Ceylin Alvarado soma 3º triunfo em 2024/25 no Exact Cross em Heerderstrand!
A neerlandesa Ceylin Alvarado (Fenix – Deceuninck) venceu a terceira ronda do Exact Cross em Heerderstrand, após escapar na penúltima volta para confirmar novamente o seu excelente início de temporada! A neerlandesa Inge van der Heijden (Crelan – Corendon) foi segunda a 14s, após ser mais forte na volta final que a belga Laura Verdonschot (De Ceuster – Bouwpunt).
Corrida rapidamente partiu, com Alvarado a ficar cortada
A terceira prova da série do Exact Cross começou com um belo arranque de Puck Langenbarg (WV Schijndel), mas a jovem neerlandesa foi rapidamente ultrapassada por Inge van der Heijden. Van der Heijden não demorou a aumentar o ritmo e acabou por partir a corrida, sendo apenas seguida por Manon Bakker (Crelan – Corendon) e Laura Verdonschot. Ceylin Alvarado não teve dos melhores arranques e, por isso, ficou cortada. A neerlandesa começou a perseguir a solo, mas não estava fácil fechar o espaço.
Num dos setores de areia, Van der Heijden aumentou o ritmo e conseguiu um ligeiro espaço sobre Bakker e Verdonschot. No final da volta inicial, a neerlandesa tinha 2s de vantagem sobre as duas perseguidoras e 6s sobre Alvarado. No início da segunda volta, Alvarado chegou a Bakker e Verdonschot, mas acabou por cometer um erro que a fez perder novamente o contacto. Verdonschot acabou por aumentar o ritmo e, no final da volta, largou Bakker e chegou a Van der Heijden.
Alvarado chegou à frente da corrida e isolou-se a 2 voltas do fim
Na terceira volta, Alvarado conseguiu entrar no seu ritmo. A neerlandesa rapidamente passou por Bakker e fez a ponte para Verdonschot e Van der Heijden. Bakker mostraram não ter pernas para estar na dianteira e seguia a 10s. Na volta seguinte, nenhuma ciclista tentou fazer diferenças, mas as três continuavam a aumentar a diferença sobre as perseguidoras.
Na quinta volta, mesmo antes da entrada num dos setores de areia, Alvarado atacou. Verdonschot e Van der Heijden, inicialmente, estava na sua roda, mas a belga acabou por cometer um erro, ajudando assim Alvarado a ganhar um espaço importante. A neerlandesa entrou na volta final com uma vantagem de 8s sobre as duas perseguidoras. Bakker seguia com o seu ritmo, mas já estava a 30s da frente da corrida.
Ceylin Alvarado manteve o seu ritmo, na volta final, e foi aumentando a sua vantagem sobre as perseguidoras para somar assim o seu terceiro triunfo esta temporada. Na fase final da última volta, numa zona técnica, Inge Van der Heijden acelerou e conseguiu largar Laura Verdonschot para ser assim segunda a 14s. Verdonschot acabou por fechar o pódio a 19s e mostrou novamente o seu bom início de temporada. Manon Bakker não conseguiu defender o seu título e foi apenas quarta a 57s.
A belga de 20 anos Nette Coppens mostrou o seu bom início de temporada ao fechar o top5 a 3:05. A jovem belga Xaydee van Sinaey (Crelan – Corendon) fez uma bela corrida a ritmo e conseguiu ser 6ª a 3:31. Sanne Laurijssen e Mae Cabaca (RWC Ahoy), ainda juniores de 2º ano, mostraram-se muito bem e fecharam ambas no top10. Puck Langenbarg quebrou nas voltas finais, mas ainda conseguiu ser 9ª a 3:56.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: BELGA