Marion Norbert Riberolle regressa aos triunfos no Exact Cross de Loenhout!
A belga Marion Norbert Riberolle (Crelan – Corendon) venceu, o Azencross, a quinta ronda do Exact Cross, disputada no circuito de Loenhout, na Bélgica. Norbert Riberolle escapou na penúltima para regressar aos triunfos, quase 2 meses depois. A campeã belga Sanne Cant (Crelan – Corendon) não teve resposta para a sua colega de equipa e acabou por ser segunda a 23s. A britânica de 18 anos Imogen Wolff (Team Visma | Lease a Bike) fez uma fantástica corrida e conseguiu o seu primeiro pódio nas elites ao conseguir ser terceira a 50s.
Corrida começa a partir
O Exact Cross de Loenhout das elites femininas começou com um ótimo arranque de Lauren Molengraaf (Charles Liégeois Roastery CX). A corrida rapidamente se partiu e só Larissa Hartog (Orange Babies Cycling Team) e Puck Langenbarg (WV Schijndel) agarraram a roda de Molengraaf. Sanne Cant assumiu a perseguição com Anna Kay (Proximus – Cyclis – Alphamotorhomes CX) e as duas acabaram por fazer a ponte para o trio da frente. Cant acabou por assumir o comando e aumentou o ritmo, fazendo com que Langenbarg cedesse.
No final da volta inicial, Langenbarg acabou por ser alcançada por Imogen Wolff, Julie Brouwers (Charles Liégeois Roastery CX) e Jamie De Beer (Heizomat RadTeam p/b Herrmann). As quatro estavam a 6s do quarteto da frente. Como habitual, Marion Norbert Riberolle não teve um bom arranque. A belga conseguiu ganhar lugares e seguia a solo a 12s.
Marion Norbert Riberolle isola-se, após erro de Sanne Cant
Na segunda volta, o grupo da frente começou a marcar-se bastante e acabaram por receber a companhia de De Beer, Brouwers, Wolff e Norbert Riberolle. No final da volta, Kay acelerou e Molengraaf e De Beer acabaram por ceder. As duas neerlandesas seguiam a apenas 8s das seis da frente. No início da terceira volta, Cant acelerou e conseguiu isolar-se. Norbert Riberolle não foi ao choque, mas a ritmo conseguiu sair do grupo perseguidor e foi a única que acabou por chegar à roda de Cant. Molengraaf largou De Beer e juntou-se ao grupo perseguidor. Cant e Norbert Riberolle conseguiram uma vantagem de 17s.
Cant acabou por cometer um erro, na quarta volta, que a fez desmontar da bicicleta. A campeã belga perdeu tempo importante e acabou por terminar a volta a 8s de Norbert Riberolle. De Beer conseguiu fazer a ponte para o grupo perseguidor, mas Molengraaf acabou por ceder após uma grande aceleração de Kay. As cinco perseguidoras já estavam a 40s da frente da corrida, mas prometiam uma grande luta pelo último lugar do pódio.
Marion Norbert Riberolle bisa no Exact Cross e grande volta final de Imogen Wolff
Marion Norbert Riberolle manteve o seu ritmo na última volta e foi aumentando a sua vantagem sobre as perseguidoras para bisar assim nesta edição do Exact Cross. Sanne Cant voltou a errar no mesmo sítio na volta final e acabou por não fechar o espaço para a sua colega de equipa. Mesmo assim, a campeã belga conseguiu um excelente segundo posto a 23s.
No início da volta final, Imogen Wolff acelerou e conseguiu um ligeiro espaço sobre Anna Kay, Larissa Hartog, Julie Brouwers e Jamie De Beer. A jovem britânica conseguiu manter essa vantagem sem cometer erros e, na fase final, conseguiu aguentar a forte aceleração de Hartog e Brouwers para conquistar assim o seu primeiro pódio nas elites. Kay acabou por quebrar na fase final e foi apenas sexta a 57s. Molengraaf ainda está a ganhar forma e acabou por ser apenas oitava.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos