Lucinda Brand emerge na chuva e lama e vence Taça do Mundo de Ciclocrosse de Dendermonde!

A campeã neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Glowi Lions) venceu a oitava ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2024/2025, disputada no circuito de Dendermonde, na Bélgica. Brand conquistou o seu trigésimo segundo pódio consecutivo e reforçou a sua liderança da Taça do Mundo. A neerlandesa Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) conseguiu o seu melhor resultado nesta edição da Taça do Mundo ao ser segunda a 30s. A neerlandesa, Campeã do Mundo, Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) teve vários azares, mas ainda conseguiu ser terceira a 41s.

Bom arranque para Lucinda Brand e Puck Pieterse

A oitava rondas das elites femininas na Taça do Mundo de Ciclocrosse começou com um belo arranque de Leonie Bentveld (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines). Ao contrário do habitual, Lucinda Brand também teve um bom arranque. A campeã neerlandesa conseguiu assumir o comando, após a primeira escadaria do circuito, e ganhou um ligeiro espaço. Puck Pieterse reagiu muito bem à movimentação da sua compatriota e rapidamente chegou à sua roda.

Zoe Backstedt (Canyon//Sram zondacrypto) também se mostrou muito bem e começava a fechar o espaço para as duas da frente. A jovem britânica terminou a primeira volta a apenas 2s das duas neerlandesas. Manon Bakker (Crelan – Corendon) também teve um bom início de corrida e seguia a solo a 8s. Fem Van Empel e Ceylin Alvarado (Fenix – Deceuninck) tiveram alguns problemas e seguiam com Marion Norbert Riberolle e Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon) e Bentveld a 18s.

Lucinda Brand sofre, mas consegue chegar novamente a Puck Pieterse

No início da segunda volta, Brand foi trocar de bicicleta nas boxes. Pieterse aproveitou este momento para acelerar e isolar-se assim na frente da corrida. Backstedt conseguiu fazer a ponte para Brand e as duas terminaram a volta a 15s de Pieterse. Van Empel começava a sua recuperação a ritmo. A Campeã do Mundo estava a 26s de Pieterse, mas estava quase a chegar à roda de Bakker. Alvarado estava a sofrer bastante e era apenas nona a 56s.

Na terceira volta, Brand largou Backstedt e rapidamente fez a ponte para Pieterse. Backstedt foi um pouco ao limite ao tentar seguir a movimentação da campeã neerlandesa e acabou por receber a companhia de Bakker e Van Empel. As três terminaram esta volta a 30s das duas da frente. Alvarado continuava a não ter uma boa corrida e estava quase a sair do top10.

Lucinda Brand aproveita azar de Puck Pieterse para se isolar

No início da quarta volta, Pieterse parece ter sofrido um furo. Brand rapidamente aumentou o ritmo para conseguir assim isolar. Pieterse teve de trocar de bicicleta e acabou por perder tempo importante para a sua compatriota. Brand manteve um ritmo demolidor e conseguiu uma vantagem de 15s sobre Pieterse. Van Empel fez uma excelente volta. A Campeã do Mundo conseguiu largar Bakker e Backsedt e estava agora a 24s da frente da corrida. Alvarado continuava a sofrer na bicicleta. A neerlandesa perdia cada vez mais lugares e acabou por abandonar.

Na quinta volta, Pieterse cometeu alguns erros e acabou por receber a companhia de Van Empel. Brand manteve um ritmo alto e conseguiu aumentar a sua vantagem sobre as duas perseguidoras para os 28s. Bakker estava a ter a sua melhor corrida da temporada! A neerlandesa da Crelan – Corendon conseguiu largar Backstedt e tentava garantir a quarta colocação.

Tricolor neerlandês volta a brilhar na Taça do Mundo de Ciclocrosse

No início da última volta, Van Empel sofreu um furo. Pieterse aproveitou muito bem este momento para acelerar e conseguiu um espaço importante sobre a Campeã do Mundo. Lucinda Brand manteve o seu ritmo e acabou por não cometer nenhum erro para conquistar assim a sua sétima vitória da temporada na Taça do Mundo de Dendermonde. Puck Pieterse conseguiu manter a sua vantagem sobre Fem Van Empel para ser segunda a 30s. Van Empel teve de se contentar com um terceiro posto, depois de ter tido uma corrida com vários azares.

Manon Bakker fez uma fantástica corrida e conseguiu o seu melhor resultado nesta edição da Taça do Mundo ao ser 4ª a 1:26. Zoe Backsetdt continua a mostrar a sua grande evolução ao fechar o top5 a 1:49. Blanka Vas e Marie Schreiber (Team SD Worx-Protime) foram apenas 11ª e 12ª, respetivamente.

Lucinda Brand reforçou assim a sua liderança da Taça do Mundo de Ciclocrosse e conta agora com 255pts. Fem Van Empel, mesmo não tendo competido em duas rondas, é segunda na geral com 194pts. Zoe Backstedt solidificou a sua terceira colocação e soma agora 174pts.

O pódio das elites femininas na Taça do Mundo de Ciclocrosse de Dendermonde com Puck Pieterse, Lucinda Brand e Fem Van Empel (Foto: UCI)
O pódio das elites femininas na Taça do Mundo de Ciclocrosse de Dendermonde com Puck Pieterse, Lucinda Brand e Fem Van Empel (Foto: UCI)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock