Alan Hatherly é o novo Campeão do Mundo de XCO! Luca Martin triunfa nos Sub-23!
O sul-africano Alan Hatherly conquistou em Pal Arinsal, na Andorra, o seu primeiro Título Mundial de XCO em elites. Portugal contou com a presença de Roberto Ferreira e Ricardo Marinheiro que foram 53º e 66º, respetivamente. O último dia dos Campeonatos do Mundo de Mountain Bike também contou com a prova masculina dos Sub-23, onde o francês Luca Martin acabou por brilhar. O português João Cruz foi 50º e Rafael Sousa não terminou a corrida.
Elites Masculinos
Nos Elites Masculinos, Alan Hatherly fez história e deu à África do Sul o seu primeiro Título Mundial de XCO! O sul-africano levou a melhor na volta final, após um grande duelo com o francês Victor Koretzky, que foi 2º a 22s. O britânico Tom Pidcock não estava no seu melhor, mas ainda fechou o pódio a 39s. Roberto Ferreira terminou em 53º a 9:32 e a Ricardo Marinheiro 66º a duas voltas do vencedor.
A corrida começou com um ritmo e, no final da volta inicial, Alan Hatherly, Victor Koretzky, Charlie Aldridge (Seleção da Grã-Bretanha), Luca Braidot (Seleção da Itália), Luca Schwarzbauer (Seleção da Alemanha) e Filippo Colombo (Seleção da Suíça) estavam isolados na frente da corrida. Tom Pidcock estava a 20s da grupo da frente. 1 volta depois, Colombo perdeu o contacto com a frente da corrida. Pidcock continua a sua recuperação e já estava entre os 10 primeiros.
Na terceira volta, a corrida partiu e Aldridge, Koretzky e Hatherly acabaram por se isolar. Braidot estava a 3s do trio da frente e Pidcock estava com Mathis Azzaro (Seleção da França) a 7s. Na volta seguinte, Aldridge perdeu o contacto com Koretzky e Hatherly. Pidcock conseguiu fazer para o seu compatriota e os dois estavam a 6s do duo da frente.
Hatherly e Koretzky seguiram com um forte e, na quinta volta, aumentaram a vantagem sobre Pidcock e Aldridge para 13s. No início da volta final, Pidcock largou Aldridge e tentava ainda chegar ao duo da frente. Koretzky foi o primeiro a mexer, mas Hatherly facilmente o seguiu. Logo a seguir, o sul-africano contra atacou e o francês acabou por quebrar. Alan Hatherly seguiu então com o seu ritmo e conquistou assim o seu primeiro Título Mundial de XCO em elites. Victor Koretzky e Tom Pidcock completaram assim o pódio. Nino Schurter (Seleção da Suíça) foi 13º a 2:49.
Results powered by FirstCycling.com
Sub-23 Masculinos
Nos Sub-23, Luca Martin conquistou o tão desejado Título Mundial de XCO. Na última volta, o francês levou a melhor num grande duelo com o suíço Dario Lillo, que foi 2º a 21s. O dinamarquês Tobias Lillelund ficou com o Bronze. João Cruz foi o melhor português e terminou em 50º a 6:41. Rafael Sousa não terminou a corrida.
A prova começou com um forte ritmo e a corrida rapidamente partiu. No final da primeira volta, Dario Lillo estava isolado e tinha 4s de vantagem sobre Riley Amos (Seleção dos Estados Unidos) e 6s sobre Tobias Lillelund e Luca Martin. Na segunda volta, Martin e Lillelund passaram por Amos e fizeram a ponte para Lillo. 1 volta depois, Lillelund deixou de ter capacidade para seguir Lillo e Martin. Amos seguia em 4º, mas o americano estava a quebrar bastante.
Na quarta volta, Martin e Lillo aumentaram a vantagem sobre Lillelund para 29s. Luke Wiedmann (Seleção da Suíça) estava a fazer uma bela corrida a ritmo e estava a apenas 13s do dinamarquês. Na volta final, Luca Martin conseguiu largar Dario Lillo para conquistar assim o Título Mundial de XCO em Sub-23. Lillo não teve resposta para o francês e acabou por ser 2º a 21s. Tobias Lillelund conseguiu aguentar o excelente ritmo de Wiedmann para fechar o pódio a 52s.
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UCI