Ceylin Alvarado faz o “bis” na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Zonhoven!

A neerlandesa Ceylin Alvarado (Fenix – Deceuninck) venceu a quinta ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse, disputado no circuito de Zonhoven, na Bélgica. Alvarado escapou a duas voltas do fim para bisar nesta edição da Taça do Mundo. A jovem britânica Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) mostrou mais uma vez o seu grande talento e potencial ao conseguir ser segunda a 5s. A campeã neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) fechou o pódio a 15s e manteve a sua liderança da geral.

Excelente volta inicial de Zoe Backstedt

A quinta ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse das elites femininas começou com um belo arranque de Marie Schreiber (Team SD Worx-Protime). Na descida num dos primeiros setores de areia, Zoe Backstedt conseguiu passar a luxemburguesa e ganhou um espaço importante. Annemarie Worst (Cyclocross Reds) também teve um excelente arranque e isolou-se na perseguição a Backstedt.

No final da volta inicial, a diferença entre a britânica e a neerlandesa era de 5s. Lucinda Brand e Ceylin Alvarado seguiam com Schreiber e Blanka Vas (Team SD Worx-Protime), Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon) e Leonie Bentveld (Pauwels Sauzen – Bingoal) a 13s. Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) não teve o arranque que gostaria e tentava agora a solo fazer a ponte para o grupo de Brand e Alvarado.

Corrida começa a partir-se, após azar de Annemarie Worst

No início da segunda volta, num dos setores de areia, Worst acabou por sofrer uma queda. A neerlandesa ficou com algumas dores e acabou por ser obrigada a abandonar a corrida. Brand começou a aumentar o ritmo e conseguiu ganhar um espaço importante. A campeã neerlandesa tentava fechar a vantagem de Backstedt que era superior a 10s. Alvarado tentava chegar a Brand com Van der Heijden e Pieterse continuava a sua recuperação, estando já no top5. No final da volta, Van der Heijden largou Alvarado e fez a ponte para Brand. Alvarado decidiu não ir ao choque e recebeu a companhia de Pieterse e Vas.

Na terceira volta, Backstedt manteve um excelente ritmo e tinha uma vantagem de 16s sobre Van der Heijden e Brand. Alvarado conseguiu largar Vas e Pieterse e começava a fechar o espaço para o grupo perseguidor. Pieterse estava a passar dificuldades. A neerlandesa confirmou que ainda está longe do seu melhor e ao seu ritmo tentava conseguir o melhor resultado possível.

Ceylin Alvarado isola-se, após erro de Lucinda Brand

Brand aumentou ainda mais o ritmo, na quarta volta, e conseguiu fazer a ponte para Backstedt. A neerlandesa chegou a largar a britânica, mas na subida em areia, Brand acabou por errar e foi novamente ultrapassada por Backstedt. Alvarado conseguiu passar direta por Van der Heijden e acabou por chegar a Brand, após o erro que esta cometeu na subida. As duas terminar a quarta volta a apenas 5s de Backstedt. Pieterse continuava em dificuldades e não conseguia fechar espaço para Van der Heijden.

No início da quinta volta, as duas perseguidoras fizeram a ponte para Backstedt. Alvarado passou de imediato para o comando e aumentou o ritmo, mas Brand conseguiu agarrar a sua roda. Backstedt passou dificuldades, mas conseguiu seguir com as neerlandesas. Na entrada para a subida de areia, Brand voltou a errar e acabou por bloquear Backstedt. Alvarado aproveitou muito bem este momento para acelerar e ganhou um espaço importante. A neerlandesa terminou a penúltima volta com uma vantagem de 11s sobre Brand e Backstedt.

Ceylin Alvarado brilha em Zonhoven

Na última volta, Zoe Backstedt ainda tinha algo para dar. A britânica conseguiu largar Lucinda Brand e ia em busca de Ceylin Alvarado. A neerlandesa acabou por não cometer nenhum erro e conseguiu manter a sua vantagem sobre as perseguidoras para bisar assim nesta edição da Taça do Mundo de Ciclocrosse. Backstedt esteve perto da sua primeira vitória na Taça do Mundo de elites, mas acabou por ser segunda a 5s. Brand não teve resposta nas voltas finais para as suas adversárias e acabou por ser terceira a 15s.

Inge Van der Heijden fez mais uma excelente corrida e conseguiu terminar na quarta colocação a 41s. Puck Pieterse acabou por fechar o top5 a 50s. Blanka Vas foi 6ª a 1:31 e Marie Schreiber apenas 7ª a 2:10s. Destaca-se as boas prestações das jovens Isabella Holmgren (Lidl – Trek) e Célia Gery (AS Bike Racing) que foram 12ª e 14ª, respetivamente.

Lucinda Brand manteve a sua liderança da classificação geral da Taça do Mundo de Ciclocrosse. A neerlandesa soma 155pts e tem uma vantagem de 31pts sobre Marie Schreiber e de 36pts sobre Ceylin Alvarado.

O pódio da Taça do Mundo de Ciclocrosse das elites femininas em Zonhoven com Zoe Backstedt, Ceylin Alvarado e Lucinda Brand
O pódio da Taça do Mundo de Ciclocrosse das elites femininas em Zonhoven com Zoe Backstedt, Ceylin Alvarado e Lucinda Brand

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock