Londres teve espetáculo na noite 4 de Track Champions League, mas deixou as decisões para hoje!
A Track Champions League chegou ao seu fim de semana de grandes decisões, com o Lee Valley Velodrom, em Londres, a ser uma vez mais o palco onde se encontrarão os grandes vencedores da terceira edição de um formato que já é vencedor! Nenhum ciclista conseguiu alcançar duas vitórias esta noite, o que signfica também que não temos nenhum vencedor confirmado antes da grande final de hoje, pelo que o evento final será sem dúvida emocionante. Como bónus, algumas das gerais estão também mais em aberto, pelo que o espetáculo não faltará!
Scratch Masculino

O Scratch Masculino abriu o dia com uma bela surpresa, tendo a vitória sorrido ao neerlandês Roy Eefting, que atacou a volta e meia do final sem resposta, para se estrear a vencer nesta edição da Track Champions League! O pelotão chegaria logo atrás de si, com o líder da geral, o canadiano Dylan Bibic, a vencer o sprint pela segunda posição, à frente do dinamarquês Tobias Hansen, terceiro.
Scratch Feminino

Do lado feminino, assistimos também a um final surpreendente, com a britânica Dannielle Khan a estrear-se também nas vitórias, após conseguir aguentar bastante bem a carga final daquela que seria talvez a grande candidata a vencer esta corrida, a estadunidense Lily Williams.
Sprint Masculino

O Sprint voltou a trazer-nos mais um brutal duelo entre Harrie Lavreysen e Matthew Richardson, que só foi decidido nos metros finais! Lavreysen bateu desta feita o australiano, que aproveitou uma desatenção inicial do neerlandês para uma mudança de ritmo muito explosiva, ainda bastante cedo. Parecia que Lavreysen dificilmente fecharia o espaço, mas foi já na última curva que conseguiu encostar no rival e batê-lo sobre o risco de meta para conquistar o terceiro de quatro sprints disputados.
Sprint Feminino

O Sprint das senhoras teve uma grande vitória da alemã Alessa-Catriona Propster, que aproveitou muito bem a eliminação da líder da competição, a neozelandesa Ellesse Andrews, nas meias finais, para conquistar um novo triunfo e empatar a liderança. Na final, Propster superiorizou-se à britânica Katy Marchante, que não conseguiu alcançar a desejada vitoria em casa neste primeiro dia de competição em Londres.
Eliminação Masculina

Na Eliminação, o líder da Track Champions League voltou a ter uma corrida menos bem conseguida, tal como já havia acontecido em França com Eiya Hashimoto. Desta feita, Dylan Bibic não foi além da 13ª posição, e os seus rivais disputaram a vitória até final. William Tidball acabou por conquistar uma grande vitória à frente do seu público, batendo o jovem belga Jules Hesters sobre o risco de meta, acabando o photofinish por lhe dar um grande triunfo! O espanhol Sebastian Mora foi terceiro.
Eliminação Feminina

A Eliminação Feminina foi marcada por uma grande queda com a maioria das ciclistas ainda em pista, que acabou por levar a uma neutralização da corrida. Foi já no final das provas de Keirin que as ciclistas voltaram à pista para concluir esta Eliminação, com a grande campeã da casa, Katie Archibald, a voltar a vencer nesta disciplina e a recuperar os pontos que havia perdido para a norueguesa Anitta Stenberg no Scratch. Stenberg foi agora segunda na Eliminação, com a irlandesa Lara Gillespie a ser terceira após uma eliminação feita no limite pela norueguesa.
Keirin Masculino

O Keirin Masculino trouxe uma meia surpresa, com o Campeão Mundial, o colombiano Kevin Quintero, a conquistar uma grande vitória, à frente de Harrie Lavreysen, que perdeu assim pela primeira vez na disciplina à quarta corrida desta Track Champions League, após mais um grande duelo com Matthew Richardson, que foi terceiro.
Keirin Feminino

No Keirin Feminino, a Campeã Mundial e líder da disciplina, Ellesse Andrews, voltou a apresentar-se a um excelente nível, mas não suficiente para conquistar a vitória. Foi a colombiana Martha Bayona a vencer, após ter sido a única a conseguir seguir a neozelandesa, passando-a nos metros finais para conquistar a vitória. A britânica Emma Finucane completou o pódio na terceira posição.
Classificações Gerais
Nas gerais do Endurance, Dylan Bibic e Katie Archibald permanecem na liderança, mas o canadiano tem agora uma vantagem mais curta, já que William Tidball é segundo, com 100pts, perante os 116pts de Bibic. Hesters é terceiro, com 93pts. Archibald manteve a diferença perante as adversárias, tendo agora 132pts perante os 120pts de Stenberg. Lily Williams é terceira, com 107pts.
Nas gerais do Sprint, os líderes também permanecem os mesmos, com Harrie Lavreysen a ter a competição praticamente ganha. O neerlandês comanda com 154pts, com Matthew Richardson a ser segundo, com 125pts. O polaco Mateusz Rudy é terceiro, com 108pts. Do lado feminino, Ellesse Andrews tem agora 133pts, perante os 126pts de Alessa-Catriona Propster, que é a única que pode ainda chegar à vitória. Martha Bayona é terceira, com 93pts.
Fotos: UCI Track Champions League