Ally Wollaston conquista Cadel Evans Road Race após poderoso sprint!

A neozelandesa Ally Wollaston (FDJ-Suez) venceu a Cadel Evans Road Race, uma clássica de de 142km com partida e chegada em Geelong, batendo ao sprint a neerlandesa Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) e a campeã suíça Noemi Ruegg (EF Education – Oatly). Wollaston surpreendeu ao seguir as principais movimentações nas principais subidas do dia e somou a sua segunda vitória da temporada.

Começo tranquilo, mas fuga consegue formar-se

A Cadel Road Race feminina começou com um ritmo tranquilo. Nenhuma ciclista tentou formar a fuga do dia e o pelotão seguiu compacto durante vários kms. Só ao km 62, é que começaram os ataques, mas nenhum deles teve sucesso. 4km depois, Clara Copponi (Lidl – Trek), Maike van der Duin (Canyon//SRAM zondacrypto), Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ), Ally Wollaston e Eugene Duval (FDJ-Suez), Josie Talbot e Ruby Roseman-Gannon (Liv AlUla Jayco), Kristyna Burlova (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Katia Ragusa (Human Powered Health), Nicole Steigenga (AG Insurance-Soudal Team), Kim Cadzow (EF Education – Oatly) e Lauren Bates (Seleção da Austrália) conseguiram um ligeiro espaço.

A 70km do fim, as doze da frente acabaram por ser alcançadas. 2km depois, Babette van der Wolf (EF Education – Oatly) atacou e formou a fuga do dia. Poucos kms depois, Stine Dale (Team Coop – Repsol) saltou do pelotão e fez a ponte para a jovem neerlandesa. Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ) ficou envolvida numa queda, mas conseguiu seguir em corrida. O pelotão acabou por baixar ligeiramente o ritmo e a fuga conseguiu uma vantagem de 2:00.

Vários ataques e fuga acaba por ser alcançada

A 32km do fim, as ciclistas entraram na primeira passagem, na Challambra Crescent, com 1.1km a 9.3%. Poucos metros depois, Dale acelerou e van der Wolff acabou por ceder. A 27km do fim, van der Wolff foi alcançada. Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team) ficou envolvida numa queda e foi obrigada a abandonar a corrida. 2km depois, Amber Pate (Liv AlUla Jayco) e Maike van der Duin (Canyon//SRAM zondacrypto) saltaram do pelotão e tentavam chegar a Dale.

A 22km do fim, Pate e Van der Duin acabaram por ser alcançadas. 3km depois, Ruby Roseman-Gannon (Liv AlUla Jayco) fez a ponte para Dale, mas as duas foram rapidamente alcançadas. Os ataques continuaram, mas a Canyon//SRAM zondacrypto não deixou nenhum ciclista isolar-se e preparava-se para partir a corrida na última subida do dia.

Corrida parte na Challambra Crescent

A 10.5km da meta, as ciclistas entraram na última passagem na Challambra Crescent. 1km depois, Silke Smulders (Liv AlUla Jayco) tentou isolar-se na frente da corrida, mas Niamh Fisher-Black (Lidl – Trek) não a deixar ganhar um espaço importante Mesmo assim, o ataque da neerlandesa reduziu bastante o pelotão. Ally Wollaston mostrou a sua força ao conseguir seguir as principais movimentações nesta explosiva subida.

A 8km da meta, Mie Ottestad (Uno-X Mobility) atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre Karlijn Swinkels, Wlodarczyk, Noemi Ruegg, Smulders, Niamh Fisher-Black e Amanda Spratt (Lidl – Trek), Ally Wollaston, Amber Kraak e Elise Chabbey (FDJ-Suez), Alice Towers e Chloé Dygert (Canyon//SRAM zondacrypto), Ruth Edwards e Barbara Maloctti (Human Powred Health) e Dilyxine Miermont (Ceratizit-WNT Pro Cycling).

Sprint dominador de Ally Wollaston para triunfar na Cadel Evans Road Race

A 6km da meta, Wlodarczyk tentou sair do grupo perseguidor, mas sem sucesso. Logo a seguir, Towers também tentou a sua sorte, mas não ganhou um espaço importante. A 4km da meta. Ottestad acabou por ser alcançada. 2km depois, a norueguesa atacou novamente e conseguiu um ligeiro espaço. A FDJ-Suez assumiu a perseguição e Ottestad acabou por ser alcançada a 1km da meta.

Nos metros finais, Ally Wollaston lançou o sprint e acabou por não dar hipótese para conquistar assim a sua segunda vitória da temporada na Cadel Evans Road Race. Karlijn Swinkels aproveitou muito bem a roda da neozelandesa no sprint final e ainda aguentou o forte sprint de Noemi Ruegg para ser assim segunda. Chloé Dygert não estava na melhor posição para o sprint final. A americana não conseguiu começar o seu sprint com a melhor velocidade e acabou por ser apenas quarta.

A portuguesa Maria Martins (Canyon//SRAM zondacrypto) foi 76º a 14:40.

O pódio da Cadel Evans Road Race com Karlijn Swinkels, Ally Wollaston e Noemi Ruegg
O pódio da Cadel Evans Road Race com Karlijn Swinkels, Ally Wollaston e Noemi Ruegg

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock