Joran Wyseure surpreende e conquista a Telenet SuperPrestige em Ruddervoorde!

O belga Joran Wyseure (Crelan – Corendon) venceu a primeira ronda da Telenet SuperPrestige em Ruddervoorde, após escapar sem resposta a 2 voltas do fim! O seu compatriota Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) foi segundo, a 2s, destacado-se na volta final do Campeão Europeu, o belga Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal), terceiro a 10s.

Ruddervoorde trouxe um grande início à Telenet SuperPrestige

Ruddervoorde voltou a acolher a abertura da Telenet SuperPrestige, dois anos depois. Um icónico circuito do início de temporada prometia também uma corrida intensa e de afirmação. Ainda na reta de partida, uma feia queda atirou vários ciclistas ao chão. Ryan Kamp (Fenix – Deceuninck) tocou na roda de um adversário e caiu de forma violenta, provocando um enorme aparato no pelotão. Vandeputte assumiu a liderança na primeira volta, e aumentou o ritmo para partir a corrida.

Na resposta, Joran Wyseure passou para a frente, e com ambos apenas seguia Kevin Kuhn (Charles Liégeois Roastery CX). Todavia, os restantes favoritos, rodavam poucos metros atrás. Na caixa de areia, Kuhn perdia alguns metros e deixava-se alcançar pelo grupo dos favoritos. Ainda assim, o suíço conseguiu fazer a ponte para a dupla belga, e com ele também o Campeão Europeu Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) chegou.

Os quatro começaram a segunda volta com cerca de 5s de vantagem para um grupo de sete elementos. O ritmo de Wyseure fez aumentar o espaço para trás, e o belga inclusive isolou-se na frente. A caixa de areia voltou a mudar a situação de corrida. Vanthourenhout ficou sozinho na perseguição, enquanto Kuhn e Vandeputte eram alcançados por Thibau Nys (Baloise Trek Lions).

Junção na perseguição, mas por muito pouco tempo

No início da terceira das nove voltas, os grupos atrás de Vanthourenhout voltaram a juntar-se. Pouco depois, também os dois belgas se juntaram na frente. Enquanto isso, mais atrás, Gerben Kuypers (Charles Liégeois Roastery CX) assumia a perseguição. O forte ritmo do belga trazia apenas Vandeputte na sua roda. Depois de uma forte caixa de areia, também Nys fez a ponte.

Os cinco juntaram-se na frente da corrida à entrada para a quarta volta. Para a perseguição, a diferença já de quase 20s. Perante alguma passividade, Kuypers acelerou, e teve resposta pronta do Campeão Europeu. Contudo, uma difícil caixa de areia voltou a aproximar toda a gente. Os cinco homens da frente seguiam juntos à entrada para a quinta volta. Mais cinco perseguidores alcançaram o grupo, e foi Lars van der Haar (Baloise Trek Lions) quem impôs um ritmo forte.

Cinco homens na frente na decisão da vitória

O ritmo do neerlandês abriu um pequeno espaço atrás de Kuypers e Vanthourenhout. Ainda assim, Wyseure, Vandeputte e Felipe Orts (Ridley Racing Team) conseguiram fechá-lo à entrada para a volta 6. O espanhol foi o primeiro a ser vítima de um azar, ao ficar com a roda traseira dobrada numa pequena colina. Assim, Orts deixou a frente da corrida. Uma vez mais, a caixa de areia voltou a fazer diferença, com Vanthourenhout e Kuypers a escaparem.

Os dois entraram na sétima volta com apenas 3s de vantagem sobre van der Haar, Kuypers e Vanthourenhout. O espaço parecia impossível de fechar durante toda a volta. Vandeputte esteve em contacto, mas nunca em definitivo. Enquanto isso, Wyseure e van der Haar rodavam um pouco mais atrás. Na zona das tábuas, van der Haar cometeu um erro e perdeu tempo importante ao evitar uma queda.

Um ataque decisivo de Wyseure para a vitória

À entrada para a oitava volta, Wyseure encostou, e sem perder tempo atacou de imediato. Nenhum dos adversários respondeu, e o belga ganhou alguma vantagem. A passividade foi tal, que van der Haar voltou a encostar. Perante os pingos de chuva que já caíam, a diferença parecia aumentar cada vez mais. Wyseure estava confortável na frente, enquanto na perseguição era Vanthourenhout a assumir as despesas. O Campeão Europeu ganhou uma ligeira vantagem sobre Vandeputte e Kuypers, mas van der Haar passava por dificuldades.

Wyseure entrou na volta final com 12s sobre Vanthourenhout. A perseguição estava completamente partida, com Vandeputte prestes a alcançar o compatriota. O terreno agora enlameado fez também as suas vítimas e Wyseure, na frente, foi o primeiro a cair. Porém, a vantagem do belga era suficiente para se manter isolado.

Depois da queda, o ciclista da Crelan – Corendon fez uma corrida limpa e sem erros, para chegar à sua maior vitória da carreira nesta Telenet SuperPrestige! Na perseguição, Vanthourenhout abriu a porta na caixa de areia, e Vandeputte aproveitou para atacar. O belga da Alpecin – Deceuninck isolou-se no segundo posto, mas já não teve tempo nem espaço para chegar à frente. Ainda assim, Vandeputte cortou a meta a apenas 2s do vencedor. Vanthourenhout completou o pódio, a 10s.

O pódio da Telenet SuperPrestige de Ruddervoorde com Niels Vandeputte, Joran Wyseure e Michael Vanthourenhout
O pódio da Telenet SuperPrestige de Ruddervoorde com Niels Vandeputte, Joran Wyseure e Michael Vanthourenhout

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock