Mathieu Van der Poel é pela 6ª vez Campeão do Mundo de Ciclocrosse!

O neerlandês Mathieu Van der Poel venceu os Campeonatos do Mundo de Ciclocrosse dos elites masculinos, disputados no circuito de Tabor, na República Checa. Van der Poel dominou de início ao fim e conquistou o seu sexto Título Mundial como elite. O neerlandês Joris Nieuwenhuis confirmou a excelente temporada que está a fazer ao conseguir ser 2º a 37s. O belga Michael Vanthourenhout completou o pódio.

Os Campeonatos do Mundo de Ciclocrosse dos elites masculinos começaram com um forte arranque de Mathieu Van der Poel. Inicialmente, o neerlandês foi seguido pelo belga Niels Vandeputte e Joris Nieuwenhuis, mas rapidamente os conseguiu descarregar. Nieuwenhuis largou Vandeputte e tentava manter-se o mais perto possível do seu compatriota na dianteira.

No final da primeira volta, Van der Poel tinha 8s de vantagem sobre Nieuwenhuis. Vandeputte foi alcançado pelo francês Clement Venturini e o belga Toon Vandebosch. Michael Vanthourenhout, que se dá muito bem neste circuito, não teve um bom arranque, mas conseguiu fazer um bom recuperação e seguia com o seu compatriota Eli Iserbyt a 27s e o Pim Ronhaar. Outros favoritos a pódio, o belga Thibau Nys e o neerlandês Lars Van der Haar seguiam num grande grupo a 34s.

No início da segunda volta, Vanthourenhout, Iserbyt e Ronhaar fizeram a ponte para Venturini, Vandeputte e Vandebosch. Vanthourenhout rapidamente passou para o comando do grupo. O belga aumentou o ritmo, sendo apenas seguido por Ronhaar. Na dianteira, Van der Poel manteve o ritmo e tinha agora 12s de vantagem sobre Nieuwenhuis. Ronhaar e Vanthourenhout estavam a 39s do líder. Thibau Nys e Lars Van der Haar passaram por Vandeputte e Vandebosch e chegaram a Iserbyt e Venturini. Os quatro estavam a cerca de 11s da luta pelo terceiro posto.

Zdenek Stybar terminou a sua carreira em casa (Foto: Billy Ceusters/Getty Images)

Na terceira volta, Van der Poel acelerou e aumentou a sua vantagem sobre Nieuwenhuis para 30s. Vanthourenhout seguia com Ronhaar a 56s. Van der Haar, Iserbyt e Nys largaram Venturini e os quatro seguiam a 1:08 do líder. Na quarta volta, Vanthourenhout largou Ronhaar e o belga tentava reentrar na luta pela medalha de Prata. No final da volta, Van der Poel tinha 43s de vantagem sobre Nieuwenhuis e 56s sobre Vanthourenhout. Ronhaar não desistiu e estava a 9s de Vanthourenhout. Van der Haar largou Iserbyt e Nys e tentava fechar no top5.

Na quinta volta, Van der Poel continuou com o seu ritmo e tentava não cometer erros. O neerlandês iniciou a volta final com 43s sobre Nieuwenhuis. Vanthorenhout ainda tentava ficar com o segundo posto, mas estava a 12s de Nieuwenhuis. Ronhaar estava em quebra e seguia a 1:12 do líder. Lars Van der Haar teve um problema na corrente. O neerlandês foi obrigado a correr até às boxes, que ainda estava longe, e perdeu assim as suas chances de terminar no top10. Iserbyt fechava agora o top5 a 1:48.

Na última volta, Mathieu Van de Poel manteve a compostura e conquistou assim pela sexta vez na carreira o Título Mundial de Ciclocrosse de elites. Joris Nieuwenhuis ainda tinha algo para dar na última volta e conseguiu ser 2º a 37s. Michael Vanthourenhout ficou com a medalha de Bronze a 1:06. Pim Ronhaar fez mais um grande resultado nesta temporada e foi 4º a 1:36. Eli Iserbyt fechou o top5 a 2:08.

Destaca-se as bons recuperações do belga Jens Adams e do checo Michael Boros. Adams foi 6º a 2:21 e Boros 7º a 2:29. Thibau Nys quebrou bastante e foi apenas 9º a 2:44. O espanhol Felipe Orts continua a mostrar a boa temporada que está a fazer ao conseguir ser 10º a 2:48.

Na última corrida da sua carreira, o checo, três vezes Campeão do Mundo de Ciclocrosse, Zdenek Stybar foi 31º a 7:02.

Pódio Final

Pódio Final com Joris Nieuwenhuis, Mathieu Van der Poel e Michael Vanthorenhout (Foto: Belgian Cycling Team)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock