Pauline Ferrand-Prevot é a nova Campeã Olímpica de XCO!
A francesa Pauline Ferrand-Prevot (Seleção da França) é a nova Campeã Olímpica de XCO, após isolar-se na frente da corrida no início da segunda volta ao circuito em Paris. Ferrand-Prevot conquistou o tão desejado Título que lhe faltava no Mountain Bike na sua última temporada nesta disciplina, porque irá voltar a fazer estrada para a próxima temporada. A americana Haley Batten (Seleção dos Estados Unidos) ficou com a Prata e a sueca Jenny Rissveds (Seleção da Suécia) com o Bronze.
Ferrand-Prevot isola-se cedo na corrida
A corrida começou com um bom arranque de Martina Berta (Seleção da Itália), mas acabou por ser rapidamente ultrapassada por Laura Stigger (Seleção da Áustria). A austríaca começou a aumentar o ritmo e foi apenas seguida por Loana Lecomte e Pauline Ferrand-Prevot (Seleção da França) e Puck Pieterse (Seleção dos Países Baixos). No final da primeira volta, as quatro tinham 11s sobre Alessandra Keller (Seleção da Suíça), Anne Terpstra (Seleção dos Países Baixos), Jenny Rissveds, Evie Richards (Seleção da Grã-Bretanha) e Berta. Haley Batten seguia num terceiro grupo a 20s.
Logo no início da segunda volta, o ritmo na frente da corrida aumentou e Stigger acabou por ceder. Numa zona inclinada do percurso, Ferrand-Prevot acelerou e Pieterse e Lecomte não tiveram resposta para o ritmo da francesa. No final da segunda volta, Lecomte deixou de ter capacidade para seguir Pieterse. Stigger foi alcançada por Batten, Rissveds, Richards e Keller e as cinco tentavam ainda lutar pelas medalhas.
Queda feia de Lecomte e o furo de Pieterse
Na terceira volta, Ferrand-Prevot continuava com um forte ritmo e começava a aumentar ainda mais a vantagem sobre as perseguidores. Richards perdeu o contacto com o grupo de Batten e Rissveds. Na quarta volta, Rissveds e Keller aceleraram e chegaram a Lecomte. A francesa acabou por sofrer uma queda feia numa zona acidentada do percurso e foi obrigada a abandonar de imediato a corrida.
Na quinta volta, Batten a ritmo conseguiu chegar a Rissveds e Stigger. Puck Pieterse sofreu um furo e perdeu cerca de 45s a trocar de roda na zona de boxes. Isto fez a neerlandesa cair para sétima e acabou por perder aqui as suas chances de conseguir uma medalha. Ferrand-Prevot manteve o seu ritmo e tinha 2:50 sobre Batten, Rissveds e Stigger. Na sexta volta, Stigger quebrou e Rissveds e Batten tinham praticamente as medalhas garantidas. A austríaca ainda foi ultrapassada por Keller, Richards e Pieterse.
Pauline Ferrand-Prevot faz história
Na última volta, Pauline Ferrand-Prevot manteve o seu ritmo e tornou-se assim na nova Campeã Olímpica de XCO! No final da volta, Haley Batten atacou e Jenny Rissveds não teve capacidade para seguir a americana que conseguiu ser assim segunda a 2:57. Rissveds acabou por ficar com o Bronze e terminou a corrida a 3:02 da vencedora.
Puck Pieterse e Evie Richards fizeram uma excelente volta final. A neerlandesa acabou por ainda ser quarta a 3:23 e a britânica quinta a 3:27. Laura Stigger ainda passou por Alexandra Keller para ser sexta a 4:13. Destaca-se a excelente corrida da jovem neozelandesa Samara Maxwell (Seleção da Nova Zelândia) que foi oitava a 4:41.
A portuguesa Raquel Queirós (Seleção de Portugal) terminou a corrida na 29ª posição a duas voltas de Ferrand-Prevot.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: UCI