Eli Iserbyt regressa após suspensão com vitória no Exact Cross de Heerderstrand!
O Campeão Belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) regressou à competição com uma vitória no Exact Cross de Heerderstrand! Depois de três corridas suspenso, Iserbyt voltou na máxima força, e conseguiu a vitória ao isolar-se a meio da corrida. O neerlandês Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) foi segundo, a 25s, e alcançou o melhor resultado da época. Já o “Mestre da Areia”, Laurens Sweeck (Crelan – Corendon), mostrou ainda estar à procura da melhor condição, e foi terceiro a 48s.
Começo acidentado com Iserbyt a assumir o comando desde cedo
O Exact Cross de Heerderstrand começou com um ritmo rápido e muita luta pelas primeiras posições. Nos primeiros 25s de prova, o Campeão Espanhol Felipe Orts (Ridley Racing Team) mergulhou numa curva e sofreu uma queda, deixando Guus van den Eijnden (Cyclocross Reds) preso atrás de si. Corne van Kessel (Deschacht – Hens – FSP) assumiu a liderança inicial, mas o Campeão Belga apareceu em remontada. Eli Iserbyt queria mostrar-se diferente após o incidente no Exact Cross de Beringen, e atacou para se colocar na dianteira. O neerlandês Mees Hendrikx (Crelan – Corendon) foi o único que o conseguiu seguir.
No final da primeira volta, Pim Ronhaar assumiu as rédeas da perseguição. O neerlandês foi paulatinamente fechando o espaço, enquanto Hendrikx passava também para a frente de Iserbyt, já a meio da segunda volta. Apesar disso, Iserbyt voltou a atacar, em busca de se isolar na dianteira. Mais atrás, Laurens Sweeck aproveitava os setores de areia para se destacar. O belga fechou o espaço para Hendrikx, enquanto Iserbyt ganhava uns metros. Na passagem pela meta, Sweeck, Hendrikx e Ronhaar rodavam a 4s, e Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) aproximava-se, a 7s.
Sweeck e Ronhaar na luta com Iserbyt
Na terceira das 9 voltas ao circuito, Sweeck aproveitou a zona de potência para encostar em Iserbyt. Consigo, também Ronhaar fechou o espaço. Hendrikx perdia alguns metros após trocar de bicicleta. Os três passavam a meta na frente, com Vandeputte na perseguição a 8s. A quarta volta colocou Ronhaar em dificuldades. O neerlandês cedeu alguns metros, mas voltou a encostar nos adversários já no início da volta 5.
As diferenças para trás eram cada vez maiores. Vandeputte rodava sozinho em quarto, mas já a 17s. Após novo setor de areia, Iserbyt atacou e ganhou alguns metros. Sweeck e Ronhaar não foram ao choque, mas perderam espaço. Em nova passagem pela meta, a diferença para Iserbyt era já de 8s. A volta 6 não trouxe grandes mudanças na situação de corrida. Iserbyt manteve-se com um rito superior, e cruzou a meta já com 13s de vantagem sobre Sweeck e Ronhaar.
Luta intensa pelo segundo posto atrás de Iserbyt
Na sétima volta, Laurens Sweeck assumiu a perseguição ao líder. O belga da Crelan – Corendon atacou e escapou a Pim Ronhaar. Aplicando toda a sua potência, Sweeck fechou algum espaço para Iserbyt, mas a diferença era ainda grande. Apesar disso, o final do circuito favorecia Iserbyt e a diferença subiu para os 14s na passagem pela meta. Ronhaar estava de novo logo atrás, enquanto Vandeputte era quarto já a mais de 1min.
Na oitava volta, Ronhaar voltou a encostar em Sweeck. Os dois pareciam já não acreditar que podiam vencer, mas a luta pelo segundo posto estava acesa. Ronhaar lançou um grande ataque antes de uma das caixas de areia e ganhou alguns metros. Sweeck parecia já fatigado e em dificuldades para chegar ao rival. Na entrada para a última volta, Ronhaar estava a 17s de Iserbyt e Sweeck a 27s.
A volta final não trouxe mudanças na corrida. Iserbyt manteve-se confortavelmente na frente para alcançar a primeira vitória da temporada. Enquanto isso, Ronhaar cortava a meta em segundo, a 25s, e Sweeck em terceiro, a 48s.
Destaque para Felipe Orts, que após a queda inicial conseguiu recuperar até quinto, a 1:52 do vencedor.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: BELGA