Jente Michels é Bicampeão da Europa de Ciclocrosse Sub-23!

O belga Jente Michels é pelo segundo ano consecutivo Campeão da Europa de Ciclocrosse em Sub-23, após escapar na fase final da última volta para vencer uma grande corrida em Pontevedra, na Espanha. O italiano Filippo Agostinacchio foi a surpresa do dia ao ficar em segundo a 3s. O francês Aubin Sparfel bateu ao sprint o belga Yordi Corsus para ficar com o Bronze. A corrida ficou marcada pela o azar de David Haverdings na volta final. O neerlandês estava a lutar pelo Ouro com Michels, mas a corrente da sua bicicleta acabou por partir.

Começo com forte ritmo com a corrida a partir-se rapidamente

A corrida dos Sub-23 masculinos nos Campeonatos da Europa de Ciclocrosse começou com um excelente arranque de Vaclav Jezek (Seleção da República Checa). O checo pôs de imediato um ritmo alto, mas na entrada da zona de areia, foi ultrapassado por David Haverdings. O neerlandês atacou, logo a seguir, e conseguiu uma vantagem de 5s sobre os perseguidores. Jente Michels não respondeu de imediato, pois estava mal posicionado. O belga foi subindo no grupo e acabou por atacar, sendo apenas seguido por Samuele Scappini (Seleção da Itália). No final da volta inicial, os dois chegaram a Haverdings.

Na segunda volta, Michels passou para o comando e mantinha um ritmo alto. No grupo perseguidor, a corrida acabou por partir e Nathan Bommenel (Seleção da França) e Filippo Agostinacchio tentavam chegar à dianteira. Aubin Sparfel e Danny van Lierop (Seleção dos Países Baixos) não estavam longe do francês e do italiano. No início da volta seguinte, Bommenel, Agostinacchio, Sparfel e van Lierop chegaram à frente da corrida. Michels acabou por mexer na corrida e foi seguido por Haverdings e van Lierop. Bommenel, Sparfel Agostinacchio a ritmo seguiam perto do trio da frente.

Forte trio isola-se na frente da corrida

Michels voltou a aumentar o ritmo e, na quarta volta, van Lierop acabou por ceder. Haverdings continuava a mostrar-se num excelente nível e seguia na roda do belga. Agostinacchio também acelerou na corrida. O italiano passou direto por van Lierop e tentava a solo chegar ao grupo da frente. van Lierop acabou por ser alcançado por Sparfel e Bommenel. Na quinta volta, Agostinacchio juntou-se ao grupo da frente. Haverdings tentou largar o italiano e Michels, mas não teve sucesso. Yordi Corsus a ritmo chegou a van Lierop, Sparfel e Bommenel e os quatro estavam a 14s do trio da frente.

O ritmo da corrida seguiu elevado e, na sexta volta, nenhum ciclista do trio da frente conseguiu fazer diferenças. Sparfel e Corsus largaramm Bommenel e van Lierop e tentavam reentrar na luta pelas medalhas. Na sétima volta, Michels voltou a aumentar o ritmo e Haverdings mostrava-se muito bem na roda do belga. Agostinacchio mostrou já estar no limite, mas conseguiu manter-se na roda do belga e do neerlandês. Os três entraram na volta final com 8s de vantagem sobre Corsus e Sparfel.

Michels faz história, após azar de Haverdings

Michels e Haverdings entraram com tudo na volta final. Os dois mostravam ser o mais fortes e lutavam pelo melhor posicionamento, pois sabiam que era fundamental para a fase técnica do percurso. Agostinacchio continuava no limite, mas mantinha-se na roda do belga e do neerlandês. Antes da entrada na zona técnica, a corrente da bicicleta de Haverdings acabou por partir. O neerlandês não tinha forma de voltar a pôr a corrente no sítio e perdeu assim as suas chances de lutar pelas medalhas.

Jente Michels acelerou de imediato e Filippo Agostinacchio acabou por ceder. O belga manteve um forte ritmo e acabou por tornar-se assim Bicampeão da Europa de Ciclocrosse em Sub-23. Agostinacchio surpreendeu ao mostrar-se num grande nível e acabou por ser segundo a 3s. Aubin Sparfel e Yordi Corsus passaram por David Haverdings e acabaram por disputar o Bronze ao sprint. O francês, ainda Sub-23 de primeiro ano, conseguiu levar a melhor sobre o belga para ser assim terceiro a 12s. Por causa do azar na volta final, Haverdings foi apenas 10º a 43s.

Rafael Sousa foi o melhor português e terminou em 25º a 3:42. Tomás Gaspar terminou em 28º a 5:28 do vencedor.

O pódio dos Campeonatos da Europa de Ciclocrosse Sub-23 com Filippo Agostinacchio, Jente Michels e Aubin Sparfel (Foto: Fédération Française de Cyclisme)
O pódio dos Campeonatos da Europa de Ciclocrosse Sub-23 com Filippo Agostinacchio, Jente Michels e Aubin Sparfel (Foto: Fédération Française de Cyclisme)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock