King Kong reina na lama e conquista Taça do Mundo de Ciclocrosse de Dendermonde!
O belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) venceu a oitava ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2024/2025, disputada no circuito de Dendermonde, na Bélgica. Van Aert dominou desde a terceira volta para se estrear a vencer nesta edição da Taça do Mundo. O jovem belga Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon) continua a mostrar o seu enorme talento e potencial ao conseguir ser segundo a 1:20. Joran Wyseure (Crelan – Corendon) fechou o pódio belga a 1:41.
Corrida rapidamente se parte na primeira volta
A oitava ronda dos elites masculinos na Taça do Mundo de Ciclocrosse começou com um belo arranque de Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP). Wout Van Aert não teve dos melhores arranques, mas na primeira escadaria do circuito, conseguiu subir várias posições. Pim Ronhaar (Baloise Glowi Lions) consegui passar para o comando e aumentou o ritmo. O neerlandês foi apenas seguido por Aerts e Emiel Verstrynge. Van Aert subia cada vez mais lugares. O belga assumiu a perseguição ao trio da frente com Joran Wyseure, Corne Van Kessel (Deschacht – Hens – FSP) e Thibau Nys (Baloise Glowi Lions) na sua roda.
Verstrynge, Ronhaar e Aerts terminaram a primeira volta com uma vantagem de 6s sobre os quatro perseguidores. Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines) também não teve o arranque que pretendia e seguia com Kevin Kuhn (Charles – Liégeois Roastery CX) e Mees Hendrikx (Heizoamat Radteam p/b Herrmann) a 10s. Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines), Lars Van der Haar (Baloise Glowi Lions) e Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) não arrancaram bem e estavam num pequeno grupo a 22s.
Wout Van Aert consegue isolar-se na frente da corrida
Na segunda volta, Nys sofreu um furo. O Campeão da Europa teve de ir trocar de bicicleta e acabou por perder bastantes posições. Van Aert saltou do grupo perseguidor e fez a ponte para o grupo da frente. Verstrynge acabou por aumentar o ritmo e só Van Aert conseguiu agarrar a sua roda. Os dois belgas conseguiram uma vantagem de 3s sobre Ronhaar e Aerts. Wyseure seguia com Kuhn, Hendrikx e Van Kessel a 21s. Vanthourenhout também teve problemas nesta volta e seguia num pequeno grupo a 40s.
Van Aert acelerou, na terceira volta, e Verstrynge deixou de ter capacidade para o seguir. O belga da Team Visma | Lease a Bike conseguiu uma vantagem de 14s sobre o seu compatriota e de 30s sobre Aerts e Ronhaar. Kuhn aumentou o ritmo e tentava chegar ao belga e ao neerlandês. Wyseure sofreu nesta volta, mas conseguiu seguir com Van Kessel e Hendrikx a 50s. Vanthourenhout conseguiu voltar ao seu ritmo e estava a poucos segundos do grupo de Wyseure. Nys já estava entre os 10 primeiros, mas Iserbyt, Vandeputte e Van der Haar continuavam a sofrer.
Pódio acaba por ficar definido
Na quarta volta, Van Aert manteve um ritmo demolidor e aumentou a sua vantagem sobre os perseguidores. Ronhaar começou a quebrar e já não tinha capacidade para seguir Aerts. Wyseure conseguiu encontrar o seu ritmo e rapidamente fez a ponte para Kuhn. Vanthourenhout estava agora com Hendrikx e Nys a cerca de 10s de Wyseure e Kuhn. Na volta seguinte, Wyseure largou Kuhn, passou direto por Ronhaar e começava a fechar o espaço para Aerts. Vanthourenhout conseguiu chegar a Kuhn e ambos passaram também por Ronhaar.
Van Aert seguia com um ritmo fortíssimo e, na sexta volta, aumentou a sua vantagem sobre Verstrynge para 1:09. Wyseure conseguiu fazer a ponte para Aerts e os dois estavam a 1:46 de Van Aert. Vanthourenhout largou Kuhn e estava agora a cerca de 10s do Aerts e Wyseure. Na sétima volta, Wyseure acelerou e conseguiu largar Aerts. O belga da Deschacht – Hens – FSP acabou por ir ao seu limite ao tentar seguir o seu compatriota e recebeu assim a companhia de Vanthourenhout.
King Kong regressa às vitórias na Taça do Mundo de Ciclocrosse
Na última volta, Wout Van Aert manteve o seu ritmo e acabou por conquistar assim a sua segunda vitória da temporada na Taça do Mundo de Ciclocrosse de Dendermonde. Emiel Verstrynge fez mais uma grande corrida esta temporada e conseguiu um fantástico segundo lugar a 1:20. Joran Wyseure sofreu na última volta, mas conseguiu manter a sua vantagem sobre os perseguidores para ser assim terceiro a 1:41. Toon Aerts ainda tinha algo para dar e acabou por largar Michael Vanthourenhout para ser quarto a 1:52.
Pim Ronhaar ainda conseguiu passar Kevin Kuhn para ser 6º a 2:43. Thibau Nys não teve a corrida que pretendia e acabou por ser 8º a 3:14. Cameron Mason (Seven Racing) fez uma bela corrida a ritmo e conseguiu ainda ser 9º a 3:15. Eli Iserbyt foi apenas 11º a 3:46, Lars Van der Haar 19º a 5:06 e Niels Vandeputte 23º a 6:10.
Michael Vanthourenhout manteve a sua liderança da Taça do Mundo de Ciclocrosse. O belga conta agora com 210pts e tem uma vantagem de 24pts sobre Toon Aerts. Joran Wyseure fecha o pódio da geral com 151pts.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos