Zoe Backstedt e Jente Michels são os novos Campeões da Europa de Ciclocrosse de Sub23! Ana Santos foi 22ª e Rafael Sousa 37º!
A britânica Zoe Backstedt e o belga Jente Michels venceram os Campeonatos Europeus de Ciclocrosse de Sub23 disputados no circuito de Pontchâteau, na França. Portugal contou com a participação de Ana Santos e Rafael Sousa nos Sub23. Ana conseguiu ser 22ª e Rafael terminou em 37º.
Prova Feminina
O Campeonatos Europeu de Sub23 Feminino de Ciclocrosse foi o primeiro a arrancar e terminou com uma vitória dominante da britânica Zoe Backstedt que juntou o Título Europeu de Sub23 ao de Júnior conquistado em 2021. A luxemburguesa Marie Schreiber foi 2ª a 34s e a checa Kristyna Zemanová 3ª a 1:11. A portuguesa Ana Santos conseguiu concluir a sua primeira participação num Campeonato Europeu de CX e terminou na 22ª posição a 6:55 da vencedora.
A corrida começou com um ritmo alto e Backstedt e Schreiber conseguiram isolar-se na frente da corrida na volta inicial. A neerlandesa Leonie Bentveld seguia a 4s das duas da frente e Zemanová a 11s. Na segunda volta, Bentveld recebeu a companhia de Zemanová e as duas estavam a 14s das duas da frente. Na terceira volta, Backstedt acabou por aumentar o ritmo e Schreiber não teve resposta para a aceleração da britânica.
Zoe Backstedt manteve o seu ritmo e a britânica continua a dar cartas do seu grandíssimo potencial ao conseguir conquistar o Título Europeu de Ciclocrosse de Sub23. Marie Schreiber bem tentou, mas ainda assim conseguiu uma excelente medalha de Prata, ficando a 34s da vencedora. Kristyna Zemanová largou Leonie Bentveld, na penúltima volta, para ficar com a medalha de Bronze. Destaca-se as excelentes exibições da neerlandesa Lauren Molengraaf e da belga Xaydee Van Sinaey, que são Sub23 de 1º ano e foram 5ª a 2:36 e 7ª a 3:46, respetivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Masculina
O Campeonato Europeu de Ciclocrosse de Sub23 Masculino foi o último a arrancar e terminou com uma grande vitória do belga Jente Michels que conquistou o maior triunfo da sua carreira. Michels bateu o seu compatriota, vencedor dos Campeonatos Europeus de Sub23 de CX de 2022, Emiel Verstrynge por 25s. O francês Rémi Lelandais completou o pódio. O português Rafael Sousa estreou-se num Campeonato Europeu de CX e foi 37º a 5:58.
A corrida começou com um ritmo alto e um grupo com os principais nomes presentes liderava a corrida na volta inicial. Na segunda volta, Michels aumentou o ritmo e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Os belgas Verstrynge e Ward Huybs estavam a apenas 7s de Michels e Lelandais a 20s. Na terceira volta, Verstrynge largou Huybs e tentava chegar a Michels. Lelandais e o suíço Dario Lillo conseguiram fazer a ponte para Huybs.
Na quarta volta, Verstrynge fez a ponte para Michels. Lelandais saltou do grupo perseguidor e tentava fazer a ponte para os dois belgas. Michels e Verstrynge foram aumentando a vantagem que tinham sobre os perseguidores e acabaram por discutir o Título Europeu na volta final. Michels acabou por acelerar e Verstrynge não teve capacidade para responder ao seu compatriota que conquistou assim o Título Europeu de CX de Sub23. Lelandais foi terceiro a 44s do vencedor. O francês Léo Bisiaux, que está no seu 1º ano como Sub23, foi 10º a 2:04. Um dos principais favoritos, o neerlandês David Haverdings teve vários problemas mecânicos nas voltas iniciais e acabou por abandonar a prova.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com