Fem Van Empel vence grande duelo na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Hoogerheide!
A neerlandesa, Campeã do Mundo, Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) conquistou a sua décima sétima vitória da temporada na última ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024, disputada no circuito de Hoogerheide, nos Países Baixos. A prova teve emoção de início ao fim e Van Empel acabou por levar a melhor ao sprint após um grande duelo com a húngara Blanka Vas (Team SD Worx). Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) não teve pernas para sprintar e foi terceira a 10s.
Início com muitos ataques
A corrida começou com um bom arranque de Marie Schreiber (Team SD Worx), que teve de imediato Lucinda Brand e Fem Van Empel na sua roda. Brand e Van Empel rapidamente passaram para a frente, isolando-se na dianteira. No final da volta inicial, as duas tinham cerca de 2s de vantagem sobre Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) e 7s sobre Schreiber, Vas, Ceylin Alvarado (Alpecin – Deceuninck) e Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing).
Na segunda volta, Van Empel aumentou o ritmo e foi seguida por Pieterse, Brand e Vas. Na reta da meta, as quatro estavam a marcar-se. Schreiber conseguiu reentrar no grupo da frente e atacou logo no início da terceira volta. Backstedt também passou direta pelo grupo de Van Empel e tentava chegar a Schreiber. A britânica acabou por ser alcançada pelo grupo de Van Empel. Logo a seguir, Brand atacou e fez a ponte para Schreiber. Van Empel rapidamente chegou às duas da frente e acelerou. No final da volta, a Campeã do Mundo tinha 3s sobre Brand e 7s sobre Pieterse, Schreiber e Vas.
Duelo entre Brand e van Empel, com Vas a intrometer-se
Na quarta volta, Brand conseguiu juntar-se a Van Empel. As duas continuaram com um ritmo alto e tinham 9s de vantagem sobre Vas e Schreiber. Pieterse estava a começar a quebrar e estava a 19s da frente da corrida. Na quinta volta, Vas largou Schreiber e conseguiu fazer a ponte para as duas da frente. No final da volta, o trio da frente tinha apenas 5s de vantagem sobre Schreiber. Backstedt passou direta por Pieterse, e, a ritmo, tentava subir posições. A britânica estava a 15s do grupo da frente.
No início da última volta, Brand acelerou, mas não conseguiu isolar-se na frente. Logo a seguir, Van Empel aumentou o ritmo, mas também não teve sucesso. Brand fez uma grande ultrapassagem a Van Empel e tomou a dianteira, mas Vas ainda tinha algo para dar e conseguiu passar para o comando antes da escadaria. Van Empel respondeu na escadaria, e passou para a frente. Logo após a curva final, a Campeã do Mundo lançou o sprint e não deu hipótese, conquistando assim a sua 5ª vitória nesta edição da Taça do Mundo de Ciclocrosse. Brand completou o pódio após não ter pernas para o sprint.
Zoe Backstedt ainda conseguiu passar Marie Schreiber na volta final para ser 4ª a 24s. Puck Pieterse quebrou bastante e foi apenas 8ª a 1:14. Destacam-se as excelentes prestações das irmãs Isabella e Ava Holmgren (Lidl – Trek) que foram 10ª, a 1:22, e 12ª, a 1:37, respetivamente. Ceylin Alvarado não teve um bom dia e foi apenas 15ª, a 2:02.
Ceylin Alvarado é a grande vencedora da Taça do Mundo de Ciclocrosse, somando 348pts. A neerlandesa bateu Puck Pieterse por 40pts e Lucinda Brand por 64pts.
Pódio em Hoogerheide
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos