Fem Van Empel é Tricampeã do Mundo de Ciclocrosse!

A neerlandesa Fem Van Empel venceu os Campeonatos do Mundo de Ciclocrosse nas elites femininas, disputados no circuito de Liévin, na França. Van Empel continua a fazer história e irá envergar pelo terceiro ano consecutivo a camisola arco-íris. A neerlandesa Lucinda Brand perdeu o contacto com a sua compatriota mesmo na última curva, após lhe saltar o pedal, e acabou por ser segunda a 18s. Puck Pieterse completou o pódio neerlandês a 1:09.

Trio neerlandês ganha espaço importante

Os Campeonatos do Mundo de Ciclocrosse das elites femininas começou com um belo arranque de Amandine Fouquenet (Seleção da França). Puck Pieterse não demorou muito a passar a francesa e aumentar o ritmo. Fem Van Empel foi a única que conseguiu agarrar a roda da sua compatriota. A corrida partiu completamente após a movimentação das duas neerlandesas que terminaram a primeira volta com 9s de vantagem sobre Lucinda Brand e 14s sobre Blanka Vas (Seleção da Hungria). Ceylin Alvarado (Seleção dos Países Baixos) seguia com a sua compatriota Inge Van der Heijden a mais de 20s.

No início da segunda volta, o pedal saltou a Van Empel, mas acabou por não perder o contacto com Pieterse. Brand seguia na sua recuperação a ritmo e conseguiu fazer a ponte para as suas compatriotas. Van Empel e Brand aceleraram várias vezes durante a volta, mas nenhuma delas conseguiu isolar-se. Na última curva, o pedal saltou novamente a Van Empel, mas acabou por não perder o contacto com a dianteira. Vas seguia na quarta colocação a mais de 20s da frente da corrida.

Puck Pieterse deixa de ter capacidade para seguir Fem Van Empel e Lucinda Brand

Na terceira volta, Van Empel trocou de bicicleta e rapidamente subiu para o comando. A neerlandesa aumentou de imediato o ritmo e só Brand conseguiu agarrar a sua roda. Pieterse passou algumas dificuldades e terminou a volta a 10s das suas compatriotas. Na volta seguinte, Van Empel e Brand tentaram ambas isolar-se na frente da corrida, mas nenhuma delas teve sucesso. As duas ainda assim aumentaram a vantagem que tinham sobre Pieterse para 15s.

Na penúltima volta, Van Empel foi novamente trocar de bicicleta. Brand aproveitou para acelerar e conseguiu um bom espaço sobre a sua compatriota. A diferença entre as duas, no início da volta final, era de apenas 4s. Pieterse continua a passar dificuldades, mas tinha o terceiro lugar praticamente garantido. Inge Van der Heijden conseguiu passar por Blanka Vas e tentava garantir o quarto posto.

FemTastic conquista as ruas de Liévin

Nas primeiras zonas técnicas da última volta, Van Empel conseguiu fechar o espaço para Brand. As duas lutavam bastante pelo posicionamento, pois sabiam que seria fundamental para a reta final. Depois de várias tentativas, Van Empel conseguiu passar Brand e acelerou, mas não conseguiu largar a sua compatriota. Na última curva, o pedal acabou por saltar a Brand numa lomba e perdeu assim o contacto com a frente da corrida. Van Empel ganhou um espaço importante e tornou-se assim, pelo terceiro ano consecutivo, Campeã do Mundo de Ciclocrosse em elites.

Lucinda Brand ficou perto do seu segundo Título Mundial, mas ainda assim fica marcada a grande temporada da neerlandesa que até agora nunca terminou uma prova fora do pódio. Puck Pieterse não tem tido uma temporada fácil, mas acabou por conseguir mais um pódio nos Campeonatos do Mundo ao ser terceira a 1:09. Inge Van der Heijden fez uma bela prova de trás para frente e conseguiu ser quarta a 1:31. Blanka Vas não tinha um perfil propriamente ao seu estilo e acabou por fechar o top5. Ceylin Alvarado foi apenas sétima.

O pódio das elites femininas nos Campeonatos do Mundo de Ciclocrosse com Lucinda Brand, Fem Van Empel e Puck Pieterse (Foto: Cor Vos)
O pódio das elites femininas nos Campeonatos do Mundo de Ciclocrosse com Lucinda Brand, Fem Van Empel e Puck Pieterse (Foto: Cor Vos)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock