Michael Vanthourenhout e Fem Van Empel revalidam Títulos Europeus de Ciclocrosse!

O belga Michael Vanthourenhout e a neerlandesa, Campeã do Mundo, Fem Van Empel venceram os Campeonatos da Europa de Ciclocrosse de elites disputados no circuito de Pontchâteau, na França, e revalidaram assim os Títulos Europeus de CX, depois de terem vencido em 2022 em Namur, na Bélgica.

Prova Masculina

A corrida masculina foi a última a arrancar e terminou com uma grandíssima vitória do belga Michael Vanthourenhout que venceu pela segunda vez consecutiva o Título Europeu de CX em elites. O britânico Cameron Mason foi segundo a 7s e o neerlandês Lars Van der Haar terceiro a 19s.

A prova começou com um bom arranque do belga Eli Iserbyt que tentou partir a corrida, mas não teve sucesso. Na segunda volta, Vanthourenhout atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida com uma vantagem de 21s sobre os perseguidores. O belga Thibau Nys, o principal favorito a vencer no dia de hoje, começou bem a corrida, mas nesta volta, mostrou que não estava bem e começou a perder posições.

Na terceira volta, Mason saltou do grupo perseguidor e tentava fazer a ponte para Vanthourenhout. No final desta volta, Mason recebeu a companhia de Iserbyt e do neerlandês Pim Ronhaar e os três estavam a 16s de Vanthourenhout. Van der Haar vinha a seu ritmo e estava a 4s dos três. Na quarta volta, Van der Haar fez a ponte para os três perseguidores que não conseguiram ganhar tempo a Vanthourenhout.

Na quinta volta, Iserbyt teve um furo, perdeu o contacto com o grupo perseguidor e recebeu a companhia do neerlandês Ryan Kamp. Mason conseguiu largar Van der Haar e Ronhaar, mas o britânico tinha uma pequena vantagem sobre os dois neerlandeses. Na sétima volta, Van der Haar sofreu uma queda, mas o neerlandês ficou a poucos segundos de Ronhaar. No final desta volta, Ronhaar também sofreu uma queda, o neerlandês rapidamente voltou à bicicleta, mas tinha Van der Haar mesmo atrás de si.

MichaelVanthourenhout fez a última volta com bastante cautela, mas o suficiente para manter-se na liderança e para conquistar pela segunda vez na carreira o Título Europeu de CX em elites. Cameron Mason fez a melhor corrida da sua carreira e conseguiu um fantástico segundo posto a apenas 7s do belga. O Bronze acabou por ser decidido ao sprint entre dois neerlandeses, com Van der Haar a ser mais forte que Ronhaar para completar assim o pódio.

Ryan Kamp largou Eli Iserbyt na penúltima volta para fechar o top5. Iserbyt foi 6º a 58s e o belga também não teve um bom dia na prova de hoje. Thibau Nys foi quem esteve pior dos principais favoritos, o belga teve claramente um dia mau e acabou por abandonar a corrida na sexta volta.

Pódio Final com Cameron Mason – Michael Vanthourenhout – Lars Van der Haar (Foto: TFoto)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Prova Feminina

Fem Van Empel conquistou o Título Europeu de CX de elites pelo segundo ano consecutivo (Foto: Cor Vos)

A prova feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma fantástica vitória da Campeã do Mundo Fem Van Empel que conquistou pela segunda vez os campeonatos europeus de ciclocrosse de elites. A neerlandesa Ceylin Alvarado ficou com a Prata e a italiana Sara Casasola com o Bronze.

A corrida começou com um bom arranque de Alvarado e foi seguida pelas suas compatriotas Van Empel e Inge Van der Heijden. No final da volta inicial, Van Empel conseguiu isolar-se na frente da corrida e tinha 3s de vantagem sobre Alvarado e Van der Heijden. Casasola seguia a 11s de Van Empel com as neerlandesas Annemarie Worst e Aniek Van Alphen e a britânica Anna Kay.

Na segunda volta, Alvarado largou Van der Heijden, mas estava a 26s de Van Empel. Na terceira volta, Van Alphen chegou a juntar-se novamente a Alvarado, mas rapidamente voltar a perder o contacto e recebeu a companhia de Casasola. Na quarta volta, a italiana largou Van der Heijden e tentava fazer a ponte para Alvarado.

Fem Van Empel continuou com o seu ritmo e, volta após volta, foi aumentando a sua vantagem sobre as perseguidoras para conquistar assim pela segunda vez consecutiva o Título Europeu de Ciclocrosse de elites. Ceylin Alvarado conseguiu aguentar o forte ritmo de Sara Casasola para ser segunda a 1:35. Casasola foi terceira a 1:56, a italiana fez uma fantástica prova de trás para a frente para conquistar o melhor resultado da sua carreira.

Pódio Final com Ceylin Alvarado – Fem Van Empel – Sara Casasola (Foto: TFoto)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Freddy Guérin – DirectVelo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock