Niels Vandeputte conquista primeira vitória na Taça do Mundo de Ciclocrosse de elites em Hulst!

O belga Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) venceu a quarta ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse, disputada no circuito de Hulst, nos Países Baixos. Vandeputte estreou-se a vencer na Taça de Mundo de elites, após isolar-se na frente da corrida na volta inicial. O campeão espanhol Felipe Orts (Ridley Racing Team) voltou a fazer história ao conseguir ser segundo a 9s. O neerlandês Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) confirmou novamente que está a subir de nível ao conseguir ser terceiro a 20s.

Excelente primeira volta de Niels Vandeputte

A Taça do Mundo de Hulst dos elites masculinos começou com um excelente arranque de Niels Vandeputte. A lama e a chuva começaram de imediato a ter impacto e a corrida rapidamente se partiu. Vandeputte aproveitou muito bem o arranque e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) tiveram também um bom arranque e tentavam fazer a ponte para Vandeputte. Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP) acabou por sofrer uma queda e tinha agora várias posições para recuperar.

Vandeputte seguia com um excelente ritmo e terminou a primeira volta com uma vantgem de 5s sobre Van der Haar e Vanthourenhout. Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) estava a fazer a sua recuperação e estava bastante próximo do duo perseguidor. Pim Ronhaar e Felipe Orts seguiam com Thibau Nys (Baloise Trek Lions) e Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon) a 12s. Cameron Mason (Cyclocross Reds) também não teve o começo que pretendia e seguia fora do top20 a mais de 50s.

Quedas começam a ter impacto na corrida

No início da segunda volta, Iserbyt fez a ponte para Van der Haar e Vanthourenhout. Numa descida, Vanthourenhout e Iserbyt sofreram uma queda, mas ambos voltaram à bicicleta. Van der Haar acabou por ficar preso atrás dos dois e acabaram por receber a companhia de Orts, Ronhaar, Verstrynge e Nys. No final da volta, Vanthourenhout, Orts e Iserbyt ganharam um espaço importante, mas os três seguiam a 23s de Vandeputte.

No início da terceira volta, Van der Haar e Nys perderam o contacto com Ronhaar e Verstrynge, após sofreram uma queda. Vanthourenhout voltou a sofrer uma queda a descer e acabou por ser ultrapassado por Orts, Ronhaar e Iserbyt. No final da volta, Ronhaar também acabou por ir ao chão e perdeu o contacto com o grupo perseguidor. Verstrynge a ritmo conseguiu chegar a Orts, Iserbyt e Vanthourenhout. Vandeputte continuava sem cometer erros e tinha uma vantagem superior a 30s.

Luta pelo pódio começa a definir-se

Orts aumentou o ritmo, no início da quarta volta, e foi apenas seguido por Iserbyt. Vanthourenhout sofreu nova queda e acabou por ser ultrapassado por Verstrynge. Ronhaar conseguiu também passar por Vanthourenhout e acabou por fazer a ponte para Verstrynge. Van der Haar estava com Mees Hendrikx (Heizomat Radteam p/b Hermann) a 58s da dianteira. Vanthourenhout teve problemas mecânicos no final da volta e perdeu ainda mais lugares. O belga era agora oitavo e seguia num grupo com Cameron Mason, Thibau Nys e Toon Aerts.

Na quinta volta, Orts largou Iserbyt e começava a fechar espaço para Vandeputte. A diferença entre o espanhol e o belga, no final da volta, era de 13s. Ronhaar largou Verstrynge e começava a fechar o espaço para Iserbyt. Cameron Mason continuava a sua recuperação a ritmo. O britânico saltou do grupo de Vanthourenhout, passou por Van der Haar e Hendrikx e começava a fechar o espaço para Verstrynge. Nys estava em quebra total e já nem estava no top10.

Fantástico triunfo de Niels Vandeputte

Vandeputte voltou a apertar o ritmo, na penúltima volta, e não deixou que Orts reduzisse a vantagem para menos de 10. Ronhaar conseguiu chegar à roda de Iserbyt e os dois terminaram a volta a 25s da frente da corrida. Mason conseguiu passar por Verstrynge e começava a garantir um lugar no top5. Vanthourenhout conseguiu encontrar algum ritmo e tentava ainda terminar na sétima colocação.

Na última volta, Niels Vandeputte manteve o seu ritmo e acabou por conquistar assim a sua primeira vitória na Taça do Mundo de Ciclocrosse de elites em Namur. Felipe Orts continua a fazer para o Ciclocrosse espanhol ao conseguir ser segundo a 9s. Pim Ronhaar conseguiu ser mais forte que Eli Iserbyt na fase final para ser assim terceira a 20s. Cameron Mason fez uma fantástica corrida a ritmo e conseguiu fechar o top5 a 58s.

Emiel Verstrynge continua a mostrar o seu potencial ao conseguir ser sexto a 1:13. Michael Vanthourenhout ainda conseguiu ser sétimo a 1:30 e salvar pontos importantes na geral. Toon Aerts ainda recuperou alguns lugares, após a queda na volta inicial e terminou em oitavo a 1:36. Lars Van der Haar não teve a corrida que pretendia e foi apenas nono.

Michael Vanthourenhout segue assim líder da Taça do Mundo de Ciclocrosse. O belga conta agora com 124pts e tem uma vantagem de 28pts sobre Toon Aerts. Pim Ronhaar é agora terceiro na geral e conta com 86pts.

O pódio da Taça do Mundo de Ciclocrosse de Hulst dos elites masculinos com Felipe Orts, Niels Vandeputte e Pim Ronhaar (Foto: UCI)
O pódio da Taça do Mundo de Ciclocrosse de Hulst dos elites masculinos com Felipe Orts, Niels Vandeputte e Pim Ronhaar (Foto: UCI)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock