Emilio Garcia vence na Covilhã e Jurgen Zomermaand conquista Volta a Portugal Júnior!
O espanhol Emilio Garcia (Maguisa Guijuelo) venceu a etapa final da Volta a Portugal Júnior, uma ligação de 107,6km entre Fundão e Covilhã, após escapar do líder da geral, o neerlandês Jurgen Zomermaand (Willebrord Wil Vooruit) na subida final! O líder foi segundo, a 17s, para garantir a conquista da geral. O português André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves) foi terceiro, a 29s.
Início neutralizado num dia com muitas tentativas de fuga
A etapa final da Volta a Portugal Júnior trouxe uma jornada muito atacada e ofensiva para definir a geral. Nos kms iniciais deu-se uma queda no pelotão, que obrigou ao neutralizar da etapa. O pelotão não parou, mas foi forçado a seguir a um ritmo controlado durante alguns kms. Ao km 29, Tural Israfilov (Escola de Ciclismo Bruno Neves) e Inassio Andrade (UC Cholet 49) formaram a primeira fuga. 10km depois, o ciclista do Azerbaijão foi o primeiro, já sozinho, na terceira categoria de Portela.
Ao km 58 deu-se uma nova movimentação no pelotão. Israfilov era alcançado, e um grupo de oito ciclistas escapava para uma nova fuga. 4km depois, Francisco Alves (ABTF Betão – Bairrada) vencia o sprint intermédio de Orjais. O grupo manteve-se unido na frente, mas mais ataques foram sucedendo. A 25km do fim, mais 7 ciclistas chegaram à frente, e rapidamente chegou a segunda categoria de Verdelhos.
Líder ao ataque na defesa da camisola amarela
Na subida mais difícil do dia, André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves) destacou-se, e foi o primeiro no topo. Mais atrás, apenas David Gil (ABTF Betão – Bairrada) e Sergio Ortega (Grupo Fores – Hiper Europa) resistiram em posição intermédia. No pelotão, o camisola amarela Jurgen Zomermaand aproveitou o momento para atacar. Com ele, apenas Emilio Garcia seguiu. Os cinco acabaram por se juntar já na descida, e seguir para a discussão da etapa.
A colaboração dos cinco ciclistas na frente nem sempre foi a melhor. Ainda assim, o pelotão nunca os conseguiu alcançar, com o líder a dispender a maior parte da força na frente. A 3km do fim, já na subida para a meta, na Covilhã, David Gil e Sergio Ortega foram os primeiros a ceder. André Dutra resistiu um pouco mais, mas também acabou por ceder mais à frente. Foi já à entrada do km final que Emilio Garcia se isolou, atacando o líder para chegar à vitória na etapa, com 17s de vantagem.
Os restantes candidatos no pelotão chegaram 1:12 depois, com Hector Celda (Picusa Academy) a ser o primeiro na meta, em sexto a 1:12.
Com o segundo lugar na etapa, Jurgen Zomermaand sagrou-se o grande vencedor da Volta a Portugal Júnior, com 2:38 sobre Enrique Maranchon (Picusa Academy) e 2:45 sobre Javier Cubillas (Grupo Fores – Hiper Europa). O neerlandês venceu por pontos e na montanha, enquanto Maranchon foi o melhor jovem. A Willebrord Wil Vooruit foi a melhor equipa.
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UVP/FPC