Mário Costa e Joana Monteiro repetem vitória no CX de Santo Tirso!
Decorreu esta manhã a terceira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, em Santo Tirso, com o traçado dos últimos Campeonatos Nacionais a receber assim a jornada intermédia da competição. Na corrida estava também a segunda prova da Superliga de Ciclocrosse do Porto. O dia começou por ser de sol, mas rapidamente chegou a chuva, endurecendo o circuito e tornando-o bastante enlameado e difícil em várias zonas.
Elites Masculinos
Na corrida dos Elites Masculinos, o Campeão Nacional, Mário Costa (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi o grande vencedor, após dominar a corrida desde o seu início. O seu colega de equipa, Bruno Silva (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), conseguiu acompanhá-lo durante volta e meia, mas começou depois a abrir espaço. Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) e Márcio Barbosa (ABTF – Betão Feirense) seguiam mais atrás, a cerca de 15s.
Até ao começo da quinta volta, Bruno conseguiu manter a distância de pouco mais de 5s para o Campeão Nacional, mas acabou por quebrar ligeiramente no final, enquanto Roberto vinha em progressão. Mário Costa venceu em solitário, mas tinha Roberto já à perna, chegando a apenas 9s. Bruno foi terceiro, a 24s, enquanto o anterior líder da Taça, Márcio Barbosa, foi quarto, a 41s.
Elites Femininas
Na corrida das Elites Femininas, Joana Monteiro (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi também ela dominadora desde início, abrindo espaço que as adversárias não mais conseguiram fechar. A vitória foi tranquila para Joana, enquanto Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva) foi segunda, a 53s. A luta pela terceira posição foi a mais emocionante da corrida, com Jéssica Costa (Guilhabreu BTT), Catarina Lopes e Marta Branco (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) a procurarem o bronze. A ciclista de Guilhabreu levou a melhor no final e chegou a 1:13, enquanto as atletas da AXPO disputaram o sprint pelo quarto posto, a 1:21, com Catarina a levar a melhor.
Sub23 Masculinos
Nos Sub23, João Silva (Guilhabreu BTT) conseguiu também uma grande vantagem desde cedo e não deu hipótese aos adversários, com um registo que lhe valeu o sétimo posto nos Elites. A luta pelo segundo posto foi renhida, com Tomás Mota a rodar muito tempo na segunda posição, mas a acabar por ceder depois e a ficar fora dos três primeiros. Com uma corrida muito constante e de trás para a frente, Carlos Viana (Casa Myzé Team) foi segundo, a 36s, enquanto o líder da Taça nos Sub23, João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi terceiro, a 38s.
Juniores Femininas
A corrida de juniores femininas não teve grande história, com Beatriz Guerra (BTT Loulé / Elevis) a conquistar uma folgada vitória, enquanto Daniela Isidoro (Agência Avenida / D´Helvetia) fez uma corrida tranquila e foi segunda, a 9:30.
Juniores Masculinos
Nos juniores, o Campeão Nacional, Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) foi dominador, destacando-se desde a primeira volta, para bater toda a concorrência em grande estilo! Pedro Cunha (Penafiel Bike Clube) foi segundo, a 50s, e Duarte Galvão (Águias Alpiarça / Di´Bikes / Crédito Agrícola) terceiro, a 1:12.
Cadetes Femininas
Nas cadetes, foi a Campeã Nacional, Margarida Vasconcelos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), a conquistar a vitória, batendo Matilde Moreira (Penafiel Bike Clube) por 9:08.
Cadetes Masculinos
Nos cadetes masculinos, a vitória sorriu desta feita a Hugo Ramalho (BTT Matosinhos), ele que bateu Diogo Pinguinha (BTT Loulé / Elevis) numa apertada luta até final, materializada em 12s de diferença. O vencedor das duas primeiras rondas, Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), teve um problema mecânico logo na primeira volta, que o fez perder algum tempo. Ainda assim, e em progressiva recuperação, o corredor da equipa de Roriz conseguiu fechar na terceira posição, já mesmo nos últimos metros, chegando 52s depois.
Escolas Femininas
Nas escolas, as ciclistas da Águias Alpiarça / Triumtermica / Quinta Atela voltaram a destacar-se, com Bárbara Cunha a conquistar mais uma grande vitória. Logo na primeira volta, Bárbara destacou-se e não mais foi alcançada, terminando com 1:09 sobre a sua colega de equipa, Inês Fonseca, em nova dobradinha. O pódio ficou completo com Diana Silva (Escola Ciclismo BilaBiker´s), a 1:39.
Escolas Masculinos
Nos escolas, Afonso Silva (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) voltou a conquistar a vitória, com um grande triunfo sobre a concorrência! O jovem da equipa de Roriz isolou-se logo na primeira volta, e os adversários não tiveram andamento para o alcançar, com Pedro Martins (Escola Ciclismo BilaBiker´s) a ser segundo, a 41s, e José Bancaleiro (Bancaleiro Bikes – Escola de Ciclismo de Portalegre) terceiro, a 46s.
Master30 Masculinos
Nos Master30, o Campeão Nacional Augusto Midão (Rompe Trilhos / Ajpcar) conquistou uma vitória folgada, destacando-se dos adversários logo na primeira volta, para vencer isolado e com bastante margem! A luta pelo segundo posto ainda foi intensa na primeira metade da corrida, mas Ismael Graça (Korpo Activo / Penacova) conseguiu superar os adversários para terminar no segundo posto, a 40s. A luta pela terceira posição foi mesmo até final, com Casimiro Oliveira a surpreender e a fechar na posição de bronze, a 1:37.
Master30 Femininos
Do lado feminino, Ana Barata voltou a conquistar a vitória, em mais um excelente duelo frente a Patrícia Rosa! A diferença desta vez situou-se em apenas 30s, numa corrida muito bem disputada! Célia Silva (Proteu Cycling Team – Casa do Povo de Retorta) foi terceira, a 12:02.
Master40 Masculinos
Nos Master40, o Senhor Ciclocrosse, Rogério Matos (Rompe Trilhos / Ajpcar) dominou a corrida desde o primeiro momento e conquistou mais uma grande vitória, com uma última volta tranquila, e sem correr riscos! O segundo posto foi para Manuel Lopes (Guilhabreu BTT), a 46s, e o terceiro para Pedro Marques (BTT Seia), a 1:19.
Master40 Femininos
Nas Master40, a Campeã Nacional Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal / Edaetech) voltou a vencer, terminando desta feita com 3:03 de vantagem sobre Marisa Costa (Korpo Activo / Penacova), numa corrida bastante difícil pelas condições do percurso.
Master50 Masculinos
Nos Master50, o Campeão Nacional António Passos (Rompe Trilhos / Ajpcar) conquistou uma grande vitória, colocando uma diferença absurda sobre toda a concorrência! Mário Costa (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi segundo, a 4:37, e Carlos Araújo (Clube BTT Matosinhos) terceiro, a 4:38, após uma disputa quase até aos últimos metros.
Master60 Masculinos
Nos Master60, Joaquim Pinto (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) foi novamente o grande vencedor, conquistando a vitória com 1:21 sobre José Reis e 3:53 sobre João Pinto (Boavista / Servigás / Nast).