Zoe Backstedt regressa às vitórias no Hexia Cross de Gullegem!
A Campeã Britânica Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) regressou hoje às vitórias no Hexia Cross de Gullegem, dois meses após o Europeu Sub-23! A jovem de 19 anos bateu as neerlandesas Manon Bakker (Crelan – Corendon) e Inge van der Heijden (Crelan – Corendon), por 28s e 36s, respetivamente, após ter atacado sem resposta no final da terceira de cinco voltas ao percurso belga.
O Hexia Cross de Gullegem começou com um belo arranque de Zoe Backstedt, que rapidamente assumiu a dianteira da corrida com Manon Bakker e Inge van der Heijden. Blanka Vas (Team SD Worx) e Amandine Fouquenet (Arkea – B&B Hotels) ainda tentaram acompanhar o ritmo, mas rapidamente cederam. Van der Heijden forçou o ritmo inicial e partiu totalmente a corrida, e nem mesmo a líder da Taça do Mundo, Ceylin Alvarado (Alpecin – Deceuninck) conseguiu acompanhar. No final da primeira volta, a diferença do trio para Alvarado era de cerca de 15s.
A segunda volta não trouxe grandes diferenças entre o trio, com todas as ciclistas a irem passando pela frente, sem ganharem destaque. Backstedt ainda caiu, mas rapidamente retomoiu sem perder tempo para a dupla da Crelan – Corendon. A diferença para Alvarado reduzia ligeiramente para os 12s, ao final da segunda volta.
A decisão da corrida
As três da frente entravam na terceira volta muito iguais, e sem grandes diferenças. Alvarado quebrava, e perdia mesmo posição para Marion Norbert-Riberolle (Crelan – Corendon), acabando depois por abandonar. Foi já no final da volta que Backstedt aproveitou o relaxar de van der Heijden para atacar. A britânica usou toda a sua potência para abrir cerca de 3s de espaço, que nunca mais se fechou.
O percurso pesado favoreceu a Campeã da Europa Sub-23, que escapou em definitivo no final da quarta volta. Bakker ganhou também alguns metros a van der Heijden numa zona de maior potência, e isolou-se no segundo posto. A entrada para a volta final, Backstedt contava já com cerca de 20s sobre Bakker. A última volta não trouxe surpresas, e a britânica consolidou a vantagem para agarrar o triunfo. Van der Heijden ainda alcançou Bakker e esboçou o ataque para o segundo posto. Bakker resistiu e contra-atacou para ser segunda, a 28s. Van der Heijden fechou o pódio, a 36s.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images