Ceylin Alvarado conquista acidentada Taça do Mundo de Ciclocrosse em Namur!
A neerlandesa Ceylin Alvarado (Fenix – Deceuninck) venceu a terceira ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse, disputada no circuito de Namur, na Bélgica. Alvarado somou o seu sétimo triunfo esta temporada numa corrida que ficou marcada por várias quedas e problemas mecânicos num circuito bastante enlameado. A campeã neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) conseguiu ser segunda a 9s, após um mau arranque. A jovem neerlandesa Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) regressou à competição e fechou o pódio a 34s.
Caótica primeira volta
A terceira ronda das elites femininas na Taça do Mundo de Ciclocrosse começou com um excelente arranque de Marie Schreiber (Team SD Worx-Protime). A corrida rapidamente partiu com Schreiber e Blanka Vas (Team SD Worx-Protime) a conseguirem uma ligeira vantagem. Numa pequena descida, Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) sofreu uma queda, mas rapidamente voltou à bicicleta. Poucos metros depois, a Campeã do Mundo sofreu uma nova queda. A sua bicicleta ficou presa nas barreiras e acabou por perder vários lugares.
Schreiber manteve um ritmo elevado e Vas seguia na sua roda. As duas terminaram a volta inicial com uma vantagem de 7s sobre Leonie Bentveld (Pauwels Sauzen – Bingoal), 11s sobre Ceylin Alvarado, Puck Pieterse, Annemarie Worst (Cyclocross Reds) e Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) e 20s sobre Inge Van der Heijden e Sara Casasola (Crelan – Corendon), Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) e Lucinda Brand. Van Empel estava com problemas nos pedais e teve de trocar de bicicleta. Brand não teve o arranque que gostaria e tentava agora encontrar o seu ritmo.
Brand e Van Empel segue com problemas, mas Alvarado consegue isolar-se na dianteira
No início da segunda volta, Vas acelerou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Alvarado rapidamente passou por Schreiber e tentava fazer a ponte para Vas. Van Empel sofreu mais queda. A Campeã do Mundo ficou com queixas no joelho direito, mas conseguiu regressar a competição e ainda teve de perder algum tempo a voltar a pôr a corrente no sítio. No final da volta, Alvarado chegou a Vas e as duas tinham 7s de vantagem sobre Worst, Schreiber e Pieterse. Brand teve um problema nos pedais e seguia a solo a 21s. Van Empel estava a 1:13 e tentava agora salvar alguns pontos na classificação geral.
Na terceira volta, na zona mais técnica do circuito, Alvarado conseguiu largar Vas. A neerlandesa conseguiu uma vantagem de 6s sobre a húngara que recebeu a companhia de Pieterse. Brand continuava a recuperar lugares. A campeã neerlandesa era agora quinta e começava a aproximar-se da luta pelo pódio. Van Empel também ganhou alguns lugares e estava a poucos segundos do top10.
Alvarado não comete erros e triunfa em Namur
Na quarta volta, Alvarado manteve um ritmo elevado e aumentou a sua vantagem sobre as perseguidoras para mais de 20s. Brand passou direta por Schreiber e estava a apenas 5s de Pieterse e Vas. A lama continuava a ter grande impacto na corrida e várias ciclistas continuava a sofrer quedas ou a ter problemas nas suas bicicletas. Na volta seguinte, Brand estava a voar. A campeã neerlandesa conseguiu passar direta por Pieterse e Vas e tentava ainda chegar a Alvarado, que tinha uma vantagem de 22s. Pieterse conseguiu largar Vas e tentava garantir o último lugar do pódio.
Ceylin Alvarado manteve um ritmo seguro na volta final para não cometer erros e acabou por conquistar assim a sua sétima vitória esta temporada na Taça do Mundo de Ciclocrosse de Namur. Lucinda Brand estava a fechar espaço, mas não conseguiu chegar à sua compatriota e foi assim 2ª a 9s. Puck Pieterse mostrou-se bem na sua primeira corrida esta temporada ao conseguir ser 3ª a 34s. Blanka Vas e Marie Schreiber fizeram uma bela corrida e foram 4ª e 5ª, respetivamente. Fem Van Empel quase sofreu mais uma queda. A Campeã do Mundo conseguiu recuperar mais lugares e terminou na 7ª posição a 1:37.
Lucinda Brand manteve a sua liderança da Taça do Mundo de Ciclocrosse e conta agora com 100pts. A neerlandesa tem uma vantagem de 11pts sobre Fem Van Empel e de 35pts sobre Marie Schreiber.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: BELGA