Eli Iserbyt entra a vencer na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Antwerpen!

O campeão belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) venceu esta tarde a primeira ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2024/25, disputada no circuito de Antwerpen, na Bélgica. Iserbyt escapou a quatro voltas do fim para vencer pela terceira vez esta temporada. O belga Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) não teve resposta para o seu compatriota e acabou por ser segundo a 17s. O belga Michael Vanthourenhout completou o grande dia da Pauwels Sauzen – Bingoal ao conseguir fechar o pódio a 28s.

Começo com forte ritmo e alguns ataques

A prova dos elites masculinos na Taça do Mundo de Antwerpen começou com um belo arranque de Thibau Nys (Baloise Trek Lions). O Campeão da Europa não ficou muito tempo no comando, pois foi rapidamente ultrapassado por Laurens Sweeck que aumentou o ritmo. No final da volta, Michael Vanthourenhout tentou fazer diferenças, mas não teve sucesso. Mesmo assim, a corrida partiu e o belga foi seguido por Sweeck e Joran Wyseure (Crelan – Corendon), Iserbyt, Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck), Nys e Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions), Kevin Kuhn (Charles Liégeois Roastery CX) e Corne Van Kessel (Deschacht – Hens – FSP).

Na segunda volta, no último setor de areia do circuito, Sweeck acelerou e conseguiu isolar-se. O belga conseguiu uma vantagem de 4s sobre Nys, Vanthourenhout, Iserbyt e Van der Haar. Vandeputte, Kuhn e Wyseure seguiam bastante perto do grupo perseguidor. No início da volta seguinte, Iserbyt rapidamente fez a ponte para Sweeck. Os dois não estavam a entender-se e isso fez com que Vanthourenhout, Nys, Van der Haar, Vandeputte e Wyseure reentrassem na frente da corrida.

Grande ataque de Eli Iserbyt

No início da quarta volta, Iserbyt acelerou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. O grupo perseguidor fechou o espaço antes do último setor de areia, mas o campeão belga voltou a atacar e conseguiu isolar-se novamente. No final da volta, Iserbyt tinha uma vantagem de 7s sobre Vanthourenhout, Sweeck, Wyseure, Van der Haar e Vandeputte. Nys estava em grandes dificuldades e nem o ritmo do grupo perseguidor conseguia seguir.

Iserbyt voltou a aumentar o ritmo, na quinta volta, e conseguiu aumentar a sua vantagem sobre os perseguidores. Vandeputte acelerou no grupo perseguidor e foi seguido por Sweeck e Vanthourenhout. Wyseure e Van der Haar não foram ao choque, mas seguiam perto do trio perseguidor. Na sexta volta, Sweeck acelerou para tentar fechar o espaço para Iserbyt, sendo apenas seguido por Vanthourenhout. Vandeputte acabou por receber a companhia de Wyseure. Iserbyt seguia com um forte ritmo e tinha agora uma vantagem de 13s sobre os dois perseguidores.

Tricolor belga brilha em Antwerpen

Vanthourenhout tentou largar Sweeck, na penúltima volta, mas acabou por não ter sucesso. Os dois fizeram uma grande volta, mas acabaram por perder tempo para Iserbyt que tinha agora uma vantagem de 17s. Wyseure continua na sua recuperação a ritmo. O jovem belga largou Vandeputte e estava a apenas 10s da luta pelo pódio, mas não iria ser nada fácil fechar este espaço. Nys continua a sofrer e perdia cada vez mais lugares.

Na última volta, Eli Iserbyt manteve o seu ritmo e acabou por conquistar assim a sua terceira vitória esta temporada na Taça do Mundo de Antwerpen. Laurens Sweeck acelerou numa das zonas mais duras do circuito para largar Michael Vanthourenhout e ser assim segundo a 17s. Vanthourenhout não teve pernas para Sweeck na fase final, mas conseguiu ainda ser terceiro a 28s.

Joran Wyseure fez uma fantástica corrida a ritmo e conseguiu ser quarto a 34s. Niels Vandeputte fechou o top5 a 44s e Lars Van der Haar foi apenas sexto a 54s. Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) fez também uma boa corrida a ritmo. O jovem neerlandês ainda está a ganhar forma, depois de ter sido afetado por lesões e doenças no arranque da temporada, e conseguiu fechar no top7. Thibau Nys não está no seu melhor momento e terminou apenas em 12º.

Eli Iserbyt é assim o primeiro líder da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2024/25 com 40pts. O campeão belga tem uma vantagem de 10pts sobre Laurens Sweeck e de 15pts sobre Michael Vanthourenhout.

O Pódio dos elites masculinos na Taça do Mundo de Antwerpen com Laurens Sweeck, Eli Iserbyt e Michael Vanthourenhout (Foto: Cor Vos)
O Pódio dos elites masculinos na Taça do Mundo de Antwerpen com Laurens Sweeck, Eli Iserbyt e Michael Vanthourenhout (Foto: Cor Vos)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock