Michael Vanthourenhout bisa na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Namur!
O belga Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) venceu a terceira ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse, disputada no circuito de Namur, na Bélgica. Vanthourenhout confirmou novamente o seu bom momento de forma e reforçou a sua liderança da classificação geral da Taça do Mundo. O belga Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP) esteve isolado na volta final, mas acabou por sofrer uma queda e foi assim segundo a 11s. O jovem belga Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon) fez uma grande corrida e somou o seu primeiro pódio na Taça do Mundo de elites ao ser terceiro a 30s.
Corrida rapidamente se parte e furos e quedas começam a ter impacto
A terceira ronda dos elites masculinos na Taça do Mundo de Ciclocrosse começou com um belo arranque de Toon Aerts. Gerben Kuypers (Charles Liégeois Roastery CX) não demorou muito a assumir o comando e a aumentar o ritmo. O belga partiu completamente a corrida e foi apenas seguido por Toon Aerts e Kevin Kuhn (Charles Liégeois Roastery CX). No final da volta inicial, Thibau Nys (Baloise Trek Lions) sofreu um furo e acabou por perder alguns lugares. Michael Vanthourenhout, Pim Ronhaar e Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) não tiveram um bom arranque e seguiam a mais de 10s.
No início da segunda volta, Laurens Sweeck e Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon) fizeram a ponte para o trio da frente. Toon Aerts acabou por sofrer uma queda que o fez assim perder o contacto com a frente da corrida. Nys estava a ter um bom início de corrida e acabou por sofrer mais um furo que o fez perder bastante lugares. Kuhn acabou por aumentar o ritmo e conseguiu um ligeiro espaço. O suíço conseguiu uma vantagem de 4s sobre Kuypers, Verstrynge e Sweeck. Vanthourenhout fez uma excelente volta e aproximou-se do grupo perseguidor.
Luta pelo pódio começa a definir-se
Na terceira volta, Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) abandonou a corrida. O campeão belga não se tinha sentido bem este fim de semana por causa de um lesão que lhe tem afetado nos últimos anos e acabou assim por abandonar. Ronhaar estava a fazer uma boa corrida a ritmo e acabou por sofrer uma queda, mas conseguiu regressar à bicicleta. Sweeck, Vanthourenhout, Aerts, Verstrynge e Kuypers fizeram a ponte para Kuhn. Vanthourenhout rapidamente acelerou na corrida e só Kuypers e Verstrynge agarraram a sua roda. No final da volta, o trio da frente terminou a volta com 15s de vantagem sobre os três perseguidores.
Na quarta volta, Verstrynge acelerou e foi apenas seguido por Vanthourenhout. Os dois conseguiram uma vantagem de 6s sobre Kuypers. Aerts largou Sweeck e Kuhn e estava a apenas 5s de Kuypers. Na volta seguinte, Aerts passou direto por Kuypers e tentava reentrar na luta pela vitória. Ronhaar continuava a sua recuperação a ritmo e estava cada vez mais próximo de Kuypers.
Toon Aerts junta-se a Michael Vanthourenhout e Emiel Verstrynge
Vanthourenhout acabou por cometer um erro, na sexta volta, que o fez perder o contacto com Verstrynge. O jovem belga conseguiu uma vantagem de 6s sobre o seu compatriota e de 13s sobre Aerts. Ronhaar conseguiu passar por Kuypers e tentava reentrar na luta pelo pódio. No início da sétima volta, Vanthourenhout conseguiu fazer a ponte para Verstrynge. Nenhum dos dois estava a conseguir fazer diferenças e Aerts reduziu o espaço para apenas 5s. Kuypers estava a fazer uma bela corrida, mas acabou por sofrer uma queda que o obrigou a abandonar.
Na oitava volta, Aerts conseguiu fazer a ponte para o duo da frente. O belga da Deschacht – Hens – FSP tentou de imediato fazer diferenças, mas acabou por não ter sucesso. Os três acabaram por seguir juntos e prometiam uma fantástica batalha pela vitória na volta final.
Erro de Toon Aerts dá nova vitória a Michael Vanthourenhout
No início da última volta, Aerts acelerou e conseguiu isolar-se. Vanthourenhout demorou a reagir, pois ficou preso atrás de Verstrynge, e tentava ainda chegar a Aerts. Numa descida, Verstrynge acabou por sofrer uma queda, mas conseguiu voltar à bicicleta. Aerts acabou por cometer um erro na zona mais técnica que o fez ir ao chão. O belga conseguiu regressar à bicicleta, mas acabou por ser ultrapassado por Vanthourenhout.
Michael Vanthourenhout seguiu com o seu ritmo e sem cometer erros acabou por conquistar assim a sua quarta vitória esta temporada na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Namur. Toon Aerts esteve perto de regressar aos triunfos na Taça do Mundo, mas acabou por ser 2º a 11s. Emiel Verstrynge foi 3º a 30s e somou o seu melhor resultado na Taça do Mundo de elites. Pim Ronhaar ainda está a subir de forma, mas conseguiu um excelente 4º posto a 45s. Destaca-se a excelente prestação de Tibor Del Grosso (Alpecin – Deceuninck) que fechou o top5 a 58s. Thibau Nys ainda conseguiu recuperar e terminou em 11º a 1:56.
Michael Vanthourenhout reforçou assim a sua liderança da Taça do Mundo de Ciclocrosse. O belga conta agora com 105pts e tem uma vantagem de 27pts sobre Toon Aerts e de 38pts sobre Laurens Sweeck.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images