Show de Mathieu Van der Poel em Hoogerheide! Eli Iserbyt vence a Taça do Mundo de Ciclocrosse!
O neerlandês, Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) conquistou a última ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024, disputada no circuito de Hoogerheide, nos Países Baixos! Foi a sua décima segunda vitória da temporada em treze corridas disputadas. O neerlandês protagonizou um poderoso ataque na penúltima volta e bateu os seus compatriotas Joris Nieuwenhuis e Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) por 5s e 9s, respetivamente.
Muitos ataques, pouca diferença entre os primeiros
A corrida começou com um bom arranque de Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions), que impôs de imediato um ritmo alto. No final da volta inicial, Joris Nieuwenhuis atacou e foi seguido por Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal), Kevin Kuhn (Charles Liégeois Roastery CX) e Pim Ronhaar. Mathieu Van der Poel comandava um grande grupo, onde também estava Thibau Nys e Van der Haar, que seguia a 3s. Na segunda volta, Van der Poel fechou o espaço entre o segundo grupo e o quarteto da frente. No final da volta, treze ciclistas estavam na frente da corrida.
Na terceira volta, a corrida acabou por partir com Ronhaar, Van der Poel, Iserbyt, Nieuwenhuis e Nys a ficarem isolados na frente da corrida. Van der Haar seguia com Toon Vandebosch (Crelan – Corendon) e Felipe Orts (FOrts Team), a 8s. Na quarta volta, Van der Haar, Vandebosch, Orts, Joran Wyseure e Laurens Sweeck (Crelan – Corendon), Clément Venturini (ARKEA – B&B Hotels) e Timon Ruegg (Heizomat RadTeam P/B Kloster Kitchen) fizeram a ponte para o grupo da frente.
Na quinta volta, Nys aumentou o ritmo e Sweeck, Vandebosch e Orts acabaram por ceder. No final da volta, Ronhaar tentou saltar do grupo, mas Van der Poel fechou rapidamente o espaço. Na sexta volta, Van der Poel atacou e foi seguido por Nys. Os dois começaram a marcar-se e Nieuwenhuis, Iserbyt e Ronhaar conseguiram reentrar na luta pela corrida. Na sétima volta, Van der Haar conseguiu reentrar no grupo da frente. Wyseure seguia a ritmo, e estava a apenas 4s do grupo da frente.
O ataque do Campeão Mundial
Na oitava volta, Mathieu Van der Poel lançou o seu ataque decisivo. Thibau Nys ainda tentou seguir o Campeão do Mundo, mas acabou por não pernas. No final da volta, Van der Poel tinha 9s de vantagem sobre Nys. Iserbyt, Ronhaar e Nieuwenhuis estavam a 17s, mas os três ainda não estavam descartados da luta pelo segundo posto.
No início da volta final, Thibau Nys acabou por cometer um erro e foi ao chão. O belga foi assim alcançado por Nieuwenhuis, Iserbyt e Ronhaar. Van der Poel manteve um ritmo tranquilo e conquistou assim a sua quinta vitória nesta edição da Taça do Mundo de Ciclocrosse. Na zona das tábuas, Nieuwenhuis saiu mais forte e abriu uma vantagem sobre Ronhaar, Iserbyt e Nys. O Campeão neerlandês continuou com o forte ritmo para ser assim 2º a 5s. Ronhaar foi mais forte ao sprint que Nys e Iserbyt para ser 3º.
Destaca-se a excelente corrida a ritmo de Joran Wyseure que foi 6º a 21s. Lars Van der Haar acabou por quebrar nas voltas finais e foi apenas 7º a 28s.
Eli Iserbyt somou 338pts e conquistou assim a Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024. O belga bateu Joris Nieuwenhuis por 25pts. Com o terceiro posto na última ronda, Pim Ronhaar somou os pontos necessários para passar Lars Van der Haar e ser terceiro com 295pts.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: SportPic_Agency