Lucinda Brand triunfa em Dublin e é a nova líder da Taça do Mundo de Ciclocrosse!

A campeã neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) venceu a segunda ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2024/25, disputada no circuito de Dublin, na Irlanda. Brand conquistou a sua quarta vitória esta temporada e é a nova líder da Taça do Mundo, após isolar-se a três voltas do fim. A neerlandesa, Campeã do Mundo, Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) foi segunda a 24s, após ter sofrido um problema mecânico e quase ter sofrido uma queda feia. A jovem britânica Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) mostrou novamente o seu grande talento ao conseguir ser terceira a 1:03.

Lucinda Brand isola-se cedo com Fem Van Empel a ser obrigada a perseguir

A segunda ronda das elites femininas na Taça do Mundo de Ciclocross começou com um excelente arranque de Zoe Backstedt. A jovem britânica impôs de imediato um ritmo alto e a corrida começava a partir. Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon) acabou por passar Backstedt e aumentou ainda mais o ritmo. No setor de areia, Fem Van Empel assumiu o comando e foi apenas seguida por Van der Heijden e Backstedt. Lucinda Brand não teve um bom arranque e era agora obrigada a perseguir. No final da volta, Blanka Vas e Marie Schreiber (Team SD Worx-Protime), Annemarie Worst (Cyclocross Reds) e Brand chegaram ao trio da frente.

Brand aumentou o ritmo, no início da segunda volta, e Worst acabou por ceder. Van Empel sofreu um problema mecânico. A Campeã do Mundo teve de trocar de bicicleta e tentava reentrar no grupo da frente. Brand manteve um ritmo elevado e acabou por conseguir isolar-se na frente da corrida. Van Empel fez a ponte com Worst para o grupo perseguidor que estava a cerca de 8s de Brand.

Erro de Fem Van Empel deixa Lucinda Brand com grande vantagem

No início da terceira volta, Van Empel saltou do grupo perseguidor e rapidamente chegou a Brand. No setor de areia, Van Empel cometeu um erro, mas a Campeã do Mundo conseguiu salvar uma queda que poderia ser bastante perigosa. Backstedt, Vas, Van der Heijden e Worst acabar por chegar a Van Empel por causa deste erro, mas não ficaram muito tempo na roda da neerlandesa. Brand seguia sem cometer erros e tinha agora uma vantagem de 13s sobre Van Empel e 20s sobre Backstedt, Worst, Vas e Van der Heijden.

Na quarta volta, Brand aumentou ainda mais o ritmo e conseguiu aumentar a sua vantagem sobre as perseguidoras. Van Empel não conseguia fechar espaço para a sua compatriota, mas tinha o segundo posto bastante seguro. Vas deixou de ter capacidade para seguir Backstedt, Worst e Van der Heijden. Na volta seguinte, Worst acabou por quebrar e até foi ultrapassada por Vas. Backstedt e Van der Heijden seguiam juntas e as duas iriam lutar pelo último lugar do pódio na volta final.

Tricolor neerlandês brilha em Dublin com Lucinda Brand a ser a nova líder da geral

Na última volta, Lucinda Brand manteve um ritmo tranquilo e acabou por somar assim o seu quarto triunfo esta temporada na Taça do Mundo de Dublin. Fem Van Empel acabou por pagar caro as recuperações que teve de fazer, mas ainda conseguiu ser segunda a 24s. Zoe Backstedt conseguiu largar Inge Van der Heijden para fechar assim o pódio a 1:03. Van der Heijden ainda aguentou o excelente ritmo de Blanka Vas para ser quarta a 1:13. Destaca-se mais uma boa corrida da belga de 19 anos Fleur Moors (Baloise Trek Lions) que foi 12ª a 2:49.

Lucinda Brand é a nova líder da Taça do Mundo de Ciclocrosse com 70pts, mas a campeã neerlandesa tem os mesmos pontos que Fem Van Empel. Zoe Backstedt é agora terceira na geral com 44pts, mas a britânica tem também os mesmos pontos que Marie Schreiber.

O Pódio das elites femininas na Taça do Mundo de Dublin com Fem Van Empel, Lucinda Brand e Zoe Backstedt
O Pódio das elites femininas na Taça do Mundo de Dublin com Fem Van Empel, Lucinda Brand e Zoe Backstedt

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock