Zoe Backstedt é a nova Campeã do Mundo de Ciclocrosse Sub23!
Zoe Backstedt venceu os Campeonatos do Mundo de Ciclocrosse nas Sub-23 Femininas, realizados no circuito de Tabor, na República Checa. A britânica dominou desde a primeira volta e conquistou o seu segundo Título Mundial na disciplina, depois de ter vencido como Júnior em 2022. A checa Kristyna Zemanová levou ao rubro o público da casa, ao conseguir ser segunda a 44s. A neerlandesa Leonie Bentveld completou o pódio, a 55s.
Forte arranque de Schreiber marcado por Backstedt
Os Campeonatos do Mundo das Sub-23 Femininas começaram com um belo arranque da Marie Schreiber, que impôs de imediato um ritmo alto. Zoe Backstedt foi a única que seguiu a luxemburguesa. As duas conseguiram uma pequena vantagem sobre Kristyna Zemanová e Leonie Bentveld. Schreiber acabou por cometer um erro e deixou Backstedt isolada na frente da corrida. A luxemburguesa foi ultrapassada por Zemanová e Bentveld.
Backstedt manteve o ritmo alto e começou a segunda volta com uma vantagem de 23s sobre Bentveld e Zemanová. Schreiber não estava a ter um dos seus dias e seguia sozinha na quarta posição. Na segunda volta, Backstedt continuou com um ritmo elevado. A britânica aumentou a sua vantagem sobre as duas perseguidoras para 56s. Schreiber estava a 1:10.
A terceira volta foi mais uma de grande nível para Backstedt. A britânica continuou a acelerar e tinha agora 1:06 de vantagem sobre as duas perseguidoras. Schreiber estava a 1:25. A canadiana Isabella Holmgren fazia uma grande recuperação, e estava a apenas 9s da luxemburguesa.
A consagração de Backstedt
Na última volta, Backstedt impôs um ritmo tranquilo e conquistou assim o Título Mundial de Ciclocrosse Sub-23. Zemanová conseguiu largar Bentveld e a checa levou os fãs ao rubro ao ficar com a medalha de Prata. Bentveld bem tentou seguir com a checa, mas ficou com o Bronze, a 55s. Isabella Holmgren fez uma grande volta final e passou Schreiber para ser quarta, a 1:08. A canadiana fez uma grande corrida no seu primeiro ano Sub-23.
Marie Schreiber teve um dia para esquecer e foi apenas quinta, a 1:42. Destacam-se também as boas prestações das Sub-23 de primeiro ano, a belga Xaydee van Sinaey, e a neerlandesa, Lauren Molengraaf. A belga foi sexta, a 2:14, e a neerlandesa sétima, a 2:26.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UCI