupla e Puck Pieterse um pouco mais atrás. Numa zona de mais potência, foi Kristyna Zemanová (Brilon Racing Team MB) a escapar e a abrir uma boa vantagem sobre as adversárias. Na perseguição, evidenciavam-se Casasola e Alvarado, com Pieterse a parecer passar por maiores dificuldades.

A líder da Taça do Mundo aproveitou bem o momento da recuperação, e conseguiu passar para a frente da Campeã Checa, enquanto Manon Bakker aproveitava para se isolar na perseguição, perante as dificuldades de Casasola, Pieterse e Corvi. Também na frente o percurso não estava fácil para Alvarado, que por várias vezes caiu, mas a técnica da neerlandesa permitiu-lhe manter-se sempre na frente. No final da primeira de quatro voltas, Alvarado liderava com Zemanova, com Bakker a apenas 3s. Mais atrás, Pieterse e Casasola perdiam já 25s.

Na segunda volta, Alvarado começou por ganhar vantagem sobre as duas adversárias, mas foi na chegada a um muro bastante escorregadio que cometeu o primeiro erro grave, e permitiu que as adversárias rapidamente encostassem. Porém, a líder da Taça do Mundo voltou a escapar momentos depois. A partir daqui, a vantagem aumentou progressivamente, e foi Zemanová a passar pior na perseguição e a deixar Bakker sozinha no segundo posto. Em nova passagem pela meta, Alvarado contava já com 15s sobre Bakker, enquanto Zemanová perdia já 38s, com Pieterse a encostar atrás de si.

No início da terceira volta, Pieterse aproveitou a ocasião para se isolar no terceiro posto, mas Zemanová conseguiu responder e agarrar-se à luta pelo pódio por alguns momentos. Alvarado acabou por cometer alguns pequenos erros, e Bakker aproveitou para fazer uma volta imaculada e cruzar a meta na entrada para a quarta e última volta com apenas 2s de atraso. Pieterse seguia já isolada no terceiro lugar, a 33s da sua compatriota.

Alvarado voltou a entrar na quarta volta com alguns erros, e Bakker aproveitou para tomar o comando da corrida, mas não sem que a líder da Taça do Mundo se agarrasse à sua roda. As duas não se largaram durante inúmeros minutos, até que Bakker colocou o pé no chão num pequeno topo, e a partir daí Alvarado voltou a cometer os pequenos erros que haviam feito a adversária aproximar-se, perdendo cerca de 5s. A técnica de Bakker permitiu-lhe manter-se na frente sem perder terreno, para conquistar a sua primeira vitória na Taça do Mundo, num dos mais míticos palcos! Alvarado levantou o pé na fase final, quando percebeu que já não alcançaria a compatriota, e foi segunda a 23s. Pieterse permitiu que Zemanová se aproximasse na volta final, e a luta pelo terceiro posto reabriu, mas a Campeã Neerlandesa completaria mesmo o pódio, mas já a 1:35. Zemanová foi quarta, a 1:47, e alcançou também o seu melhor resultado de carreira. Destaca-se a excelente corrida da italiana de 18 anos Valentina Corvi que foi 6ª a 2:34.

Ceylin Alvarado segue líder da Taça do Mundo de Ciclocrosse e soma agora 195pts. Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) não participou na corrida de hoje, mas a neerlandesa segue em segundo na geral e está agora a 60pts de Alvarado. Com a vitória de hoje, Manon Bakker subiu a terceira na geral e tem 133pts.

Pódio Final com Ceylin Alvarado – Manon Bakker – Puck Pieterse (Foto: UCI)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock