Ana Santos e Rafael Sousa vencem em Oliveira de Azeméis e são os novos líderes da Taça de Portugal de Ciclocrosse!
A juventude veio para ficar e voltou a dominar mais uma ronda da Taça de Portugal de Ciclocrosse entre os ciclistas nacionais! Depois de no C2 de Melgaço terem sido os melhores ciclistas portugueses, eis que 15 dias depois, em Oliveira de Azeméis, Rafael Sousa e Ana Santos, ambos ainda em idade Sub23, voltaram a ser superiores à concorrência, e conquistaram desta feita a vitória, em duas corridas algo distintas, para se tornarem também os novos líderes da Taça de Portugal!
Elites Masculinos
Na corrida dos Elites Masculinos, Rafael Sousa (Guilhabreu MTB) realizou uma grande prova e conquistou a vitória após 57:41 minutos de prova, batendo Mário Costa por 2s e João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) por 10s, para se estrear a vencer em Sub23 e em Elites, e ascender também à liderança da classificação geral da Taça!
Após ter tomado a liderança na corrida durante a primeira volta, Rafael Sousa acabou por ceder terreno para Mário Costa, que ao final da terceira volta tomava a liderança. Apenas Rafael Sousa e João Cruz conseguiram seguir próximos do ciclista de Vila do Conde. O espaço foi fechado à entrada para a volta final, onde o jovem ciclista da equipa de Guilhabreu se superiorizou para vencer em solitário, com Mário Costa a superar João Cruz pelo segundo posto.

Com a vitória na corrida, Rafael Sousa é agora o novo líder da Taça de Portugal Elite, com 68pts, perante os 60pts de Felipe Orts (Burgos – BH), vencedor da corrida inaugural. Mário Costa é agora terceiro, com 40pts.
Elites Femininas

Nas Elites Femininas, Ana Santos (X-Sauce Factory Team) começou desde cedo a dominar a corrida, e conquistou uma vitória tranquila, batendo Joana Monteiro por 2:07. A histórica Isabel Caetano (Cantanhede Cycling / VESAM) foi terceira, a 3:36.

Na geral da Taça, Ana Santos lidera com 76pts, com a vencedora da primeira prova, Laura Verdonschot (De Ceuster – Bonache) a ser agora segunda, com 60pts. Joana Monteiro é terceira, com 40pts.
Sub-23 Masculinos

A vitória na corrida Sub-23 foi discutida entre Rafael Sousa e João Cruz, enquanto disputavam a vitória Elite, com Rafael Sousa a levar a melhor e a triunfar, enquanto o ciclista da equipa de Vila do Conde terminou na segunda posição, a 10s. João Oliveira (Porminho Team U23) foi terceiro, a 6:31.
Na geral da Taça, Rafael Sousa comanda com 86pts, perante os 60pts do vencedor da primeira corrida, Yorben Lauryssen (Pauwels Sauzen – Bingoal). João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) é agora terceiro, com 40pts.
Sub-23 Femininas

A vitória Elite deu também a Ana Santos o triunfo nas Sub-23, e de forma ainda mais evidente, com o segundo posto a ser entregue a Beatriz Sousa (Guilhabreu MTB), que gastou mais 5:37, e o terceiro a Laura Simão (BTT Loulé / Elevis), que terminou 8:12 depois da vencedora.
Na geral, Ana Santos lidera com 100pts, tendo também a vencedora da prova inaugural, Julie Brouwers (Circus – ReUz – Technord) na segunda posição, com 60pts. Beatriz Sousa é terceira, com 54pts.
Juniores Masculinos

Nos Juniores Masculinos, João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) conquistou a vitória após já ter sido o melhor português na primeira ronda, batendo Diogo Pinguinha (BTT Loulé / Elevis), ainda júnior de primeiro ano, por 21s, e Duarte Galvão (Aguias Alpiarça / Triumtermica / Remax) por 1:26.
Na geral da Taça, João Fonseca comanda com 74pts, tendo o vencedor da primeira ronda, Hodei Muñoz (Alimco Campagnolo) na segunda posição, com 60pts. Diogo Pinguinha é terceiro, com 41pts.
Juniores Femininas

Margarida Vasconcelos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi a única júnior a partir para a segunda corrida desta Taça de Portugal de Ciclocrosse, e conquistou naturalmente a vitória, que lhe permitiu subir à liderança da geral, com 78pts. A vencedora da primeira ronda, a espanhola Lorena Patiño (XSM) é segunda, com 60pts, e a sua compatriota Irati Aranguren (Andoain) terceira, com 40pts.
Cadetes Masculinos

Nos Cadetes Masculinos, João Vigário (DOMARSA / Santa Cruz / Bicicastro) repetiu a vitória de Melgaço e voltou a triunfar em Oliveira de Azeméis, batendo Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) por 28s e Xavier Gaspar (Marrazes / Gui / Brejinho / BikeZone-Leiria) por 57s.
Na geral da Taça, João Vigário tem agora 120pts e uma liderança bastante confortável de quase uma corrida, com Hugo Ramalho em segundo, com 65pts, e André Ribeiro (Guilhabreu MTB) em terceiro, com 41pts.
Cadetes Femininas

Nas Cadetes Femininas, Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB) também repetiu a façanha da primeira corrida e fez o bis, conquistando a corrida de Oliveira de Azeméis com 39s sobre Estela Guerra (BTT Loulé / Elevis) e 1:25 sobre Beatriz Rodrigues (Águias Alpiarça / Triumtermica).
Na geral da Taça, Rita Fontinhas comanda com 120pts, tendo Estela Guerra na segunda posição, com 80pts, como a rival mais próxima! Beatriz Rodrigues é terceira, com 55pts.
Fotos: UVP/FPC