Michael Vanthourenhout regressa às vitórias na Taça do Mundo de Ciclocrosse de Dublin!
O belga Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) venceu esta tarde a segunda ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2024/25, disputada no circuito de Dublin, na Irlanda. Vanthourenhout regressou aos triunfos na Taça do Mundo e é o novo líder da geral, após isolar-se na frente da corrida na última volta. O belga Toon Aerts (Deschacht – Hens FSP) foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser 2º a 1s. Felipe Orts (Ridley Racing Team) foi 3º a 1s e fez história ao tornar-se no primeiro espanhol a fechar no pódio de uma corrida da Taça do Mundo.
Queda marca início da Taça do Mundo de Dublin
A segunda ronda dos elites masculinos na Taça do Mundo começou com um belo arranque de Toon Aerts. O belga impôs de imediato um ritmo alto, mas acabou por ser ultrapassado por Michael Boros (Elkov – Kasper). Nas tábuas, Boros acabou por cometer um erro que o fez ir ao chão. O checo acabou por não sair do meio percurso e provocou que mais ciclistas fosse ao chão. Thibau Nys (Baloise Trek Lions) foi um dos ciclistas que ficou na queda. O Campeão da Europa ficou maltratado num dos tornozelos e ainda retomou a corrida, mas acabou por abandonar.
O ritmo seguiu forte na volta final, mas a corrida estava partida. Mesmo assim, um grande grupo estava na frente com os principais nomes presentes. Na segunda volta, Michael Vanthourenhout atacou e foi apenas seguido por Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) e Joran Wyseure (Crelan – Corendon). Toon Aerts, Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Felipe Orts juntaram-se na perseguição ao trio da frente e tentavam fechar o espaço.
Seis ciclistas isolam-se, após aceleração de Michael Vanthourenhout
No início da terceira volta, o trio perseguidor reentrou na frente da corrida. Nenhum ciclista estava a querer aumentar o ritmo e isso fez com que Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions), Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) e Gerben Kuypers e Kevin Kuhn (Charles Liégeois Roastery CX) chegassem ao grupo da frente. Na volta seguinte, Vanthourenhout estava com um problema no sapato e teve de o trocar nas boxes, mas rapidamente reentrou na frente da corrida. O belga ainda subiu no grupo e aumentou o ritmo, sendo seguido por Iserbyt, Ronhaar, Orts, Wyseure e Aerts.
Na quinta volta, o ritmo seguiu elevado e nenhum ciclista conseguiu fazer diferenças na frente da corrida. Aerts acabou por aumentar o ritmo, na sexta volta. O belga não conseguiu isolar-se, mas conseguiu deixar os seus adversários também no limite. Orts foi quem passou mais dificuldades dos seis da frente, mas o espanhol conseguiu resistir na cauda do grupo.
Michael Vanthourenhout aproveita erro de Eli Iserbyt e triunfa em Dublin
Na sétima volta, Iserbyt decidiu arriscar de longe e aumentou o ritmo, mas o campeão belga não conseguiu ganhar um espaço importante. Ronhaar, Aerts, Wyseure, Vanthourenhout e Orts seguiram na sua roda e os seis entraram na volta final com uma vantagem de apenas 8s sobre Lars Van der Haar. O neerlandês esteve perto de reentrar no grupo da frente, mas Iserbyt voltou a acelerar e a diferença para Van der Haar voltava a aumentar.
Numa das zonas mais técnicas do circuito, Iserbyt acabou por cometer um erro e isto fez com que Vanthourenhout conseguisse isolar-se. Aerts assumiu a perseguição com Iserbyt e Orts na sua roda e tentava fechar a vantagem de Vanthourenhout que era de cerca de 3s. Ronhaar e Wyseure não conseguiram seguir o ritmo de Aerts e perderam assim as suas chances de terminarem no pódio.
Michael Vanthourenhout manteve um forte ritmo e acabou por não cometer nenhum erro para conquistar assim a Taça do Mundo de Dublin. Toon Aerts ficou perto de regressar aos triunfos na Taça do Mundo, mas acabou por ser segundo a 1s, após ser o mais forte ao sprint do grupo perseguidor. Felipe Orts confirmou mais uma vez a grande temporada que está a fazer ao ser mais forte que Eli Iserbyt para ser terceiro e conquistar o seu primeiro pódio na Taça do Mundo.
Michael Vanthourenhout é agora o novo líder da Taça do Mundo de Ciclocrosse. O belga conta agora com 65pts e tem apenas 3pts de vantagem sobre o seu colega de equipa Eli Iserbyt. Toon Aerts subiu para terceira posição na geral e está a 17pts da liderança.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images